(31) 3284-3223 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

Dúvidas sobre ATM

ATM

1- O que é ATM? O termo ATM, antigamente designado articulação temporomandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada pelo Prof. Dr. JJ Barros), também é chamado de DTM – distúrbio temporomandibular ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders), refere-se à uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifesta principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca.

2- A ATM pode causar tonteiras e vertigens?
Sim. Pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais, de  diversas áreas (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros).

As tonturas ou vertigens, também chamadas de labirintites são originadas, em grande parte dos casos, devido a artéria que irriga o labirinto (quando pressionada pelo músculo tracionado decorrente de um desequilibrio na musculatura da ATM) causa sensação de perda do equilíbrio, sintomas esses muitas vezes, bastante acentuados.

3- A  ATM causa dores de cabeça? Sim. As dores de cabeça como, por exemplo, nas enxaquecas ou cefaléias ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, espasmos musculares, pelo uso excessivo dessa musculatura, causando dores na região temporal e em outras regiões da cabeça.

Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de bruxismo, briquismo, pacientes com estresse, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos. Também, devido a isso, acabam gerando dores reflexas, nos olhos – podendo ocorrer também, embaçamento ou fotofobia – sensibilidade a luz, entre outros sintomas.

4- Zumbidos pode ter origem na ATM? Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles que variam de intensidade ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo.

A causa nos problemas da ATM é relacionado a sintomas reflexos nos músculos da válvula que regulam a pressão interna do ar, dentro do ouvido. Também, o músculos que estão sobre tensão, perto do ouvido, podem gerar os sintomas de zumbido no ouvido e de ouvido tampado. Podemos perceber essa válvula se abrindo, quando vamos engolir a saliva, por exemplo e ouvimos um barulho, nos ouvidos.

5- Tenho dificuldade em abrir ou fechar muito a boca. Isto é sintoma de ATM? É chamado de subluxação mandibular (normalmente a articulação temporomandibular, quando abrimos a boca, sai até a borda da cavidade em um ponto chamado de eminência articular, que é uma saliência que se encontra na borda da cavidade. Quando essa eminência articular é ultrapassada, essa articulação trava, dificultando o seu retorno devido essa saliência).

Esse problema pode ocorrer em uma ou nas duas articulações. Quando ocorre esse deslocamento e volta sem muito esforço ou ocorre constantemente,chamamos de deslocamento crônico da articulação mas, ás vezes, esse retorno não ocorre com facilidade, exigindo para isso, a intervenção do profissional, para recolocar a articulação na sua cavidade.