(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira.

Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave. Agora imagine isso em um bebê? Não é nada saudável e totalmente perigoso para a saúde da criança, a gente te explica mais logo abaixo.

O que é a cárie de mamadeira

A bactéria que causa a doença cárie é a mesma: tanto para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso já podemos deduzir que os cuidados com a saúde bucal devem acontecer desde cedo, começando na primeira infância.

A famosa cárie de mamadeira é aquela que surge muitas vezes por causa do hábito errado de deixar o bebê ou a criança dormir tomando mamadeira. Ao dormir sem fazer a higiene bucal, o açúcar presente nos líquidos (até no leite materno tem açúcar, é a lactose) acaba se alojando nos dentes e assim favorecendo a invasão e proliferação de bactérias causadoras da cárie.

Outros hábitos inadequados como beijar a boca do bebê, limpar o bico da chupeta ou mamadeira com a própria boca (até provar a temperatura do leite diretamente no bico não é bom) ou assoprar a papinha para esfriar são atitudes capazes de transmitir as bactérias dos pais para a boca do neném, elevando a chance de aparecer cáries.

 

Por que evitar a cárie nos dentes de leite

Pensar que os dentes de leite não possuem tanta importância quanto os dentes permanentes é completamente errado. Na realidade, como os dentes de leite possuem camadas mais finas de proteção (em comparação com as dos permanentes), a doença cárie pode ocorrer com mais facilidade.

Outro motivo para cuidar dos dentes de leite é que eles têm a função de serem guias para os permanentes, garantindo um bom posicionamento destes e assim um futuro desenvolvimento correto da dentição da criança. A ortodontia é a área responsável pela prevenção da chegada dos dentes, permitindo que a arcada dentária fique corretamente alinhada e saudável.

Portanto, não escovar adequadamente os dentes dos pequenos, desde que são bebês, é permitir que o esmalte do dente fique fragilizado, afinal as bactérias presentes passam a liberar ácidos que começam a destruir o esmalte.

 

O que fazer para evitar

Como já foi dito, a higienização correta dos dentes é super importante e a forma mais eficaz de evitar a cárie. Antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos, os pais podem limpar a boquinha dos nenéns com uma gaze ou fralda umedecida embebida em água filtrada morna, passando levemente sobre a gengiva deles. Fazendo esta limpeza antes de dormir, a criança já cresce acostumada com o hábito, facilitando o posterior uso da escova dental.

Assim que o primeiro dentinho nascer, já é aconselhado escovar os dentes do bebê com pasta dental, a quantidade a ser usada é de até um grão de arroz (o ideal é levar o pequeno no dentista para receber todas as orientações necessárias, caso o baby precise de algum cuidado a mais de acordo com o perfil dele).

Tanto o neném como a criança de até 10 anos não consegue escovar os dentes sozinhos, eles necessitam da supervisão de um adulto. Uma dica é tornar o momento lúdico, com pastas dentais e escovas coloridas ou de bichinhos, além de usar musiquinhas ou historinhas para tornar o momento mais agradável.
Viu só como é fundamental evitar a cárie nos pequeninos? A Mr. Clean é a favor e pratica a prevenção da cárie desde a primeira infância. Porque um bebê cuidado com o hábito da higiene bucal crescerá acostumado com essa rotina sem maiores transtornos e desgastes, levando esse comportamento ao longo de toda sua vida.

Você também pode gostar de:


Vergonha do sorriso

Vergonha do sorriso

 Sem duvida esse é um assunto que incomoda. Deixamos de sorrir por que nos falta um, dois ou vários dentes. A vida segue e voltar a sorrir deixa de ser uma prioridade. NÃO ! NÃO ! NÃO ! Um sorriso bonito aumenta sua confiança e auto-estima, com uma carga dentária completa você vai se alimentar e digerir melhor os alimentos, e isso trará um a série de beneficios para...
A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

O aleitamento materno é um hábito vital para o recém-nascido, saiba os porquês   Falar sobre a saúde bucal dos bebês é um assunto que amamos, e por isso vamos falar da importância da amamentação no desenvolvimento do rostinho deles. Por incrível que pareça, quando o bebê se alimenta do leite materno diretamente no seio da mãe, ele está contribuindo para a formação de sua própria face. Olha só...
Dentes de leite

Dentes de leite

Você sabia que a saúde bucal do bebê começa na barriga da mãe? O programa de acompanhamento preventivo (PAP), garante a orientação correta quanto a higiene bucal do bebê e etapas de evolução dos dentes de leite. Se você tem uma criança de 0 a 17 esse programa é ideal para você. A Mr. Clean preparou 9 dicas sobre os dentes de leite. Clique aqui e descubra mais!  ...
SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

Na semana dos Namorados, resolvemos falar sobre amor. Não, espera, vamos falar sobre os sorrisos que o amor provoca. Todo indivíduo apaixonado sai por aí sorrindo à toa, espalhando alegria, num é mesmo? Agora imagine quando essa pessoa tem um sorriso branco? Ela sorri ainda mais, segura de si e atraindo olhares e outros sorrisos. O amor está no ar e os sorrisos com dentes brancos estão aqui no...
POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

Um distúrbio odontológico que ainda acomete milhares de pessoas em todos os países é o Bruxismo. Diferente do que muitos creem ser, somente a dor nos dentes ou dores de cabeça e mandíbula, ele pode ter consequências sérias se não for tratado da maneira que precisa, aumentando ainda mais a “dor de cabeça” do paciente, no sentido figurado da expressão. Então se informe melhor com este texto e oriente...
A SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

A SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

Está é a Semana das Crianças, seres humanos que iluminam a nossa vida com alegria e pureza. É comum presenteá-las com brinquedos para comemorar a data, porém a Mr. Clean tem uma pergunta séria a fazer: você como pai, mãe, avós, tios ou como responsável por uma criança, tem cuidado da saúde bucal dela? Pois os pequenos são novos demais para saberem como se cuida direito dos dentes e precisam...