(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental e usar o fio dental todo dia. Certos cuidados se restringem à cada idade do integrante familiar, acompanhe alguns deles a seguir.

 

Dentes de bebês e crianças, atenção redobrada

Dizem que um bom hábito se constrói quando se é novo e é a mais pura verdade. Os pais ou os responsáveis pela criação de nenéns e crianças que se preocupam em criar a rotina da higiene bucal e do acompanhamento no dentista desde cedo, tendem a acertar em cheio para que eles se tornem pessoas com sorrisos lindos e brilhantes. Para os bebês, é super importante que a primeira consulta ao dentista ocorra quando os primeiros dentinhos aparecem, assim os pequenos já vão se acostumando com as idas ao consultório odontológico.

Outras medidas importantes é a precaução com a cárie de mamadeira nos nenéns. Não deixar eles dormirem tomando leite (por causa da lactose, o açúcar do leite) ou suco (por causa da frutose) na mamadeira e sempre provar a temperatura e o sabor da comida em talheres diferentes, assim evita-se a transmissão de bactérias da boca dos adultos para a boca do bebê. Este comportamento vale para as crianças também, somado ao controle rigoroso da quantidade de doces e alimentos que possuem muito amido na composição (como carboidratos), que acabam favorecendo a proliferação das bactérias causadoras de cárie.

 

Sem rebeldia no cuidado com o sorriso dos adolescentes

Os pais ou responsáveis por adolescentes precisam levar os jovens para a consulta regular ao dentista não só para o controle de cárie e limpeza bucal. Outro grande motivo é o acompanhamento com o ortodontista, para ver como a arcada dentária está crescendo e já providenciar o tratamento com o aparelho ortodôntico, caso necessário, evitando problemas futuros nos dentes.

Somado ao uso do aparelho ortodôntico, vem a atenção na escovação rigorosa por parte do adolescente, justamente para evitar complicações. O cuidado com a alimentação dos jovens no que tange aos alimentos favorecedores de cárie também é essencial, afinal desta forma se previne que o esmalte do dente seja atingido pelo ácido da bactéria da cárie.

Outra assistência que pode surgir quanto à saúde bucal dos adolescentes e que o dentista é o profissional ideal para orientar é no caso da prática de esportes que demandam o uso de protetores bucais – principalmente para jovens que usam o aparelho ortodôntico. Os protetores evitam traumas nos dentes, cortes nos lábios e outras lesões que a boca pode sofrer por impacto.

 

A voz da experiência na saúde bucal de adultos e idosos

A higienização diária e regular dos dentes (escovação completa com pasta e uso do fio dental), acompanhamento regular no dentista e a alimentação mais regrada evitando o consumo exagerado de doces e alimentos com amido na composição se mantém nestas faixas etárias. Os adultos precisam evitar o fumo ou a mania de mastigar tabaco, os dois aumentam o risco de gengivite e câncer na boca.

Falando em gengivite, é importante que os adultos saibam que quando a doença está no estágio inicial, ela é reversível, mas se não for tratada, pode causar até a perda dos dentes. Prezar pela saúde da gengiva se faz imprescindível porque estudos já indicaram a relação da periodontite (doença da gengiva) com diabetes e problemas cardíacos.

Os idosos merecem zelo com a saúde bucal por serem indivíduos que muitas vezes dependem de outros, às vezes um cuidador para terem uma rotina mais harmoniosa e saudável. Esta pessoa (seja da família ou não) precisa reparar se o idoso tem sofrido com a xerostomia (boca seca) e se a prótese dentária (dentadura) tem sido guardada da maneira correta – em um lugar seguro e úmido, de forma alguma ela pode secar. Outro cuidado é na hora de limpar a prótese, deve escová-la com sabonete neutro, o creme dental pode danificar o material (há certos produtos efervescentes que também realizam esta limpeza).

Após relembrarmos algumas práticas que contribuem para um sorriso saudável em todas as idades, a Mr. Clean reforça a realização das mesmas por parte de pais ou responsáveis por um núcleo familiar. Eles costumam ser a figura em que os filhos se espelham, portanto manter o cuidado com a própria saúde bucal é tão importante. E assim os irmãos incentivam outros irmãos, os tios, os avós e o exemplo se espalha por toda a família. Na Mr. Clean nossos pacientes aprendem, por meio do PAP (Programa de Acompanhamento Preventivo), que é bom prevenir sempre para que a estética do sorriso seja tranquila de ser mantida!

Você também pode gostar de:


ALIMENTOS VILÕES DO SORRISO BRANCO

ALIMENTOS VILÕES DO SORRISO BRANCO

Na hora que a fome bate é meio complicado selecionar qual comida pode ou não prejudicar a cor branca dos dentes, o que é super normal, todo mundo age desta forma. E o certo realmente não é que alguém fique se privando de comer determinado alimento e sim que cuide dos dentes para que eles não fiquem manchados. Mas quais alimentos escurecem os dentes e requerem escovação logo após...
OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

Outubro tem datas importantes para a Mr. Clean. Por exemplo, 03 de outubro foi o Dia Mundial do Dentista, o que significa que em todo o mundo os profissionais da nossa área foram homenageados. Já rumo ao final do mês, no dia 25 de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Nosso parabéns à profissão veio em formato de curiosidades sobre a...
CLAREAMENTO DENTAL – PORQUE FAZER – QUEM PODE FAZER

CLAREAMENTO DENTAL – PORQUE FAZER – QUEM PODE FAZER

Certas bebidas (café, refrigerantes, chás, sucos etc) podem causar manchas e assim provocar o escurecimento dos dentes com o passar do tempo. Frente a este fato, o clareamento dental é o tratamento mais pedido nos consultórios odontológicos, ele faz parte da famosa odontologia estética. O texto de hoje vai te explicar alguns aspectos importantes sobre este tipo de tratamento que é um dos potencializadores de um belo sorriso. Como...
COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

Tomar um picolé, um sorvete ou uma bebida gelada pode acarretar em um sintoma que é muito comum: a sensibilidade dos dentes. Agora nessa época do verão, que a vontade por algo refrescante é rotineira, nem se fala. E você sabe ao certo por que os dentes ficam sensíveis e o que é preciso fazer para cuidar nestes casos? Nas próximas linhas a gente explica, chega mais!   Causas...
Troque os hábitos por um sorriso bonito

Troque os hábitos por um sorriso bonito

Todo clareamento dental (laser ou moldeira), exige no mínimo, 72h de alimentação especial, sem corantes e acidulantes. Diversas pessoas desistem do sorriso perfeito por acharem que irão passar fome, ou por não conseguirem ficar sem beber refrigerante, sucos, café ou fumar por alguns dias. Se você não sobrevive sem alguns alimentos como chocolate, chá, molho de tomate, etc, pode ser necessário uma reeducação alimentar antes do clareamento. Quais hábitos...
A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

O aleitamento materno é um hábito vital para o recém-nascido, saiba os porquês   Falar sobre a saúde bucal dos bebês é um assunto que amamos, e por isso vamos falar da importância da amamentação no desenvolvimento do rostinho deles. Por incrível que pareça, quando o bebê se alimenta do leite materno diretamente no seio da mãe, ele está contribuindo para a formação de sua própria face. Olha só...