(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade.

Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas de cuidado na sua rotina.

A importância da saliva

Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem a cárie, como os carboidratos, os doces e os refrigerantes, existem aqueles que ajudam no combate a esta doença. Estamos falando dos alimentos que ajudam a produzir a saliva.

Esse líquido espumoso que temos na boca, que aumenta quando vemos algo saboroso, é extremamente importante no processo digestivo. A saliva é responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.

Quais são os alimentos aliados neste combate

Descobrimos que a saliva é feita pelo próprio corpo. Mas existem alguns alimentos que favorecem sua produção. Em meio as frutas, você pode ingerir maçã, pêra, mamão ou frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão. As pessoas que não possuem problemas com a ingestão de frutas ácidas podem comer sem riscos para melhorar a produção salivar.

Dentre as opções de verduras e leguminosas, coma cenoura crua, espinafre, pepino, rúcula, agrião, aspargos, salsão e hortelã. Até o jiló – que deixa poucas pessoas com água na boca – favorece a salivação. Outra dica importante é o consumo desses alimentos na terceira idade, já que muitos idosos reclamam de “boca seca”.

A saliva atua no combate à cárie ao ajudar na lubrificação da nossa boca, melhorando nossa capacidade de autolimpeza. Entretanto, a saliva não ajuda a limpar entre os dentes. Por isso, é essencial o uso do fio dental e de uma escovação feita de maneira correta.

Alimentos “detergentes”

Alguns alimentos possuem fibras alimentares, que funcionam como uma espécie de bucha e esfregam a superfície dos dentes, ajudando na limpeza durante a mastigação. Algumas das frutas e legumes que mencionamos anteriormente fazem parte dessa lista de alimentos “detergente”: a maçã, a melancia, o pepino e a cenoura estão entre eles.

Ao comê-los, suas fibras ajudam na prevenção do mau hálito, cáries e até gengivites. Mas para finalizar o cuidado, não pode esquecer da escovação.

Os vilões

Todo mundo sabe que os açúcares são um perigo para os dentes, não é. Pois bem: nem só de açúcar vive a cárie! Alimentos salgados, ricos em carboidratos, também prejudicam a saúde bucal e favorecem o para o aparecimento de cáries. Milho, feijão, grãos e cereais em geral, legumes que possuem muito amido: fique atento a eles!

Pode comer de tudo, mas com moderação e consciência na higiene bucal sempre. Afinal, você não quer estragar um sorriso lindo feito o seu, não é mesmo? E a prevenção é o seu melhor aliado na hora de cuidar da saúde bucal. Portanto, consulte sempre o seu dentista!

E se você tiver alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário, entre em nossa página do Facebook e escreva pra gente. Vamos adorar conversar com você! 

Você também pode gostar de:


OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

Outubro tem datas importantes para a Mr. Clean. Por exemplo, 03 de outubro foi o Dia Mundial do Dentista, o que significa que em todo o mundo os profissionais da nossa área foram homenageados. Já rumo ao final do mês, no dia 25 de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Nosso parabéns à profissão veio em formato de curiosidades sobre a...
Troque os hábitos por um sorriso bonito

Troque os hábitos por um sorriso bonito

Todo clareamento dental (laser ou moldeira), exige no mínimo, 72h de alimentação especial, sem corantes e acidulantes. Diversas pessoas desistem do sorriso perfeito por acharem que irão passar fome, ou por não conseguirem ficar sem beber refrigerante, sucos, café ou fumar por alguns dias. Se você não sobrevive sem alguns alimentos como chocolate, chá, molho de tomate, etc, pode ser necessário uma reeducação alimentar antes do clareamento. Quais hábitos...
Sorrir para ajudar outros a sorrirem

Sorrir para ajudar outros a sorrirem

O post de hoje é sobre um assunto que tem sido divulgado com frequência neste mês e que merece um pouco da nossa atenção, estamos falando do Setembro Amarelo. Como temos o costume de usar a hashtag #SorrirFazBem nas redes sociais da Mr. Clean, pois acreditamos  nesta expressão, resolvemos associar no texto abaixo a nossa crença com o alerta que tem crescido ano após ano, em todo o mundo....
DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

Muito se engana quem acha que o dentista cuida só da saúde da boca e dos dentes. A cada consulta ele analisa o quadro clínico da saúde bucal e dela com o resto do corpo. Caso o profissional suspeite que exista algum desequilíbrio (glicose alta, baixa imunidade, etc), o dentista orienta o paciente da necessidade de procurar um médico. A saúde bucal anda junto com a saúde corporal, por...
Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores. Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado. Relatamos...
FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

Fim de ano é sempre a mesma história: festa repleta de comes e bebes com amigos, família ou colegas de trabalho. É raro resistir às delícias da data, que acabam sendo refeições ricas em gordura, carboidratos e açúcares. Aproveitar as festas de final de ano não é um problema, desde que seja feita a correta higienização bucal para preservar dentes, boca e gengiva. Se liga nas orientações para você...