PAP – TERCEIRA IDADE

Seu Sorriso na Terceira Idade

pap teceira idade

O Terceiro ato. Gosto deste termo. Jane Fonda usa-o nas suas palestras em lugar de terceira idade. Jane Fonda está no Terceiro Ato, ou na terceira idade, se preferir. Entretanto, a terceira idade do século XXI não é a mesma do século XX ou anterior.

Mulheres e homens que passam dos sessenta não são velhos. Ou pelo menos não são os velhos que conhecemos no século passado. Para a lei eles são idosos e têm, por isso, vários privilégios. Para nós eles são adultos, saudáveis e aptos a levarem a vida que escolherem. Vejam os inúmeros exemplos: pense em alguém que conhece com 60 anos ou mais. Ele ou ela lhe parece velho? Têm alguma semelhança com os “velhos” que você conheceu? Velho é quem parou de sonhar e, sobretudo, de lutar pelos seus sonhos. Velho é quem parou no tempo. Conheço muitos velhos de tenra idade.

Os da quarta idade, os que passaram dosoitenta, frequentam faculdades, trabalham, vivem, se casam, se separam, não se entregam ao paradigma da velhice. Velhice não é sinônimo de doença. Não acredite nisto ou ela se transformará realmente em decrepitude.

Você sabia que sua saúde geral está intimamente ligada à sua saúde bucal? com todos os dentes ou quase todos – a “geração y” possivelmente chegará ao terceiro ato com todos eles – é natural. Os cuidados, as inovações nos tratamentos odontológicos, o tratamento da água, fez uma geração perfeitamente capaz de não perder um só dente durante a vida. E se perdeu, nada justifica que fique sem eles, comprometendo a saúde, a mastigação e a aparência.

Os implantes dentários, as pontes sobre implantes, todas as técnicas capazes de fazer uma “terceira dentição”, garantem uma qualidade de vida impecável para quem rejeita os dogmas da velhice (terceira idade, se preferir). Os cuidados com a saúde bucal na terceira idade, faz desses velhos tão jovens, sorridentes, homens e mulheres, aptos a viverem esta etapa da vida com saúde e plenitude. Cuidar e prevenir doenças que começam pela boca, faz parte dos cuidados gerais para um Terceiro Ato pleno e saudável. Doenças podem se originar de problemas bucais, pois bactérias da cavidade bucal podem cair na circulação sanguínea e provocar doenças graves e fatais como a endocardite bacteriana e pneumonia nosocomial.

A diabete dificilmente será controlada em pacientes com problemas periodontais (gengiva e osso). O que você pode fazer contra isto? Prevenir. Jamais deixe que se instale uma doença na gengiva ou nos dentes. Cárie é uma doença contagiosa que pode ser prevenida com bons hábitos de higiene bucal, alimentação saudável, pouco ou nenhum açúcar e, claro, o inovador Programa de Acompanhamento Preventivo da Mr.Clean (PAP).

Inscrevendo-se no PAP Terceira Idade, você terá o acompanhamento necessário para garantir uma perfeita saúde bucal e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

Odontogeriatria

Odontologia do futuro