Dente raio x

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Em casos de alterações por cárie,fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

1- Tratamento endodôntico enfraquece o dente?

Se o profissional especializado realizar um tratamento conservador na fase de abertura ou acesso, o remanescente dental não ficará enfraquecido devido ao tratamento. O profissional capacitado deve realizar um procedimento conservador, preservando assim o dente emqualquer situação ou tratamento.

O elemento dental não fica enfraquecido ou “ressecado” após um tratamento endodôntico devido à extirpação da polpa, que acarreta na mortificação do dente.

2- Dente com tratamento de canal não tem mais cárie e nunca mais necessita de tratamento?

O dente continua susceptível à cárie, uma vez que continua em função, bem como exposto a todos os agentes nocivos à estrutura dental. Um dente com tratamento endodôntico pode ter a necessidade de um retratamento, devido à contaminação no interior do conduto radicular, bem como no material obturador.

3- Dente com canal tratado escurece?Hoje em dia não se utiliza mais um cimento obturador de canal que contenha limalha de prata, responsável pelo escurecimento dental. Entretanto, resquício de sangue causa o escurecimento dental.

Hoje em dia com a grande evolução de todas as especialidades é de conhecimento dos profissionais que isto acontece,portanto todos estão aptos a não deixar resto de sangue dentro da câmara pulpar.Em casos de trauma dental em que ocorre hemorragia interna, pode ocorrer o escurecimento do dente.

Tal escurecimento pode acontecer de evolução lenta ou rápida. Nos casos de evolução lenta a percepção pode ser tardia, o que dificulta no tratamento de clareamento dental interno, pois quanto maior o tempo de exposição do agente causador do escurecimento, maior a dificuldade que o profissional encontrará para o clareamento.

Portanto, hoje em dia o escurecimento dental já não é algo considerável, dentro dos procedimentos endodônticos, a não ser em casos de trauma dental, ou até mesmo pela procura tardia do paciente a um profissional especializado. Para tais casos, contamos como alternativa o clareamento dental interno.

4- Tratamento endodôntico é doloroso?

Hoje em dia, temos opções anestésicas que ajudam o profissional na analgesia durante o procedimento.

Temos também a possibilidade de administração de potentes analgésicos que nos auxiliam durante todo o tratamento. Em casos de processos infecciosos contamos também com eficientes antibióticos, que são administrados conforme cada caso.

Quando o profissional conta com o auxílio de isolamento absoluto (lençol de borracha e grampos), limas e brocas adequadas e, devidamente esterilizadas, solução irrigadora bactericida e medicações tópicas, ele terá um bom prognóstico. Contando, lógico, com a condição geral do dente (estado de vitalidade ou infeccioso) e sistêmica do paciente.