(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental e usar o fio dental todo dia. Certos cuidados se restringem à cada idade do integrante familiar, acompanhe alguns deles a seguir.

 

Dentes de bebês e crianças, atenção redobrada

Dizem que um bom hábito se constrói quando se é novo e é a mais pura verdade. Os pais ou os responsáveis pela criação de nenéns e crianças que se preocupam em criar a rotina da higiene bucal e do acompanhamento no dentista desde cedo, tendem a acertar em cheio para que eles se tornem pessoas com sorrisos lindos e brilhantes. Para os bebês, é super importante que a primeira consulta ao dentista ocorra quando os primeiros dentinhos aparecem, assim os pequenos já vão se acostumando com as idas ao consultório odontológico.

Outras medidas importantes é a precaução com a cárie de mamadeira nos nenéns. Não deixar eles dormirem tomando leite (por causa da lactose, o açúcar do leite) ou suco (por causa da frutose) na mamadeira e sempre provar a temperatura e o sabor da comida em talheres diferentes, assim evita-se a transmissão de bactérias da boca dos adultos para a boca do bebê. Este comportamento vale para as crianças também, somado ao controle rigoroso da quantidade de doces e alimentos que possuem muito amido na composição (como carboidratos), que acabam favorecendo a proliferação das bactérias causadoras de cárie.

 

Sem rebeldia no cuidado com o sorriso dos adolescentes

Os pais ou responsáveis por adolescentes precisam levar os jovens para a consulta regular ao dentista não só para o controle de cárie e limpeza bucal. Outro grande motivo é o acompanhamento com o ortodontista, para ver como a arcada dentária está crescendo e já providenciar o tratamento com o aparelho ortodôntico, caso necessário, evitando problemas futuros nos dentes.

Somado ao uso do aparelho ortodôntico, vem a atenção na escovação rigorosa por parte do adolescente, justamente para evitar complicações. O cuidado com a alimentação dos jovens no que tange aos alimentos favorecedores de cárie também é essencial, afinal desta forma se previne que o esmalte do dente seja atingido pelo ácido da bactéria da cárie.

Outra assistência que pode surgir quanto à saúde bucal dos adolescentes e que o dentista é o profissional ideal para orientar é no caso da prática de esportes que demandam o uso de protetores bucais – principalmente para jovens que usam o aparelho ortodôntico. Os protetores evitam traumas nos dentes, cortes nos lábios e outras lesões que a boca pode sofrer por impacto.

 

A voz da experiência na saúde bucal de adultos e idosos

A higienização diária e regular dos dentes (escovação completa com pasta e uso do fio dental), acompanhamento regular no dentista e a alimentação mais regrada evitando o consumo exagerado de doces e alimentos com amido na composição se mantém nestas faixas etárias. Os adultos precisam evitar o fumo ou a mania de mastigar tabaco, os dois aumentam o risco de gengivite e câncer na boca.

Falando em gengivite, é importante que os adultos saibam que quando a doença está no estágio inicial, ela é reversível, mas se não for tratada, pode causar até a perda dos dentes. Prezar pela saúde da gengiva se faz imprescindível porque estudos já indicaram a relação da periodontite (doença da gengiva) com diabetes e problemas cardíacos.

Os idosos merecem zelo com a saúde bucal por serem indivíduos que muitas vezes dependem de outros, às vezes um cuidador para terem uma rotina mais harmoniosa e saudável. Esta pessoa (seja da família ou não) precisa reparar se o idoso tem sofrido com a xerostomia (boca seca) e se a prótese dentária (dentadura) tem sido guardada da maneira correta – em um lugar seguro e úmido, de forma alguma ela pode secar. Outro cuidado é na hora de limpar a prótese, deve escová-la com sabonete neutro, o creme dental pode danificar o material (há certos produtos efervescentes que também realizam esta limpeza).

Após relembrarmos algumas práticas que contribuem para um sorriso saudável em todas as idades, a Mr. Clean reforça a realização das mesmas por parte de pais ou responsáveis por um núcleo familiar. Eles costumam ser a figura em que os filhos se espelham, portanto manter o cuidado com a própria saúde bucal é tão importante. E assim os irmãos incentivam outros irmãos, os tios, os avós e o exemplo se espalha por toda a família. Na Mr. Clean nossos pacientes aprendem, por meio do PAP (Programa de Acompanhamento Preventivo), que é bom prevenir sempre para que a estética do sorriso seja tranquila de ser mantida!

Você também pode gostar de:


OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

Outubro tem datas importantes para a Mr. Clean. Por exemplo, 03 de outubro foi o Dia Mundial do Dentista, o que significa que em todo o mundo os profissionais da nossa área foram homenageados. Já rumo ao final do mês, no dia 25 de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Nosso parabéns à profissão veio em formato de curiosidades sobre a...
A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao...
A SAÚDE BUCAL DOS DIABÉTICOS

A SAÚDE BUCAL DOS DIABÉTICOS

Já ouviu falar que as pessoas diabéticas precisam ter cuidado redobrado com a saúde bucal? Isso está cientificamente comprovado e vale a pena ser sempre falado com os pacientes, afinal um diabético tem maior propensão de desenvolver doenças gengivais, como também cardíacas, acidentes vasculares encefálicos e doenças renais. Em relação à saúde da boca e dos dentes a gente explica nas próximas linhas.   Primeiramente, o que é diabetes?...
ENCONTRE UMA CLÍNICA QUE TE FAÇA SORRIR

ENCONTRE UMA CLÍNICA QUE TE FAÇA SORRIR

Esse texto começou a ser escrito com um sorriso no rosto, tamanha nossa alegria em conversar com você, seja na clínica ou aqui na internet. Talvez você se pergunte de onde vem essa nossa energia toda. E explicando de forma diferente do “nós amamos o que fazemos”, o porquê está no fato de lidarmos com pessoas e por isso amamos o que fazemos. Se quiser entender melhor, se liga...
A pouco falada Odontologia do Esporte

A pouco falada Odontologia do Esporte

No clima que o Brasil viveu de Olimpíadas e agora com as Paralimpíadas, é comum pensarmos na saúde de ouro que um atleta precisa ter para auxiliá-lo na conquista de uma medalha. O que poucas pessoas refletem é que todo o corpo precisa estar saudável, inclusive a boca e os dentes. A seguir, falaremos um pouco sobre o assunto. O que é a Odontologia do Esporte Um atleta profissional...
Guia Definitivo: Tudo o que você precisa saber sobre DTM

Guia Definitivo: Tudo o que você precisa saber sobre DTM

Uma disfunção pouco falada entre as pessoas e que causa sintomas de forma “silenciosa” é a DTM/DOF. Para que você e sua família fiquem inteirados do assunto e cuidem ainda mais da saúde bucal e corporal, preparamos este guia sobre a disfunção. Leia e se cuide! O que é DTM/DOF A sigla DTM significa Disfunção Temporomandibular e a sigla DOF significa Dor Orofacial. Ambas se referem às alterações funcionais...