(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores.

Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado.

Relatamos aqui alguns alertas que vão contribuir sobre maneira na preservação da saúde bucal e integral dos menores. Aqui seguem algumas dicas interessantes:

– No sétimo mês de gestação são formados o paladar e a gustação do bebê, se a mãe gostar de guloseimas com certeza o bebê também vai gostar.

– As radiografias deverão ser evitadas nos primeiros meses.
– O bico poderá ser usado como acalento nos primeiros meses, mas nunca como tapa boca.
– Se precisar usar o bico para adormecer, o ideal é que retire assim que o bebê dormir.
– A sucção do dedo deve ser evitada. E neste caso vale a brincadeira: é bem mais fácil tirar um bico do que cortar um dedo.
– O leite materno é único e o mais rico alimento nos primeiros seis meses de vida do bebê.
– Recomenda-se o uso de mamadeiras com o bico anatômico, ortodôntico.
– Se for adotado o uso do bico, este também deve seguir a mesma linha anatômica da mamadeira.
– O início da dentição pode causar irritação, dor, agitação durante o sono, coceiras pelo corpo, salivação aumentada, diarreia e febre baixa.
– A cárie é uma doença transmissível, que pode e deve ser evitada e controlada. E alguns cuidados devem ser tomados para não contaminar o bebê:
Não conversar muito perto dele
Não beijá-lo na boca
Não chupar o seu dedinho
Não limpar o bico que caiu no chão com a sua boca
Não provar a comida do bebê na colher com que ele vai comer
Não soprar o alimento para esfriar
Não provar o suco ou o leite do copo do bebê

Até mais ou menos 2 anos e meio, espera-se que esteja com a primeira dentição completa: 20 pequenos dentinhos de coloração leitosa, por isso recebe o nome de “dente de leite”.

Privar uma criança de comer doces não é o caminho mais sensato, o ideal é que se permita a ingestão das guloseimas próxima aos horários de higienização bucal. Limpar a boca, gengiva, bochecha, língua, palato (céu da boca) com gaze ou fralda úmida embebida em água filtrada.

Quando primeiro dentinho aparecer é hora de visitar odontopediatra. Comece a escovar os dentes do bebê após cada alimentação e antes de dormir, use uma escova com cabeça pequena e de cerdas macias e arredondadas de preferência com pasta de dente sem Flúor e fio dental. Troque-as quando as cerdas começarem a virar para o lado.

O Flúor ingerido em excesso, por ingestão de pasta de dente ou de suplementação poderá causar manchas e defeitos no dente do bebê, causando a chamada fluorose.

Conscientizar que a doença cárie é transmissível e que a postura educadora e preventiva dos avós cuidadores é o melhor caminho, vai assegurar um crescimento saudável e sem stress desta criança.

Para um acompanhamento seguro, eficiente e amoroso consulte o PAP da Mr. Clean.

Você também pode gostar de:


Dentes de leite

Dentes de leite

Você sabia que a saúde bucal do bebê começa na barriga da mãe? O programa de acompanhamento preventivo (PAP), garante a orientação correta quanto a higiene bucal do bebê e etapas de evolução dos dentes de leite. Se você tem uma criança de 0 a 17 esse programa é ideal para você. A Mr. Clean preparou 9 dicas sobre os dentes de leite. Clique aqui e descubra mais!  ...
ESTÉTICAS QUE DÃO ALEGRIA E BELEZA AO SORRISO

ESTÉTICAS QUE DÃO ALEGRIA E BELEZA AO SORRISO

Quem acessa o site da Mr. Clean vê que ela é uma clínica odontológica séria, apta para atender as questões que envolvem a saúde bucal: desde um desconforto sentido pelo paciente (atendemos de bebês a idosos) a até um tratamento estético de alta tecnologia. No post de hoje vamos falar um pouco sobre as formas que oferecemos para você sorrir com saúde e beleza. Bora ler e pensar no...
BEBA ÁGUA PARA HIDRATAR E CUIDAR DA SAÚDE BUCAL

BEBA ÁGUA PARA HIDRATAR E CUIDAR DA SAÚDE BUCAL

No calorão que tem feito, ter mais sede é normal e até bom para o corpo se manter hidratado e a saúde bucal fortalecida. Hum? “O que a saúde bucal tem a ver com a hidratação corporal?”, você deve ter se perguntado. Pois  saiba que assim como o corpo precisa de água para sobreviver (cerca de 65% do corpo humano é composto por água), a saúde bucal também precisa...
Dentes novos, tudo muda…

Dentes novos, tudo muda…

A mastigação é um procedimento fundamental para uma nutrição satisfatória de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Pra que você tenha uma mastigação e oclusão perfeitas, principalmente, considerando que a maioria das pessoas se alimenta mal devido à correria do dia-a-dia, os cuidados com sua boca são indispensáveis para ter uma vida melhor. Não abra mão do seu bem estar e autoestima, a melhor solução é recorrer ao...
6 DICAS PARA SE TER MUITOS SORRISOS EM 2017

6 DICAS PARA SE TER MUITOS SORRISOS EM 2017

Mais um ano termina e a vida se renovará por mais 365 dias, um dos milagres divinos para que todos possam correr atrás dos objetivos carregados no peito. E aí, você já está se preparando para 2017 ter o máximo possível de sorrisos? Se você já fez seu planejamento anual, parabéns! Se ainda não tiver feito, não se preocupe que ainda dá tempo! Pegue lápis ou caneta e aquele...
8 dicas sobre Saúde e Terceira Idade

8 dicas sobre Saúde e Terceira Idade

Quando devemos nos preocupar com a terceira idade? Aos 30, 40, 50? Alcançar uma longevidade com saúde, tem se tornado o desejo de muitos. A alimentação, qualidade do sono e os exercícios físicos regulares, são sem dúvida fatores que influenciam para uma vida longa e saudável. Sam Sonny Bryant é um Fisicoturista que começou a malhar com 44 anos, hoje com cerca de 70 ele é um exemplo de...