(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

O que é Ortodontia

Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares quando posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam da forma correta são difíceis de serem mantidos limpos, o que pode levar à perda precoce deles por motivos de deterioração e doença periodontal.

Além destes contratempos, um sorriso com dentes mal posicionados causa estresse aos músculos usados na mastigação, o que pode gerar incômodos como dor de cabeça, Síndrome da ATM ou dores na região do pescoço, ombros ou costas. Isso tudo sem falar que um sorriso que precisa de correção prejudica a aparência de qualquer pessoa.

Outra coisa que muitos não sabem é que dentes desalinhados prejudicam a saúde bucal como um todo, gerando problemas bucais como cáries e doenças gengivais. Além disso, a fala e até o processo de digestão (que se inicia na boca com uma mastigação correta) são afetados pelo mal posicionamento dos dentes.

A Mr. Clean é uma clínica odontológica que possui quase vinte anos de experiência nos tratamentos ortodônticos voltados para todas as fases da vida. Da Ortodontia Infantil à Ortodontia na Terceira Idade, atendemos todos os membros de uma família, não importa a diferença de idade entre eles. Nossa equipe, portanto, é formada por dentista de bebê, dentista de criança, dentista de adolescente, de adultos e idosos. Queremos é ver todo mundo sorrindo pra vida, com muita saúde!

Tipos de aparelhos existentes

Com o tempo, a Ortodontia foi desenvolvendo tipos diferentes de tratamentos para ajustar a posição dos dentes e ossos do maxilar de uma pessoa. Das opções tradicionais às mais modernas, a Mr. Clean trabalha com todas, sempre indicando a que melhor atende o paciente em todos os aspectos: conforto, financeiro, possibilidade de adaptação ao método, rotina, personalidade e, principalmente, efetividade em transformar o sorriso. Confira a seguir os tipos de aparelho que oferecemos:

 Aparelho Invisível

Ao pesquisar sobre esse tipo de tratamento, com certeza você vai encontrar que ele tem sido o queridinho das celebridades. Não só as pessoas famosas, mas aquelas em que ter uma excelente imagem pessoal é necessário ou também as que possuem uma rotina corrida e precisam de um aparelho de fácil manutenção (modelos fotográficos, atletas, personal trainers, artistas, jornalistas, executivos, médicos, relações públicas, noivos, empresários, formandos, universitários, vendedores, professores e quem precisa ter uma boa apresentação pessoal). Também chamado de “Alinhadores Invisíveis”, esse tipo de aparelho é indicado pelos dentistas em casos específicos de ortodontia, como uma má oclusão causada por apinhamento (dente torto até 4 milímetros), diastema (de 3 a 4 milímetros de espaço entre os dentes), intrusão, extrusão, expansão e desvio de linha média.

É um tratamento que tem conquistado cada vez mais novos adeptos justamente pela grande vantagem que proporciona ao paciente: melhorar o posicionamento dos dentes sem ter que mudar o estilo de vida. Muitos jovens e adultos estão optando por esse aparelho por enxergarem nele discrição, eficácia e rapidez na correção dos dentes.

Planejado todo em 3D, é possível visualizar o resultado final antes mesmo de iniciar o uso dos alinhadores. É um tratamento customizado, feito sob medida para os pacientes. Outros benefícios que o aparelho invisível oferece:OrthoAligner Compass

  • Removível (as placas transparentes podem ser retiradas na hora da alimentação, higiene bucal ou até em ocasiões especiais);
  • Altamente estético (corrige o sorriso sem interferir no mesmo, nem parece que a pessoa está de aparelho);
  • Eficiente (resultados perceptíveis já nas primeiras semanas de uso);
  • Confortável (é o sonho concretizado de corrigir os dentes sem bráquetes ou fios metálicos, que acabam machucando lábios, língua e bochechas);
  • Redução do tempo de tratamento (normalmente dura de 03 a 12 meses, dependendo do número de placas usadas pelo paciente);
  • Maior percepção do andamento do tratamento, se comparado aos demais aparelhos;
  • Conveniência (pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja trabalho, academia, escola etc);
  • Geralmente é mais aceito pelos adultos.

E aí você deve estar se perguntando: “Mas diante de tantas vantagens, como que ocorre o tratamento?” Abaixo,  colocamos os principais passos que o paciente segue ao optar pela agilidade do aparelho invisível:

  • Na avaliação inicial, o dentista pede a Documentação Ortodôntica Inicial;
  • Apresentada a documentação, o escaneamento será feito por um profissional da Compass 3D na Mr.Clean, para então ser definida a quantidade de placas que serão usadas no tratamento;
  • Assim que as placas e o relatório da Compass 3D retorna à clínica, o tratamento ortodôntico será iniciado no paciente.

As placas são programadas por computação, flexíveis, de material não tóxico, inodoro, biocompatíveis com a boca e geralmente são trocadas de 15 em 15 dias. Portanto cada placa trocada vai movimentando aos poucos os dentes. Detalhes importantes sobre o tratamento:

  • As placas devem ser usadas 24 horas por dia (tira-se somente na hora da refeição ou limpeza);
  • Após o uso das placas, talvez seja necessário o refinamento, portanto uma nova moldagem e escaneamento são feitos;
  • O uso de contenção é indicado após o uso do aparelho invisível, da mesma forma que ocorre após o tratamento ortodôntico convencional, com controles periódicos feitos junto ao dentista.

Clique aqui e receba GRÁTIS o Guia Definitivo sobre Aparelho Invisível  

A Mr. Clean é parceira próxima da OrthoAligner Compass, empresa que faz os aparelhos invisíveis. Tal relacionamento facilita muito o tratamento ortodôntico com o aparelho invisível em Belo Horizonte, afinal a proximidade entre as empresas beneficia nossos pacientes. Quanto ao valor do tratamento, ele varia de acordo com o quadro clínico do paciente, porém é um preço quase inestimável ao conforto, à praticidade e à autoestima que o aparelho invisível oferece ao paciente. O aparelho não pode ser visto, mas a qualidade de vida durante o tratamento é vista e sentida com certeza.

Aparelho Autoligado

O aparelho autoligado é um aparelho ortodôntico bem moderno, inovador e tecnológico. Ele possui esse nome porque o sistema tipo trava é usado nos bráquetes, ao contrário dos elásticos que têm nos aparelhos convencionais para segurar o fio ao bráquete. Dentre as vantagens que esse tipo de tratamento dispõe, entra a questão dele ocasionar um acúmulo de restos de alimentos muito menor em relação ao aparelho fixo, por exemplo. Outra vantagem é o conforto: o uso de fios de alta performance e tecnologia que são unidos de forma inteligente aos bráquetes, características que favorecem o resultado do tratamento.

Outro ponto é o fato dele gerar uma correção mais rápida do sorriso, isso por causa do menor atrito do fio metálico no bráquete, com a falta de elástico. Dessa forma o fio desliza no bráquete e permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda. Com o paciente sentindo menos desconforto, o tratamento se acelera pois as visitas são reduzidas e mais rápidas. O aparelho autoligado é muito indicado para quem tem pouco tempo para ir ao dentista fazer as manutenções.

Aparelho Estético

Constantemente nossa equipe é procurada por pessoas que desejam usar aparelhos ortodônticos por motivos de estética (modelos fotográficos, atletas, personal trainers, artistas, jornalistas, executivos, médicos, relações públicas, noivos, empresários, formandos, universitários, vendedores, professores e quem precisa ter uma boa apresentação pessoal). Visando um tratamento que não afete tanto a autoestima do paciente, por muito tempo as pessoas aderiram às opções de Aparelho Ortodôntico Transparente, antes do Aparelho Autoligado e depois o Invisível surgirem.

Por isso, o aparelho dental transparente é chamado também de Aparelho Estético, pois seus bráquetes são transparentes e pouco visíveis, o que harmoniza mais a aparência do paciente que o utiliza. Tal característica é um reflexo do preço e custo-benefício que entrega, valor que varia e entretanto compensa se comparado ao fato de ser um tratamento mais discreto que o convencional.

LIGAMOS PRA VOCÊ

O seu nome (obrigatório)

Seu Telefone

Digite o texto abaixo e envie
captcha

 

Para se usar aparelho ortodôntico, é necessário ter uma boa saúde bucal. E tanto adultos quanto os jovens podem colocar aparelho nos dentes. Claro que existem limitações no tratamento de um adulto, mas ter um sorriso alinhado e bonito é possível, inclusive com a opção estética para quem não gosta do “sorriso metálico”. Mas só o dentista é capaz de dizer qual é o melhor tipo de tratamento para o paciente.

Aparelho Fixo

Esse é o tipo mais comum de aparelho. Ele é formado por bandas, fios e/ou bráquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou em um só,  utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os bráquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta.

Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses ou alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Os elásticos colocados nos bráquetes podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.

Aparelhos Móveis

Eles são uma ótima alternativa para adultos que teriam que usar aparelhos convencionais. Um número crescente de ortodontistas têm usado os aparelhos móveis no lugar dos fixos para mover os dentes dos pacientes. Principalmente nos casos em que o paciente já usou aparelho mas ainda precisa de pequenos movimentos no alinhamento. O bom é que eles são mais discretos e removíveis para que o usuário tire da boca antes de se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.

Aparelhos reposicionadores de mandíbula

Aparelhos reposicionadores de mandíbulaEsses aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a “treinar” a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Amortecedores de lábios e bochechas

Amortecedores de lábios e bochechasSão destinados a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.

Expansor palatino

Expansor palatinoEle é um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de acrílico móvel que se encaixa sobre o céu da boca (pode também ser fixa no céu da boca). A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.

Contentores móveis

Contentores móveisÀs vezes chamados de “aparelho móvel” pelas pessoas, os os contentores móveis são utilizados no céu da boca para prevenir que uma pessoa que terminou o tratamento ortodôntico tenha os dentes voltados à posição desalinhada que estava.
Outro caso no qual eles são recomendados é quando o Dentista Infantil indica que a criança utilize o contentor móvel para evitar que ela chupe o dedo, afinal este é um péssimo hábito que afeta o alinhamento dos dentes e da arcada dentária.

odontologia-estetica-mr-clean

Agende sua avaliação

Qual o seu nome?

Qual o seu e-mail?

Digite seu telefone com DDD

Qual sua necessidade de tratamento?

Qual bairro você mora?

Qual o melhor horário para te ligarmos?

Digite o texto abaixo e envie.

captcha

Tudo Sobre Implantes Dentários

Muito se fala sobre implantes dentários, muitas são as propagandas e o paciente fica sem saber o que é e o que não é possível de se fazer. Aqui iremos tentar mostrar o que você deve estar atento quando se programar para esse tipo de tratamento.

Leia Mais