(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira.

Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave. Agora imagine isso em um bebê? Não é nada saudável e totalmente perigoso para a saúde da criança, a gente te explica mais logo abaixo.

O que é a cárie de mamadeira

A bactéria que causa a doença cárie é a mesma: tanto para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso já podemos deduzir que os cuidados com a saúde bucal devem acontecer desde cedo, começando na primeira infância.

A famosa cárie de mamadeira é aquela que surge muitas vezes por causa do hábito errado de deixar o bebê ou a criança dormir tomando mamadeira. Ao dormir sem fazer a higiene bucal, o açúcar presente nos líquidos (até no leite materno tem açúcar, é a lactose) acaba se alojando nos dentes e assim favorecendo a invasão e proliferação de bactérias causadoras da cárie.

Outros hábitos inadequados como beijar a boca do bebê, limpar o bico da chupeta ou mamadeira com a própria boca (até provar a temperatura do leite diretamente no bico não é bom) ou assoprar a papinha para esfriar são atitudes capazes de transmitir as bactérias dos pais para a boca do neném, elevando a chance de aparecer cáries.

 

Por que evitar a cárie nos dentes de leite

Pensar que os dentes de leite não possuem tanta importância quanto os dentes permanentes é completamente errado. Na realidade, como os dentes de leite possuem camadas mais finas de proteção (em comparação com as dos permanentes), a doença cárie pode ocorrer com mais facilidade.

Outro motivo para cuidar dos dentes de leite é que eles têm a função de serem guias para os permanentes, garantindo um bom posicionamento destes e assim um futuro desenvolvimento correto da dentição da criança. A ortodontia é a área responsável pela prevenção da chegada dos dentes, permitindo que a arcada dentária fique corretamente alinhada e saudável.

Portanto, não escovar adequadamente os dentes dos pequenos, desde que são bebês, é permitir que o esmalte do dente fique fragilizado, afinal as bactérias presentes passam a liberar ácidos que começam a destruir o esmalte.

 

O que fazer para evitar

Como já foi dito, a higienização correta dos dentes é super importante e a forma mais eficaz de evitar a cárie. Antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos, os pais podem limpar a boquinha dos nenéns com uma gaze ou fralda umedecida embebida em água filtrada morna, passando levemente sobre a gengiva deles. Fazendo esta limpeza antes de dormir, a criança já cresce acostumada com o hábito, facilitando o posterior uso da escova dental.

Assim que o primeiro dentinho nascer, já é aconselhado escovar os dentes do bebê com pasta dental, a quantidade a ser usada é de até um grão de arroz (o ideal é levar o pequeno no dentista para receber todas as orientações necessárias, caso o baby precise de algum cuidado a mais de acordo com o perfil dele).

Tanto o neném como a criança de até 10 anos não consegue escovar os dentes sozinhos, eles necessitam da supervisão de um adulto. Uma dica é tornar o momento lúdico, com pastas dentais e escovas coloridas ou de bichinhos, além de usar musiquinhas ou historinhas para tornar o momento mais agradável.
Viu só como é fundamental evitar a cárie nos pequeninos? A Mr. Clean é a favor e pratica a prevenção da cárie desde a primeira infância. Porque um bebê cuidado com o hábito da higiene bucal crescerá acostumado com essa rotina sem maiores transtornos e desgastes, levando esse comportamento ao longo de toda sua vida.

Você também pode gostar de:


Alimentos contra a cárie?

Alimentos contra a cárie?

Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem a cárie (carboidratos, doces, refrigerantes etc), existem aqueles que ajudam no combate a esta doença. Estamos falando dos alimentos que ajudam a produzir a saliva. Este liquidozinho espumoso que temos na boca, que aumenta quando vemos algo saboroso, é extremamente importante no processo digestivo. A saliva é responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e...
IMPLANTES DENTÁRIOS: NÃO TENHA MEDO DE SORRIR

IMPLANTES DENTÁRIOS: NÃO TENHA MEDO DE SORRIR

A falta de um dente na boca significa desconfortos estéticos e sociais que uma pessoa passa, como também dificuldades na mastigação correta que ela faz de alimentos. Na dúvida por qual opção para corrigir o problema, o implante dentário é uma ótima alternativa por ser a restauração que mais se assemelha a um dente natural. A Mr. Clean preparou alguns posts aqui no blog para você saber mais sobre...
5 CUIDADOS QUE FAZEM O CLAREAMENTO DENTAL DURAR

5 CUIDADOS QUE FAZEM O CLAREAMENTO DENTAL DURAR

Sorriso branco é bom e todo mundo gosta, mas exige cuidados. Mesmo quem já fez clareamento dental precisa ajustar a rotina, afinal quanto mais zelo a pessoa tiver com os dentes, maior será a duração do tratamento. Então acompanhe a seguir os 5 passos que são primordiais para seu sorriso ser sempre bonito e branquinho. 1- Saiba escolher a alimentação ideal Evite alimentos de cor escura, como beterraba, açaí,...
FÉRIAS SÓ DA ESCOLA, DA SAÚDE BUCAL NÃO, OK?

FÉRIAS SÓ DA ESCOLA, DA SAÚDE BUCAL NÃO, OK?

Ahhhh o verão! Com ele vêm as férias escolares, oportunidade boa para curtir a estação e passear bastante com a família e os amigos. As crianças e os adolescentes adoram, se divertem e saem da rotina da escola. Só que alguns saem da rotina dos hábitos de cuidados com a saúde bucal, o que é super errado. Aliás, esta época é recheada de delícias e guloseimas que pedem ainda...
OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

Outubro tem datas importantes para a Mr. Clean. Por exemplo, 03 de outubro foi o Dia Mundial do Dentista, o que significa que em todo o mundo os profissionais da nossa área foram homenageados. Já rumo ao final do mês, no dia 25 de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Nosso parabéns à profissão veio em formato de curiosidades sobre a...
Terapia do Sorriso

Terapia do Sorriso

A terapia do sorriso começou nos EUA em 1960, e tem uma potente ação sobre a cura e prevenção de doenças. O sorriso faz com que o cérebro libere endorfina e serotonina, essas substâncias ajudam a curar e prevenir doenças, por isso é importante sorrir, principalmente quando estamos doentes! Você já ouviu falar nos Doutores da Alegria? Eles acreditam na cura através do Sorriso. Com um sorriso funcional e...