PAP – GESTANTES

PAP GESTANTE

*DURANTE A GRAVIDEZ: A gestação é uma época especial em que podem ocorrer várias alterações odontológicas.Nesse período,as gestantes constituem pacientes de risco temporário devido às alterações fisiológicas,psíquicas,físicas e hormonais,que criam condições adversas na saúde bucal.

O dentista deve orientar a mãe, preparando-a para enfrentar estas mudanças com naturalidade e saber que as mesmas são normais durante esta fase, que é tão especial.

É importante saber:
A doença cárie é bastante comum nesta fase,mas é importante entender que essa doença não é causada pela gestação e sim pelas alterações alimentares,como o maior consumo de açúcares e a negligência dos hábitos de cuidado com a saúde bucal.
O exame radiográfico odontológico de rotina ,deve ser evitado se não estiver relacionado à sua queixa principal.Mas se caso houver necessidade, a quantidade de radiação que a mãe é exposta para as radiografias consideradas de rotina,não serão responsáveis por ocasionar malformação congênita.Estas radiografias estabelecem diagnóstico mais confiável e seguro no planejamento do tratamento.

Alguns cuidados são recomendados como a proteção com avental de chumbo,uso de filmes ultrarrápidos,que permitem menor tempo de exposição e evitar repetições.

Algumas gestantes apresentam ânsia de vômito frequente e assim provocam o aparecimento da chamada erosão dental,principalmente nas superfícies de dentro dos dentes de cima e da frente(incisivos).Nesses casos,é indicado a realização de bochecho com água,em caso de regurgitação,e para evitar danos abrasivo ao esmalte(primeira camada do dente),a escovação dos dentes deve ser realizada após 30 minutos.

A doença periodontal que acomete osso e gengiva deve ser tratada precocemente,porque estudos científicos estão relacionando esse tipo de infecção a risco de parto prematuro e baixo peso dos bebês.Sabe-se que a doença periodontal não é ocasionada pela gestação,mas a pré existente pode ser acentuada pelos níveis hormonais alterados neste período.
Algumas gestantes podem desenvolver o granuloma gravídico que geralmente aparece no tecido gengival e ocorre devido ao aumento dos vasos sanguíneos associados à irritação local, como trauma,tártaro.O tratamento consiste na remoção cirúrgica e acompanhamento durante o restante da gestação e ao nascimento do bebê.

A prescrição da medicação e o uso de anestésico locais devem ser realizados em procedimentos que envolvam dor e infecções,para que o prognóstico seja mais favorável para a mãe e para o bebê.

Caso haja necessidade, durante o período de gestação, a gestante poderá ser atendida por profissionais da Equipe Mr.Clean para tratamento clínico.

*APÓS O NASCIMENTO DO BEBÊ: O acompanhamento deve ser feito com todo o núcleo familiar. Todas as informações necessárias são passadas para que sejam mantidas a saúde bucal da mãe, do bebê e dos demais membros do núcleo familiar. As orientações acontecem de acordo com as fases:

*O bebê de 6 a 12 meses: alimentação ideal, higienização bucal;

*A criança de 12 a 24 meses: alimentação ideal, higienização bucal, condutas em caso de traumatismo, prevenção às maloclusões, época ideal para a aplicação de flúor são temas abordados nas consultas de manutenção. Em cada consulta o cliente recebe material informativo, escova personalizada e horário para seu retorno à Mr.Clean pré-agendado.