(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Dia nacional do Idoso

Dia nacional do Idoso

No próximo sábado será comemorado o Dia Nacional do Idoso, data importante de ser comentada porque a inversão da pirâmide social do Brasil indica que teremos uma população idosa volumosa nos próximos anos. E independente da condição de vida mais sensível que um idoso geralmente enfrenta, percorrer a terceira idade com uma boa saúde bucal é possível. A seguir daremos algumas dicas, confira.

Quais são os incômodos mais frequentes?
O desconforto mais comum que as pessoas acreditam que uma pessoa idosa enfrenta é o uso de próteses, principalmente se for dentadura. O que muitos se esquecem é que o organismo do idoso é um organismo mais sensível e suscetível a inúmeros incômodos. Listando os principais deles: perda dos dentes; mastigação inadequada dos alimentos (devido às dificuldades que surgem com a falta dos dentes ou na adaptação com as próteses, a trituração da comida é feita com insuficiência); engasgos súbitos ou deglutição errada em virtude da mastigação ineficaz; cáries de raiz; xerostomia (a famosa boca seca); bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes); lesões da mucosa oral (candidíases, leucoplasias); câncer oral; doenças periodontais que afetam os tecidos de suporte e sustentação dos dentes; dificuldades de socialização.

A terceira idade gera uma sensibilidade maior na boca, principalmente porque é normal a gengiva começar a retrair, deixando bem expostas as áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte dental. É um desconforto sentido por alimentos ou bebidas quentes e frias, além do ar frio ou de líquidos doces e amargos – nos quadros clínicos mais graves de sensibilidade bucal.

 

Como resolver estes incômodos
De início, a saúde bucal de um idoso permeia os cuidados básicos que tanto os adultos quanto as crianças devem ter com os dentes – escovação correta feita com escova macia que não machuca os dentes e a gengiva (o dentista deve orientar o tipo de escova que é melhor para sua arcada dentária), uso de fio dental para retirar os resíduos de alimentos que ficam grudados entre os dentes, uso de raspador lingual para evitar a saburra, acompanhamento periódico no dentista. O cuidado que for realizado de forma diferente das usuais, só pode ser passado pelo profissional dentista que acompanha o idoso, que irá avaliar todo o quadro clínico da boca, associando com a saúde como um todo do indivíduo e levando em consideração os riscos e benefícios existentes.

Além da Odontogeriatria que irá tratar os incômodos sentidos por um idoso, assim como irá reduzir os danos futuros que ele possa ter, o tipo de alimentação de nutrientes que o idoso ingere possui extrema importância para a saúde bucal. O ideal é que seja feita uma dieta rica em carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e fibras, evitando o consumo de alimentos industrializados, doces e refrigerantes ao máximo.

Outros pequenos cuidados feitos no dia a dia, de acordo com a rotina do idoso, são capazes de diminuir os incômodos sofridos. Escovar corretamente a dentadura ou próteses, além de guardá-los em lugar seguro e úmido é essencial para evitar a boca seca. Certos medicamentos também causam a xerostomia (ressecamento da mucosa bucal), portanto é importante que o dentista acompanhe todos os remédios ingeridos pelo idoso para saber dos efeitos colaterais causados.

Os tipos de limpeza da boca variam de acordo com a condição de vida do idoso. Aquele que é totalmente independente, parcialmente dependente ou totalmente dependente de um cuidador – será orientado pelo dentista, de preferência com a família acompanhando cada especificidade e exigência que o método de escovação ou limpeza com gaze e solução exige.

 

O sorriso dos experientes
Chegar na terceira idade é uma vantagem por se tratar da fase que indica que você já viveu por muitos anos. Poder curtir os netos, acompanhar as conquistas e amadurecimentos dos familiares, dar conselhos para amigos, ver pessoas de bem transformando o mundo em um lugar melhor, avaliar o presente para assim construírem o futuro são algumas atitudes de vida que poucos, melhor dizendo, que só os idosos são capazes de usufruir.

E diante de tantas possibilidades que a terceira idade possui, nós da Mr. Clean acreditamos e queremos sempre ver uma velhice repleta de sorrisos saudáveis, sinceros e espontâneos. Parabenizamos os idosos de hoje pela força que eles têm e nos transmitem, assim como reconhecemos as pessoas que cuidam deles com total carinho, atenção e respeito. Hoje, dia 01 de outubro e sempre, viva os idosos!

Você também pode gostar de:


6 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO NOS DENTES

6 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO NOS DENTES

Muita mulher evita colocar o aparelho nos dentes pois acha que atrapalha a imagem pessoal. Ou então se coloca o aparelho, não se maqueia pois acha que ficará feio o rosto. Hoje vamos falar que é possível ter uma boa autoestima com ambos: sorriso sendo corrigido pelo aparelho e uma make bem linda para realçar os traços bonitos da face. Vem ler pra depois compartilhar com as mulheres que...
APARELHO: MELHOR O TRANSPARENTE OU O INVISÍVEL?

APARELHO: MELHOR O TRANSPARENTE OU O INVISÍVEL?

Dentre os caminhos atuais da odontologia estética, quem decide usar aparelho ortodôntico para transformar o sorriso acaba se deparando com as opções mais estéticas, além da metálica. Ao analisar qual tratamento é o que mais interessa o paciente, em comparação com o tradicional aparelho metálico, existem os métodos transparente ou invisível. Conhecer um pouco sobre cada um é o primeiro passo para a escolha certa.   Iguais nos objetivos,...
DISTÚRBIO DO SONO EM CRIANÇAS

DISTÚRBIO DO SONO EM CRIANÇAS

Com o início do segundo semestre letivo do ano, o acompanhamento do desempenho escolar das crianças e adolescentes pode levantar questões sobre a capacidade de concentração deles. Um ponto a ser verificado pelos pais e responsáveis, com o auxílio de uma equipe médica específica (incluindo dentista), é se eles sofrem com o distúrbio do sono. Não sabe o que é este desequilíbrio? Vem que a gente te explica agora....
5 ATITUDES PARA PERDER O MEDO DE IR AO DENTISTA

5 ATITUDES PARA PERDER O MEDO DE IR AO DENTISTA

Estudos comprovam, as pessoas que têm medo de ir ao dentista infelizmente possuem uma saúde bucal ruim. Isto porque o que era um simples desconforto acaba se tornando uma cárie, uma inflamação grave e o desequilíbrio só aumenta. Sendo medo ou fobia, não importa o grau do receio, a visita ao dentista é muito importante para a saúde da boca e do restante do corpo. Vamos aprender algumas medidas...
A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

O aleitamento materno é um hábito vital para o recém-nascido, saiba os porquês   Falar sobre a saúde bucal dos bebês é um assunto que amamos, e por isso vamos falar da importância da amamentação no desenvolvimento do rostinho deles. Por incrível que pareça, quando o bebê se alimenta do leite materno diretamente no seio da mãe, ele está contribuindo para a formação de sua própria face. Olha só...
AS VANTAGENS DO APARELHO SER INVISÍVEL

AS VANTAGENS DO APARELHO SER INVISÍVEL

Uma das novas febres do sorriso das celebridades (modelos, dançarinas, repórteres, apresentadores, influenciadores digitais, atores) é o tratamento ortodôntico escolhido por eles, o aparelho invisível. E não precisa ser nem uma pessoa de fama para usar um aparelho discreto, aqueles que possuem um trabalho em que a apresentação pessoal é importante, estão aderindo à moda. Saiba o porquê nas linhas a seguir. Como assim, aparelho invisível? Sim, invisível porque...