(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Halitose: o que é e como combater esse problema

Halitose: o que é e como combater esse problema

Você já sabe que nós da Mr. Clean buscamos tornar a sua vida cada vez mais tranquila e  saudável. Por isso, o papo desta semana abordará um tema que a maioria das pessoas acha extremamente constrangedor: o mau hálito. Quase todo mundo, em algum momento da vida, pode exalar esse odor desagradável da boca.

O problema é quando este mau cheiro é constante e possui causas comprometedoras para a saúde. Então, para aprender mais sobre esse desconforto e descobrir como se livrar dele de uma vez por todas, acompanhe atento conosco a seguir!

Afinal, o que é o mau hálito

Hálito é o nome que se dá para o odor do ar que cada um expira pela boca. Quando esse cheiro é estranho ou repulsivo, ele passa a ser chamado de halitose. É importante saber que ele não é uma doença, mas é um sinal de que tem algo errado em seu organismo.

Ter mau hálito não é saudável, pois as substâncias químicas que causam esse cheiro ruim acabam produzindo uma série de bactérias, o que é péssimo para seu corpo.  

Por que temos halitose

A grande maioria dos casos de halitose se inicia pela boca, e as causas podem ser as mais variadas:

  • Higiene bucal inadequada, gerando a saburra lingual, que é aquela camada meio esbranquiçada no fundo da língua;
  • Infecções respiratórias;
  • Pouca ingestão de água;
  • Pouca produção de saliva;
  • Má alimentação;
  • Estresse;
  • Cigarro.

Outra característica sobre este incômodo é que, geralmente, os portadores do problema não percebem que sofrem desse mal e acabam sendo abordados por outras pessoas sobre o fato.

Como tratar o problema

O primeiro passo para o fim da halitose é redobrar a atenção com a higiene bucal. Invista em uma boa escovação, com um bom creme dental e o uso de fio dental ao final do processo.

Com a higienização, o odor indesejável provavelmente irá desaparecer ou reduzir drasticamente sua intensidade. Dessa forma, fica mais fácil o profissional identificar uma causa extra-oral do problema, pois se a halitose permanecer, você deverá procurar seu dentista o mais rápido possível.

Viu que por mais chato que seja ter halitose, a solução é mais simples que imaginava e os primeiros passos começam com você? Não basta ter sorriso bonito, mas comprometer os relacionamentos amorosos, familiares, afetivos e profissionais por causa do mau cheiro que sai da sua boca.

Caso você tenha alguma dúvida ou queira marcar uma visita aqui no consultório para conversar mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e mande uma mensagem em nosso WhatsApp. Estamos sempre à disposição para atendê-lo.

Clique aqui e converse conosco pelo WhatsApp!

Você também pode gostar de:


O BÁSICO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AFTAS

O BÁSICO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AFTAS

Começa com um leve incômodo em uma parte minúscula da boca. Aí esse desconforto evolui e de repente.. apareceu uma afta! Bom, as aftas não aparecem sem causa, uma mordida errada na bochecha ou lábios e o uso de aparelhos fixos também podem ocasionar seu aparecimento. Os fatores provocadores variam e merecem atenção, acompanhe a seguir.   Primeiro, o que é uma afta?   Também chamada de estomatite aftosa...
IMPLANTE DENTÁRIO SEM MISTÉRIO, SEM COMPLICAÇÕES

IMPLANTE DENTÁRIO SEM MISTÉRIO, SEM COMPLICAÇÕES

O vazio na boca provocado pela falta de um ou mais dentes é solucionado com os implantes dentários. E se pararmos para falar sobre a eficácia desse método, entram em cena os cuidados que todo paciente precisa ter, tanto após a cirurgia, quanto de forma constante por toda a vida a fim de evitar riscos. Então confira as orientações a seguir.   Atenção logo após a cirurgia do implante...
Dentes saudáveis pra vida toda

Dentes saudáveis pra vida toda

Você tem visitado o dentista regularmente? Tem caprichado na escovação e fio dental? Estamos tão automatizados e ocupados que às vezes nos esquecemos da saúde bucal e, de repente surge uma cárie! Para evitar que isso aconteça, faça parte do PAP e tenha benefícios como confirmação de visita, orientações e informações de como cuidar da saúde bucal; Limpeza com jato de bicarbonato; Fluoretação; Técnicas de escovação; etc. Conheça nosso...
O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

Outro dia falamos aqui de um problema bucal que algumas pessoas enfrentam e que é capaz de gerar desconfortos e dificuldades de convívio social: o ​mau hálito​. Hoje iremos dar continuidade ao assunto, mas tratando sobre um produto que é um grande aliado no tratamento da halitose – o dióxido de cloro. Em que consiste o produto O dióxido de cloro é encontrado em ​enxaguantes bucais e atua como...
DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

Muito se engana quem acha que o dentista cuida só da saúde da boca e dos dentes. A cada consulta ele analisa o quadro clínico da saúde bucal e dela com o resto do corpo. Caso o profissional suspeite que exista algum desequilíbrio (glicose alta, baixa imunidade, etc), o dentista orienta o paciente da necessidade de procurar um médico. A saúde bucal anda junto com a saúde corporal, por...
RONCO OU APNEIA, A ODONTOLOGIA PODE TRATAR

RONCO OU APNEIA, A ODONTOLOGIA PODE TRATAR

Vários fatores podem ocasionar que uma pessoa tenha uma noite mal dormida, como sobrepeso, maus hábitos, rotina inexistente, problemas psicossociais, doenças orgânicas, medicamentos e fatores otorrinolaringológicos ou odontológicos. Exatamente, ronco e apneia são uma das causas que afetam o sono. A notícia boa é que para ambos existe tratamento e ele pode ser feito, inclusive, no dentista. A gente vai explicar mais, olha só.   Diferença entre ronco e...