(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental e usar o fio dental todo dia. Certos cuidados se restringem à cada idade do integrante familiar, acompanhe alguns deles a seguir.

 

Dentes de bebês e crianças, atenção redobrada

Dizem que um bom hábito se constrói quando se é novo e é a mais pura verdade. Os pais ou os responsáveis pela criação de nenéns e crianças que se preocupam em criar a rotina da higiene bucal e do acompanhamento no dentista desde cedo, tendem a acertar em cheio para que eles se tornem pessoas com sorrisos lindos e brilhantes. Para os bebês, é super importante que a primeira consulta ao dentista ocorra quando os primeiros dentinhos aparecem, assim os pequenos já vão se acostumando com as idas ao consultório odontológico.

Outras medidas importantes é a precaução com a cárie de mamadeira nos nenéns. Não deixar eles dormirem tomando leite (por causa da lactose, o açúcar do leite) ou suco (por causa da frutose) na mamadeira e sempre provar a temperatura e o sabor da comida em talheres diferentes, assim evita-se a transmissão de bactérias da boca dos adultos para a boca do bebê. Este comportamento vale para as crianças também, somado ao controle rigoroso da quantidade de doces e alimentos que possuem muito amido na composição (como carboidratos), que acabam favorecendo a proliferação das bactérias causadoras de cárie.

 

Sem rebeldia no cuidado com o sorriso dos adolescentes

Os pais ou responsáveis por adolescentes precisam levar os jovens para a consulta regular ao dentista não só para o controle de cárie e limpeza bucal. Outro grande motivo é o acompanhamento com o ortodontista, para ver como a arcada dentária está crescendo e já providenciar o tratamento com o aparelho ortodôntico, caso necessário, evitando problemas futuros nos dentes.

Somado ao uso do aparelho ortodôntico, vem a atenção na escovação rigorosa por parte do adolescente, justamente para evitar complicações. O cuidado com a alimentação dos jovens no que tange aos alimentos favorecedores de cárie também é essencial, afinal desta forma se previne que o esmalte do dente seja atingido pelo ácido da bactéria da cárie.

Outra assistência que pode surgir quanto à saúde bucal dos adolescentes e que o dentista é o profissional ideal para orientar é no caso da prática de esportes que demandam o uso de protetores bucais – principalmente para jovens que usam o aparelho ortodôntico. Os protetores evitam traumas nos dentes, cortes nos lábios e outras lesões que a boca pode sofrer por impacto.

 

A voz da experiência na saúde bucal de adultos e idosos

A higienização diária e regular dos dentes (escovação completa com pasta e uso do fio dental), acompanhamento regular no dentista e a alimentação mais regrada evitando o consumo exagerado de doces e alimentos com amido na composição se mantém nestas faixas etárias. Os adultos precisam evitar o fumo ou a mania de mastigar tabaco, os dois aumentam o risco de gengivite e câncer na boca.

Falando em gengivite, é importante que os adultos saibam que quando a doença está no estágio inicial, ela é reversível, mas se não for tratada, pode causar até a perda dos dentes. Prezar pela saúde da gengiva se faz imprescindível porque estudos já indicaram a relação da periodontite (doença da gengiva) com diabetes e problemas cardíacos.

Os idosos merecem zelo com a saúde bucal por serem indivíduos que muitas vezes dependem de outros, às vezes um cuidador para terem uma rotina mais harmoniosa e saudável. Esta pessoa (seja da família ou não) precisa reparar se o idoso tem sofrido com a xerostomia (boca seca) e se a prótese dentária (dentadura) tem sido guardada da maneira correta – em um lugar seguro e úmido, de forma alguma ela pode secar. Outro cuidado é na hora de limpar a prótese, deve escová-la com sabonete neutro, o creme dental pode danificar o material (há certos produtos efervescentes que também realizam esta limpeza).

Após relembrarmos algumas práticas que contribuem para um sorriso saudável em todas as idades, a Mr. Clean reforça a realização das mesmas por parte de pais ou responsáveis por um núcleo familiar. Eles costumam ser a figura em que os filhos se espelham, portanto manter o cuidado com a própria saúde bucal é tão importante. E assim os irmãos incentivam outros irmãos, os tios, os avós e o exemplo se espalha por toda a família. Na Mr. Clean nossos pacientes aprendem, por meio do PAP (Programa de Acompanhamento Preventivo), que é bom prevenir sempre para que a estética do sorriso seja tranquila de ser mantida!

Você também pode gostar de:


CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

ENTENDA E APRENDA AGORA COMO SE PREVENIR DESSA DOENÇA Um dos alertas que todos nós ouvimos falar desde a infância é sobre a terrível cárie. Os pais ensinam aos filhos que escovar os dentes é importante para ‘não dar cárie’, e que comer muitos doces também favorece a doença. Pois bem, para que você e sua família saibam um pouco mais sobre essa vilã da saúde bucal, confira a...
COMO UMA GRÁVIDA DEVE CUIDAR DA DOR DE DENTE

COMO UMA GRÁVIDA DEVE CUIDAR DA DOR DE DENTE

Quando uma mulher descobre que está grávida, geralmente ela é orientada quanto ao que pode ou não pode comer, quais remédios pode tomar e por aí se vão os cuidados. E quando ela, de repente, sente uma dorzinha chata (ou forte) no dente ou gengiva? Como proceder? O texto de hoje foi escrito para orientar você, mamãe em gestação ou aquelas mulheres que um dia vão engravidar. Pode vir...
Transforme seu Sorriso de um jeito fácil!

Transforme seu Sorriso de um jeito fácil!

Você sabe pra que serve a lente de contato dental? Ela tem função estética e funcional e pode ser usada para o preenchimento de espaços entre os dentes, pequenos desníveis, mal posicionamento, acerto da tonalidade de cores entre os dentes, etc. A lente de contato é feita de porcelana e tem durabilidade média de 10 anos. Pode ser colocada em jovens, adultos e idosos. É necessária uma avaliação antes...
BEBA ÁGUA PARA HIDRATAR E CUIDAR DA SAÚDE BUCAL

BEBA ÁGUA PARA HIDRATAR E CUIDAR DA SAÚDE BUCAL

No calorão que tem feito, ter mais sede é normal e até bom para o corpo se manter hidratado e a saúde bucal fortalecida. Hum? “O que a saúde bucal tem a ver com a hidratação corporal?”, você deve ter se perguntado. Pois  saiba que assim como o corpo precisa de água para sobreviver (cerca de 65% do corpo humano é composto por água), a saúde bucal também precisa...
5 BENEFÍCIOS QUE SÓ O APARELHO INVISÍVEL TEM

5 BENEFÍCIOS QUE SÓ O APARELHO INVISÍVEL TEM

Corrigir a posição dos dentes na arcada dentária sem ninguém notar. O sonho de muitas pessoas tem virado realidade graças ao tratamento ortodôntico pelo aparelho invisível. As celebridades e pessoas que valorizam a autoimagem têm adorado este tipo de tratamento, e por isso separamos as principais vantagens que ele oferece, olha só. Mais do que discreto, invisível mesmo O aparelho invisível é praticamente imperceptível. Com ele, o sorriso continua...
SAÚDE BUCAL: PREVENÇÃO OU ESTÉTICA?

SAÚDE BUCAL: PREVENÇÃO OU ESTÉTICA?

Quando o assunto é saúde bucal, é comum vir à mente um sorriso bonito, dentes perfeitos e aparência que transmite vitalidade. A estética então acaba se sobressaindo ao hábito da prevenção, contudo beleza nem sempre é sinal de saúde. Inclusive, na odontologia, o caminho é sempre a garantia da saúde bucal primeiro, para depois se tratar a parte estética do sorriso. Confira alguns motivos sobre a importância de se...