(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade.

Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas de cuidado na sua rotina.

A importância da saliva

Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem a cárie, como os carboidratos, os doces e os refrigerantes, existem aqueles que ajudam no combate a esta doença. Estamos falando dos alimentos que ajudam a produzir a saliva.

Esse líquido espumoso que temos na boca, que aumenta quando vemos algo saboroso, é extremamente importante no processo digestivo. A saliva é responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.

Quais são os alimentos aliados neste combate

Descobrimos que a saliva é feita pelo próprio corpo. Mas existem alguns alimentos que favorecem sua produção. Em meio as frutas, você pode ingerir maçã, pêra, mamão ou frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão. As pessoas que não possuem problemas com a ingestão de frutas ácidas podem comer sem riscos para melhorar a produção salivar.

Dentre as opções de verduras e leguminosas, coma cenoura crua, espinafre, pepino, rúcula, agrião, aspargos, salsão e hortelã. Até o jiló – que deixa poucas pessoas com água na boca – favorece a salivação. Outra dica importante é o consumo desses alimentos na terceira idade, já que muitos idosos reclamam de “boca seca”.

A saliva atua no combate à cárie ao ajudar na lubrificação da nossa boca, melhorando nossa capacidade de autolimpeza. Entretanto, a saliva não ajuda a limpar entre os dentes. Por isso, é essencial o uso do fio dental e de uma escovação feita de maneira correta.

Alimentos “detergentes”

Alguns alimentos possuem fibras alimentares, que funcionam como uma espécie de bucha e esfregam a superfície dos dentes, ajudando na limpeza durante a mastigação. Algumas das frutas e legumes que mencionamos anteriormente fazem parte dessa lista de alimentos “detergente”: a maçã, a melancia, o pepino e a cenoura estão entre eles.

Ao comê-los, suas fibras ajudam na prevenção do mau hálito, cáries e até gengivites. Mas para finalizar o cuidado, não pode esquecer da escovação.

Os vilões

Todo mundo sabe que os açúcares são um perigo para os dentes, não é. Pois bem: nem só de açúcar vive a cárie! Alimentos salgados, ricos em carboidratos, também prejudicam a saúde bucal e favorecem o para o aparecimento de cáries. Milho, feijão, grãos e cereais em geral, legumes que possuem muito amido: fique atento a eles!

Pode comer de tudo, mas com moderação e consciência na higiene bucal sempre. Afinal, você não quer estragar um sorriso lindo feito o seu, não é mesmo? E a prevenção é o seu melhor aliado na hora de cuidar da saúde bucal. Portanto, consulte sempre o seu dentista!

E se você tiver alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário, entre em nossa página do Facebook e escreva pra gente. Vamos adorar conversar com você! 

Você também pode gostar de:


Halitose: o que é e como combater esse problema

Halitose: o que é e como combater esse problema

Você já sabe que nós da Mr. Clean buscamos tornar a sua vida cada vez mais tranquila e  saudável. Por isso, o papo desta semana abordará um tema que a maioria das pessoas acha extremamente constrangedor: o mau hálito. Quase todo mundo, em algum momento da vida, pode exalar esse odor desagradável da boca. O problema é quando este mau cheiro é constante e possui causas comprometedoras para a...
Guia Definitivo: Tudo o que você precisa saber sobre DTM

Guia Definitivo: Tudo o que você precisa saber sobre DTM

Uma disfunção pouco falada entre as pessoas e que causa sintomas de forma “silenciosa” é a DTM/DOF. Para que você e sua família fiquem inteirados do assunto e cuidem ainda mais da saúde bucal e corporal, preparamos este guia sobre a disfunção. Leia e se cuide! O que é DTM/DOF A sigla DTM significa Disfunção Temporomandibular e a sigla DOF significa Dor Orofacial. Ambas se referem às alterações funcionais...
ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

6 DICAS QUE AJUDAM AO ENSINAR UMA CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES   “Será que tem mais algum segredo pra eu conseguir convencer meus filhos a escovarem os dentes e cuidar da saúde bucal?”. Essa é uma pergunta feita por pais quando eles enfrentam desafios ao ensinar as crianças que é preciso cuidar dos dentes. Se você é um deles ou é responsável por algum pequeno que está na...
DIVERSÃO COM SORRISO SAUDÁVEL

DIVERSÃO COM SORRISO SAUDÁVEL

Piscina, parque, brincadeiras de correr e pular. Chegou a época das crianças curtirem as férias. Tempo bom para elas aproveitarem a infância, é esperado que os pais ou responsáveis fiquem de olho nas atividades recreativas, assim como também na saúde bucal. Férias não significa deixar o cuidado com os dentes de lado e com medidas simples você orienta e cuida da meninada, saiba mais a seguir.   Acompanhar as...
SORRISO RADIANTE PROPORCIONADO POR IMPLANTE

SORRISO RADIANTE PROPORCIONADO POR IMPLANTE

A beleza e a saúde de um sorriso podem voltar à vida de uma pessoa por meio do implante dentário, tratamento odontológico que tem ganhado adeptos no mundo inteiro, principalmente no meio artístico. São vários os homens e mulheres que resgatam a alegria de sorrir quando adotam o implante dentário. Dando continuidade à nossa série especial de posts aqui no blog sobre o assunto, acompanhe a seguir novas informações....
VIDA NOVA PARA QUEM COLOCA IMPLANTE

VIDA NOVA PARA QUEM COLOCA IMPLANTE

Não é um exagero dizer que as pessoas que investem no implante dentário como tratamento para a falta de um ou mais dentes adquirem uma vida renovada. De ações cotidianas como alimentação, higiene bucal e diálogo, aos eventos esporádicos como uma entrevista de emprego ou uma festa importante, tudo fica melhor e mais fácil de ser vivido. Dando sequência à nossa série de posts sobre este tipo de tratamento...