(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira.

Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave. Agora imagine isso em um bebê? Não é nada saudável e totalmente perigoso para a saúde da criança, a gente te explica mais logo abaixo.

O que é a cárie de mamadeira

A bactéria que causa a doença cárie é a mesma: tanto para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso já podemos deduzir que os cuidados com a saúde bucal devem acontecer desde cedo, começando na primeira infância.

A famosa cárie de mamadeira é aquela que surge muitas vezes por causa do hábito errado de deixar o bebê ou a criança dormir tomando mamadeira. Ao dormir sem fazer a higiene bucal, o açúcar presente nos líquidos (até no leite materno tem açúcar, é a lactose) acaba se alojando nos dentes e assim favorecendo a invasão e proliferação de bactérias causadoras da cárie.

Outros hábitos inadequados como beijar a boca do bebê, limpar o bico da chupeta ou mamadeira com a própria boca (até provar a temperatura do leite diretamente no bico não é bom) ou assoprar a papinha para esfriar são atitudes capazes de transmitir as bactérias dos pais para a boca do neném, elevando a chance de aparecer cáries.

 

Por que evitar a cárie nos dentes de leite

Pensar que os dentes de leite não possuem tanta importância quanto os dentes permanentes é completamente errado. Na realidade, como os dentes de leite possuem camadas mais finas de proteção (em comparação com as dos permanentes), a doença cárie pode ocorrer com mais facilidade.

Outro motivo para cuidar dos dentes de leite é que eles têm a função de serem guias para os permanentes, garantindo um bom posicionamento destes e assim um futuro desenvolvimento correto da dentição da criança. A ortodontia é a área responsável pela prevenção da chegada dos dentes, permitindo que a arcada dentária fique corretamente alinhada e saudável.

Portanto, não escovar adequadamente os dentes dos pequenos, desde que são bebês, é permitir que o esmalte do dente fique fragilizado, afinal as bactérias presentes passam a liberar ácidos que começam a destruir o esmalte.

 

O que fazer para evitar

Como já foi dito, a higienização correta dos dentes é super importante e a forma mais eficaz de evitar a cárie. Antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos, os pais podem limpar a boquinha dos nenéns com uma gaze ou fralda umedecida embebida em água filtrada morna, passando levemente sobre a gengiva deles. Fazendo esta limpeza antes de dormir, a criança já cresce acostumada com o hábito, facilitando o posterior uso da escova dental.

Assim que o primeiro dentinho nascer, já é aconselhado escovar os dentes do bebê com pasta dental, a quantidade a ser usada é de até um grão de arroz (o ideal é levar o pequeno no dentista para receber todas as orientações necessárias, caso o baby precise de algum cuidado a mais de acordo com o perfil dele).

Tanto o neném como a criança de até 10 anos não consegue escovar os dentes sozinhos, eles necessitam da supervisão de um adulto. Uma dica é tornar o momento lúdico, com pastas dentais e escovas coloridas ou de bichinhos, além de usar musiquinhas ou historinhas para tornar o momento mais agradável.
Viu só como é fundamental evitar a cárie nos pequeninos? A Mr. Clean é a favor e pratica a prevenção da cárie desde a primeira infância. Porque um bebê cuidado com o hábito da higiene bucal crescerá acostumado com essa rotina sem maiores transtornos e desgastes, levando esse comportamento ao longo de toda sua vida.

Você também pode gostar de:


ENCONTRE UMA CLÍNICA QUE TE FAÇA SORRIR

ENCONTRE UMA CLÍNICA QUE TE FAÇA SORRIR

Esse texto começou a ser escrito com um sorriso no rosto, tamanha nossa alegria em conversar com você, seja na clínica ou aqui na internet. Talvez você se pergunte de onde vem essa nossa energia toda. E explicando de forma diferente do “nós amamos o que fazemos”, o porquê está no fato de lidarmos com pessoas e por isso amamos o que fazemos. Se quiser entender melhor, se liga...
Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade. Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas...
Terapia do Sorriso

Terapia do Sorriso

A terapia do sorriso começou nos EUA em 1960, e tem uma potente ação sobre a cura e prevenção de doenças. O sorriso faz com que o cérebro libere endorfina e serotonina, essas substâncias ajudam a curar e prevenir doenças, por isso é importante sorrir, principalmente quando estamos doentes! Você já ouviu falar nos Doutores da Alegria? Eles acreditam na cura através do Sorriso. Com um sorriso funcional e...
Por que você precisa parar de fumar agora mesmo

Por que você precisa parar de fumar agora mesmo

Vamos combinar: não apenas a saúde bucal, mas a saúde do seu corpo inteiro agradece por você não fumar. E hoje decidimos falar sobre ele, o cigarro, mal que acomete grande parte da população e causa consequências seríssimas ao organismo humano, além de gerar gastos astronômicos aos cofres de saúde — públicos e privados! Além dos problemas mais simples como o sorriso amarelado e o mau cheiro impregnado, o...
IMPLANTE DENTÁRIO SEM MISTÉRIO, SEM COMPLICAÇÕES

IMPLANTE DENTÁRIO SEM MISTÉRIO, SEM COMPLICAÇÕES

O vazio na boca provocado pela falta de um ou mais dentes é solucionado com os implantes dentários. E se pararmos para falar sobre a eficácia desse método, entram em cena os cuidados que todo paciente precisa ter, tanto após a cirurgia, quanto de forma constante por toda a vida a fim de evitar riscos. Então confira as orientações a seguir.   Atenção logo após a cirurgia do implante...
Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores. Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado. Relatamos...