(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

Tomar um picolé, um sorvete ou uma bebida gelada pode acarretar em um sintoma que é muito comum: a sensibilidade dos dentes. Agora nessa época do verão, que a vontade por algo refrescante é rotineira, nem se fala. E você sabe ao certo por que os dentes ficam sensíveis e o que é preciso fazer para cuidar nestes casos? Nas próximas linhas a gente explica, chega mais!

 

Causas de um dente sensível

Primeiro é importante saber que esta não é a mesma sensibilidade quando se faz um clareamento dentário (tratamento estético que branqueia os dentes), ok? A hipersensibilidade dental pode ocorrer devido a fatores como cárie dentária ou doenças gengivais, situações em que são tratadas e os incômodos somem ao longo do tratamento.

Já a maioria dos casos de dentes sensíveis é porque a parte mais macia e interna do dente, a dentina, fica exposta a estímulos externos (algo muito frio ou muito quente) que ativam os nervos do centro do dente, gerando uma dor aguda breve. Alimentos e bebidas altamente ácidos, uso de escovas duras ou escovação muito forte, retração da gengiva que deixa a raiz do dente mais exposta, bulimia ou refluxo gastroesofágico são fatores que predispõem a exposição da dentina.

 

Os tratamentos existentes

Ao sentir que os dentes estão mais sensíveis, é importante procurar um dentista para ele avaliar a causa real (como dissemos, excluir a possibilidade de cárie ou doença gengival). Dependendo do quadro clínico, o profissional vai orientar procedimentos na rotina do paciente para resolver o problema: usar uma escova de cerdas macias, uma pasta de dente própria para a sensibilidade dos dentes e não escovar com muita força (isso aumenta a abrasão do esmalte do dente).

Nos casos em que o dentista identificou a necessidade de realizar algum procedimento a ser realizado na clínica, além das orientações de mudança na higiene bucal do paciente, poderão ser feitos laser terapêutico ou aplicações (de agente fixador, de espuma ou gel de flúor, de verniz de flúor). São tratamentos que variam de pessoa para pessoa e que precisam ser mantidos com a limpeza bucal feita corretamente (para não perder os resultados).

 

Prevenção que vale a pena

Fazer as visitas regulares ao dentista é uma medida que ajuda a prevenir a hipersensibilidade nos dentes (é claro, antes do problema ocorrer o profissional vai identificar a tendência ao desequilíbrio e vai orientar o que fazer para evitar). Nossos pacientes que seguem o PAP, Programa de Acompanhamento Preventivo, estão sempre de olho na saúde e bucal e têm menos chance de terem dentes sensíveis.

Outra atitude é maneirar na ingestão de alimentos e bebidas ácidas que contribuem para a erosão do esmalte e desgaste do dente, como frutas ácidas, refrigerantes, café, chá preto, vinho, ketchup ou molho de salada. Ter uma higiene bucal correta, com a escova, pasta de dente e fio dental certos e fazendo os movimentos ideais (sem colocar força demais na escova na hora da limpeza), é outra medida que previne a sensibilidade.

Esperamos que este texto tenha te deixado mais informado sobre o assunto e que você consiga ter um sorriso livre da hipersensibilidade. Não tente diagnosticar o problema das dores agudas nos dentes sozinho, só o dentista pode ver se é algo sério ou não. Na dúvida, marque um horário com a equipe da Mr. Clean, você vai adorar conhecer a gente!
Palavras-chave: sensibilidade, dentes sensíveis, tratamento hipersensibilidade, bebida gelada, dor aguda, esmalte do dente.

Você também pode gostar de:


5 BENEFÍCIOS QUE SÓ O APARELHO INVISÍVEL TEM

5 BENEFÍCIOS QUE SÓ O APARELHO INVISÍVEL TEM

Corrigir a posição dos dentes na arcada dentária sem ninguém notar. O sonho de muitas pessoas tem virado realidade graças ao tratamento ortodôntico pelo aparelho invisível. As celebridades e pessoas que valorizam a autoimagem têm adorado este tipo de tratamento, e por isso separamos as principais vantagens que ele oferece, olha só. Mais do que discreto, invisível mesmo O aparelho invisível é praticamente imperceptível. Com ele, o sorriso continua...
SÓ O APARELHO QUE CORRIGE O ESPAÇO ENTRE OS DENTES?

SÓ O APARELHO QUE CORRIGE O ESPAÇO ENTRE OS DENTES?

O espaço que incomoda no sorriso por causa de dentes separados geralmente é corrigido por técnicas tradicionais, como aparelho ortodôntico ou cirurgias. Como um dos objetivos da Odontologia é sempre garantir a saúde do sorriso por meio de procedimentos avançados, hoje vamos falar das lentes de contato para resolver a questão deste espaçamento entre os dentes. A comodidade das lentes de contato Aquele método indolor para melhorar a vida...
ENCONTRE UMA CLÍNICA QUE TE FAÇA SORRIR

ENCONTRE UMA CLÍNICA QUE TE FAÇA SORRIR

Esse texto começou a ser escrito com um sorriso no rosto, tamanha nossa alegria em conversar com você, seja na clínica ou aqui na internet. Talvez você se pergunte de onde vem essa nossa energia toda. E explicando de forma diferente do “nós amamos o que fazemos”, o porquê está no fato de lidarmos com pessoas e por isso amamos o que fazemos. Se quiser entender melhor, se liga...
ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

6 DICAS QUE AJUDAM AO ENSINAR UMA CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES   “Será que tem mais algum segredo pra eu conseguir convencer meus filhos a escovarem os dentes e cuidar da saúde bucal?”. Essa é uma pergunta feita por pais quando eles enfrentam desafios ao ensinar as crianças que é preciso cuidar dos dentes. Se você é um deles ou é responsável por algum pequeno que está na...
Endocardite Bacteriana: Cuide do seu Coração

Endocardite Bacteriana: Cuide do seu Coração

No post anterior explicamos sobre a Odontologia do Esporte, área que trata a saúde bucal de um atleta profissional. Hoje é Dia do Cliente e relacionaremos um pouco a Odontologia do Esporte com um assunto muito importante, falaremos sobre a endocardite, doença de causa bacteriana que já levou atletas profissionais e não profissionais à morte, infelizmente. Confira abaixo o que fazer para evitá-la. Como ela ocorre A chamada endocardite...
A RELAÇÃO SAÚDE GERAL E BUCAL DAS GESTANTES

A RELAÇÃO SAÚDE GERAL E BUCAL DAS GESTANTES

Gente, sabe aquele discurso que nós, dentistas, falamos sobre o quanto a saúde geral do corpo está interligada à saúde bucal? Então, um exemplo indiscutível é a conexão da saúde do organismo de uma gestante com a saúde da boca dela. Uma mulher em período de gestação tem seu corpo mais sensível e tal sensibilidade pode refletir na cavidade bucal. Confira a seguir mais informações sobre o assunto.  ...