Odontogeriatria

Idosos sorrindo

Seu Sorriso na Terceira Idade

A odontogeriatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal dos idosos, prevenindo e tratando dos problemas comuns a essa faixa etária. Os idosos dos dias atuais estão mudando, querendo viver melhor, com qualidade de vida, bem estar e auto estima. Preocupam-se com sua estética, em sorrir com satisfação e sabem da importância de mastigar e comer bem.

Observando estas transformações dos idosos de hoje a Equipe da Mr.Clean Odontologia e Saúde elaborou o PAP para terceira idade com a função de orientar, conscientizar e treinar também os seus cuidadores.Os cuidadores são treinados para supervisionar e realizar a higienização bucal como também o auto exame que é de fundamental importância na manutenção da saúde bucal e sistêmica.

Prevenção é o melhor para todos nós! É de extrema importância que todos saibam da relação da saúde bucal e geral.

Limitar o exame clínico bucal ao exame dos dentes não é mais aceitável. A abordagem odontológica ao paciente da terceira idade deve extrapolar os limites da cavidade bucal. Doenças podem se originar de problemas bucais, pois bactérias da cavidade bucal podem cair na circulação sanguínea e provocar doenças graves e fatais como a endocardite bacteriana e pneumonia nosocomial.

E a diabete dificilmente será controlada em pacientes com problemas periodontais (gengiva e osso). O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento de qualquer doença.

A Odontologia do Futuro

Mulheres e homens que passam dos sessenta não são velhos. Ou pelo menos não são os velhos que conhecemos no século passado. Para nós eles são adultos, saudáveis e aptos a levarem a vida que escolherem. Os cuidados, as inovações nos tratamentos odontológicos, o tratamento da água, fez uma geração perfeitamente capaz de não perder um só dente durante a vida. E se perdeu, nada justifica que fique sem eles, comprometendo a saúde, a mastigação e a aparência. Os implantes dentários, todas as técnicas capazes de fazer uma “terceira dentição”, garantem uma qualidade de vida impecável para quem rejeita os dogmas da velhice (terceira idade, se preferir). Os cuidados com a saúde bucal na terceira idade, faz desses velhos tão jovens, sorridentes, homens e mulheres, aptos a viverem esta etapa da vida com saúde e plenitude. Cuidar e prevenir doenças que começam pela boca, faz parte dos cuidados gerais para um “Terceiro Ato” pleno e saudável. Você sabia da relação da saúde bucal com sua saúde geral do seu corpo? Doenças podem se originar de problemas bucais, pois bactérias da cavidade bucal podem cair na circulação sanguínea e provocar doenças graves e fatais como a endocardite bacteriana (no coração) e pneumonia nosocomial (no pulmão). A diabete dificilmente será controlada em pacientes com problemas periodontais (gengiva e osso). O que você pode fazer contra isto? Prevenir. Jamais deixe que se instale uma doença na gengiva ou nos dentes. Cárie é uma doença contagiosa que pode ser prevenida com bons hábitos de higiene bucal, alimentação saudável, pouco ou nenhum açúcar e, claro, com programas de prevenção. E você,consciente que prevenir é necessário para garantir uma perfeita saúde bucal ,consequentemente se permitirá ter uma melhor qualidade de vida e longevidade. Esta é a Odontologia do Futuro!! Conscientize.