(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

6 DICAS QUE AJUDAM AO ENSINAR UMA CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES

 

“Será que tem mais algum segredo pra eu conseguir convencer meus filhos a escovarem os dentes e cuidar da saúde bucal?”. Essa é uma pergunta feita por pais quando eles enfrentam desafios ao ensinar as crianças que é preciso cuidar dos dentes. Se você é um deles ou é responsável por algum pequeno que está na fase de aprendizagem, embarque com a gente no texto de hoje, existem dicas boas e práticas.

 

Torne o momento divertido

 

É bom que o responsável pela criança (seja mãe, pai, avós, tios, familiares ou o adulto que cuida) deixe a hora da escovação algo leve, tranquilo e legal de ser feita. Vale a pena investir em escovas de dente coloridas ou temáticas (de personagens de desenho, por exemplo), cremes dentais saborizados ou músicas e livros infantis sobre o assunto. O importante é mostrar que cuidar da saúde bucal pode ser simples e divertido.

 

Explique o porquê, mas sem exageros

 

O motivo de criar o hábito de higiene bucal pode ser feito com jeito (sem perder a razão com castigos ou brigas desnecessárias) e até um pouco de carinho. Os pequenos precisam entender que é necessário escovar os dentes e cuidar da boca, afinal traz benefícios imediatos (sorriso brancos e limpinhos, gosto bom na boca, hálito refrescante, prevenção de cáries, saúde da boca e do corpo como um todo).

 

Seja o exemplo

 

Aquela velha história de que os filhos são espelho dos pais e adultos que os criam é real. Se a criança vê que os mais velhos possuem o hábito saudável de cuidar dos dentes, ela vai seguir o mesmo comportamento. Muitos dos pequenos gostam de imitar o que os pais fazem, e escovar os dentes com eles é até um momento gostoso de se viver. Você orienta a forma correta de fazer e ainda os parabeniza pelo aprendizado, eles adoram!

 

Não fale das consequências de forma assustadora

 

Criar medos nas crianças (o monstro da cárie, do canal, da perda de dente, do aparelhinho chato ou injeção do dentista) não é o caminho. Comunicar dessa maneira acaba gerando traumas que podem atrapalhar a criação do hábito, inclusive o de ir ao dentista. Capriche no jogo de cintura para explicar, com sensatez, a necessidade de manter os dentes e a boca limpos, além de visitar o dentista quando preciso.

 

Acompanhe seu filho

 

Além da rotina de cuidados bucais, acompanhe a criança em todas as idas à clínica. É sério, ela se sente mais tranquila com você por perto. Comporte-se no consultório com naturalidade (busque levá-la em um voltado para o público infantil, ele terá técnicas especiais para acalmar e conquistar os pequenos), assim a criança percebe que é o dentista quem vai ajudá-la com a saúde bucal. Aproveite e tire dúvidas com o profissional.

 

Hábito bom se começa desde cedo

 

E a higiene bucal pode ser feita nos primeiros anos de vida, com o bebê, antes dos dentes de leite nascerem. Primeiro com um paninho molhado, depois vem a fase da dedeira até chegar na escova de dente, quando o dentista indicar. Outra tática é usar mecanismos de compensação (brincar, contar histórias, ouvir música) depois de escovar os dentes – pode ajudar até que a criança veja o hábito como parte do dia e o repita sozinha e voluntariamente.

 

Outros dois detalhes é sobre o banquinho firme colocado para os pequenos terem altura e alcançarem a pia (deixá-lo em cima do vaso sanitário é perigoso e traumatizante) e o copo com água para a criança enxaguar a boca (afinal ela não chega até a torneira com facilidade ainda).

 

E esse papo sobre ensinar as crianças a cuidar dos dentes pode ocorrer aqui na Mr. Clean também, viu? Para quem tem outras dúvidas, nós criamos o Programa de Acompanhamento Preventivo (PAP) que norteia as famílias a cuidarem da boca e dos dentes.  Venha conhecer nosso espaço e nossa equipe dedicada às crianças, temos feito muitos sorrisos de dente de leite se abrirem mesmo na hora de cuidar da saúde bucal.

Você também pode gostar de:


Vergonha do sorriso

Vergonha do sorriso

 Sem duvida esse é um assunto que incomoda. Deixamos de sorrir por que nos falta um, dois ou vários dentes. A vida segue e voltar a sorrir deixa de ser uma prioridade. NÃO ! NÃO ! NÃO ! Um sorriso bonito aumenta sua confiança e auto-estima, com uma carga dentária completa você vai se alimentar e digerir melhor os alimentos, e isso trará um a série de beneficios para...
ALIMENTOS VILÕES DO SORRISO BRANCO

ALIMENTOS VILÕES DO SORRISO BRANCO

Na hora que a fome bate é meio complicado selecionar qual comida pode ou não prejudicar a cor branca dos dentes, o que é super normal, todo mundo age desta forma. E o certo realmente não é que alguém fique se privando de comer determinado alimento e sim que cuide dos dentes para que eles não fiquem manchados. Mas quais alimentos escurecem os dentes e requerem escovação logo após...
SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

Na semana dos Namorados, resolvemos falar sobre amor. Não, espera, vamos falar sobre os sorrisos que o amor provoca. Todo indivíduo apaixonado sai por aí sorrindo à toa, espalhando alegria, num é mesmo? Agora imagine quando essa pessoa tem um sorriso branco? Ela sorri ainda mais, segura de si e atraindo olhares e outros sorrisos. O amor está no ar e os sorrisos com dentes brancos estão aqui no...
VOCÊ SABIA QUE BEIJAR MUUUITO…PODE SER PERIGOSO??

VOCÊ SABIA QUE BEIJAR MUUUITO…PODE SER PERIGOSO??

Vamos pra balada, pura energia e animação. Solteiros, na pista, beijar muuuuito é a meta da maioria. Sem compromisso tudo é diversão. A nossa saliva é um dos fluídos corporais mais complexos, responsável pela lubrificação e proteção de toda cavidade bucal, auxilia na mastigação, deglutição, fala, beijo e começo da digestão. Controla os níveis de água no organismo, reduz a acidez da boca, previne cáries e enfermidades. Poderosa essa...
Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores. Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado. Relatamos...
DIA INTERNACIONAL DO RISO

DIA INTERNACIONAL DO RISO

Hoje é dia de uma das mais espontâneas e gostosas expressões que o ser humano pode ter, é o Dia Internacional do Riso, pessoal! Porque vamos combinar, soltar aquela risada ao ver algo engraçado é muito bom, faz bem até para a alma! E para não perdermos a celebração do momento, juntamos algumas informações importantes sobre o riso, pura alegria!   Riso ou sorriso? Considerados sinônimos muitas vezes (o...