Quem dera se fosse só fazer a cirurgia para a rapaziada ter mais do discernimento que a vida adulta, pede né? Os “dentes do juízo” possuem este nome pois geralmente surgem entre os 17 a 21 anos, a idade que os jovens começam a deixar a adolescência. Os dentes siso são os últimos a aparecer na boca e acabam tendo que ser retirados para evitar complicações mais graves. No texto de hoje vamos falar um pouco sobre esta cirurgia.
Por que retirar os dentes siso
Há quem não precise fazer a cirurgia, há quem precise. Por isso é tão importante acompanhar a saúde bucal dos jovens, para ver se há espaço suficiente para os sisos e se eles não estão prejudicando o alinhamento dos outros dentes. Alguns estudiosos acreditam que o siso é capaz de desalinhar os dentes, principalmente os da frente e embaixo. Portanto, converse com o seu dentista e saiba qual a opinião dele.
Além do alinhamento é preciso verificar casos em que a escova não consegue limpar direito o siso; fala e mordida alteradas; dificuldade de nascimento de outros dentes; infecções frequentes (cáries ou doença periodontal); dores na mandíbula e ouvido ou quando o siso está em contato com a raiz de outros dentes – a cirurgia para retirada é essencial.
Preparo para a cirurgia
A cirurgia da remoção do siso é tranquila, o paciente nem precisa internar. É muito importante que sejam tomados todos os cuidados passados pelo dentista, assim as complicações após o procedimento quase não têm chance de ocorrer. No dia da extração, o ideal é que seja feita uma refeição leve e os medicamentos prescritos sejam ingeridos, como antibióticos.
Recomenda-se não usar maquiagem no rosto e nem acessórios de cabelo que atrapalhem o conforto da cabeça no assento, isso facilita tanto para o paciente quanto para o dentista. Sempre informe o histórico de saúde do jovem para o dentista (alergia a algum remédio ou substância, reações já ocorridas com anestesias, etc). Todo cuidado é pouco, você sabe disso.
Cuidados pós-cirúrgicos
Tomando certas medidas após a extração, a recuperação do jovem paciente será super tranquila, basta ajudá-lo a seguir, olha só: buscar ingerir alimentos líquidos nos três primeiros dias, evitando comidas quentes; em seguida, até o sétimo dia, comer alimentos mais pastosos, os granulosos ou duros ainda não; evitar movimentos bruscos com a boca nas primeiras 24 horas após a cirurgia (como bochechar, cuspir ou falar demais); adotar uma escovação mais suave no primeiro dia, sem usar enxaguante bucal, ok? Após o prazo passado pelo dentista (cerca de 07 dias), volte ao consultório para retirar os pontos, caso contrário eles irão acumular alimentos, impurezas e bactérias, dificultando a cicatrização.
Viu só como o procedimento da extração do dente siso é algo importante e que exige atenção e cuidado? Aos jovens que têm necessidade de fazer a retirada do siso, aproveitar este restinho de férias pode ser uma boa para já resolver isso. Prevenir e resolver desconfortos na saúde bucal é com a gente mesmo. Marque um horário na Mr. Clean, será um prazer atendê-los.