(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade.

Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas de cuidado na sua rotina.

A importância da saliva

Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem a cárie, como os carboidratos, os doces e os refrigerantes, existem aqueles que ajudam no combate a esta doença. Estamos falando dos alimentos que ajudam a produzir a saliva.

Esse líquido espumoso que temos na boca, que aumenta quando vemos algo saboroso, é extremamente importante no processo digestivo. A saliva é responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.

Quais são os alimentos aliados neste combate

Descobrimos que a saliva é feita pelo próprio corpo. Mas existem alguns alimentos que favorecem sua produção. Em meio as frutas, você pode ingerir maçã, pêra, mamão ou frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão. As pessoas que não possuem problemas com a ingestão de frutas ácidas podem comer sem riscos para melhorar a produção salivar.

Dentre as opções de verduras e leguminosas, coma cenoura crua, espinafre, pepino, rúcula, agrião, aspargos, salsão e hortelã. Até o jiló – que deixa poucas pessoas com água na boca – favorece a salivação. Outra dica importante é o consumo desses alimentos na terceira idade, já que muitos idosos reclamam de “boca seca”.

A saliva atua no combate à cárie ao ajudar na lubrificação da nossa boca, melhorando nossa capacidade de autolimpeza. Entretanto, a saliva não ajuda a limpar entre os dentes. Por isso, é essencial o uso do fio dental e de uma escovação feita de maneira correta.

Alimentos “detergentes”

Alguns alimentos possuem fibras alimentares, que funcionam como uma espécie de bucha e esfregam a superfície dos dentes, ajudando na limpeza durante a mastigação. Algumas das frutas e legumes que mencionamos anteriormente fazem parte dessa lista de alimentos “detergente”: a maçã, a melancia, o pepino e a cenoura estão entre eles.

Ao comê-los, suas fibras ajudam na prevenção do mau hálito, cáries e até gengivites. Mas para finalizar o cuidado, não pode esquecer da escovação.

Os vilões

Todo mundo sabe que os açúcares são um perigo para os dentes, não é. Pois bem: nem só de açúcar vive a cárie! Alimentos salgados, ricos em carboidratos, também prejudicam a saúde bucal e favorecem o para o aparecimento de cáries. Milho, feijão, grãos e cereais em geral, legumes que possuem muito amido: fique atento a eles!

Pode comer de tudo, mas com moderação e consciência na higiene bucal sempre. Afinal, você não quer estragar um sorriso lindo feito o seu, não é mesmo? E a prevenção é o seu melhor aliado na hora de cuidar da saúde bucal. Portanto, consulte sempre o seu dentista!

E se você tiver alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário, entre em nossa página do Facebook e escreva pra gente. Vamos adorar conversar com você! 

Você também pode gostar de:


DIVERSÃO COM SORRISO SAUDÁVEL

DIVERSÃO COM SORRISO SAUDÁVEL

Piscina, parque, brincadeiras de correr e pular. Chegou a época das crianças curtirem as férias. Tempo bom para elas aproveitarem a infância, é esperado que os pais ou responsáveis fiquem de olho nas atividades recreativas, assim como também na saúde bucal. Férias não significa deixar o cuidado com os dentes de lado e com medidas simples você orienta e cuida da meninada, saiba mais a seguir.   Acompanhar as...
FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

Fim de ano é sempre a mesma história: festa repleta de comes e bebes com amigos, família ou colegas de trabalho. É raro resistir às delícias da data, que acabam sendo refeições ricas em gordura, carboidratos e açúcares. Aproveitar as festas de final de ano não é um problema, desde que seja feita a correta higienização bucal para preservar dentes, boca e gengiva. Se liga nas orientações para você...
POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

Um distúrbio odontológico que ainda acomete milhares de pessoas em todos os países é o Bruxismo. Diferente do que muitos creem ser, somente a dor nos dentes ou dores de cabeça e mandíbula, ele pode ter consequências sérias se não for tratado da maneira que precisa, aumentando ainda mais a “dor de cabeça” do paciente, no sentido figurado da expressão. Então se informe melhor com este texto e oriente...
CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

ENTENDA E APRENDA AGORA COMO SE PREVENIR DESSA DOENÇA Um dos alertas que todos nós ouvimos falar desde a infância é sobre a terrível cárie. Os pais ensinam aos filhos que escovar os dentes é importante para ‘não dar cárie’, e que comer muitos doces também favorece a doença. Pois bem, para que você e sua família saibam um pouco mais sobre essa vilã da saúde bucal, confira a...
QUANDO SE DEVE TROCAR A ESCOVA DE DENTES?

QUANDO SE DEVE TROCAR A ESCOVA DE DENTES?

O uso diário da escova de dentes acaba exigindo que ela seja trocada de tempos em tempos. Mas, qual é mesmo este tempo? E por qual motivo, será que é só desgaste, mesmo? A seguir, vamos responder algumas perguntas que muitas pessoas fazem quando o assunto é a troca da escova de dentes. Veja as respostas e melhore ainda mais seu hábito de higiene bucal. Por que trocar a...
VIDA NOVA PARA QUEM COLOCA IMPLANTE

VIDA NOVA PARA QUEM COLOCA IMPLANTE

Não é um exagero dizer que as pessoas que investem no implante dentário como tratamento para a falta de um ou mais dentes adquirem uma vida renovada. De ações cotidianas como alimentação, higiene bucal e diálogo, aos eventos esporádicos como uma entrevista de emprego ou uma festa importante, tudo fica melhor e mais fácil de ser vivido. Dando sequência à nossa série de posts sobre este tipo de tratamento...