(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

Periodontia

Comer fruta

Periodontia (peri: em volta de, odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como placa bacteriana, gengivite, periodontite.

1- Porque a gengiva sangra quando passamos fio dental? O uso do fio dental não provoca o sangramento gengival, isto ocorre devido ao estado inflamatório em que se encontram os tecidos, resultado do acúmulo de bactérias e cálculo dental (tártaro), deixando a gengiva avermelhada e inchada. Essa inflação é chamada de gengivite.Ausência de sangramento e uma coloração rosada são sinais de uma gengiva saudável.

Quanto mais freqüente for o uso do fio dental, menor será a possibilidade de ocorrer sangramento na gengiva.

2- Como tratar a gengivite? O mais indicado é evitar a evolução deste processo através de uma higiene bucal adequada (escovação e fio dental), limpezas profissionais freqüentes e remoção de excessos de restaurações, que também irritam a gengiva.

3- O que é retração gengival? A retração é o deslocamento da gengiva que provoca a exposição da raiz do dente. Ela pode ser causada por diversos fatores, os mais comuns são: fricção exagerada com a escova, movimentação ortodôntica,inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, posição alta dos freios labiais, pouca espessura do osso que recobre a raiz dos dentes, entre outros.

4- Porque, no caso das retrações, os dentes ficam mais sensíveis?Isto ocorre devido a exposição da raiz. A camada que reveste a superfície radicular, o cemento, “desaparece”, deixando a dentina exposta.

A dentina é formada por canalículos que apresentam terminações nervosas, aumentando assim a sensibilidade. Uma boa dica é o uso de bochechos com solução fluoretada

5- É possível recobrir a raiz novamente? Sim, através de técnicas cirúrgicas estéticas como, por exemplo, o enxerto mucogengival, onde é removido uma parte do tecido do palato e recolocado na região da retração.

6- Por quais motivos devemos procurar o dentista?Prevenção de cárie e doenças periodontais, endocardite …

  • Halitose/mau hálito
  • Ronco
  • Prevenção ao câncer bucal
  • Dor de cabeça, na face
  • Colocação de prótese
  • Clareamento
  • Alinhamento

7- Creme dental para dentes sensíveis pode ser usado por toda família? Não, pois o benefício do uso deste creme dental será obtido apenas nas pessoas que apresentemsensibilidade, como as causadas pela retração de gengiva (raiz do dente exposta) com desconforto as mudanças térmicas ou a alimentos ácidos.

8- Que alterações as bebidas alcoólicas podem provocar na boca? Secura na boca com consequente formação de placa, mau hálito, inflamação gengival, alterações na mucosa e tumores.

PREVENÇÃO É O MELHOR PARA TODOS NÓS!

Agende sua avaliação

* Nome

e-mail

Telefone fixo + ddd

Celular + ddd

Melhor horário para contato

Qual a sua necessidade ?

Digite o texto abaixo e envie.

captcha

Tudo Sobre Implantes Dentários

Muito se fala sobre implantes dentários, muitas são as propagandas e o paciente fica sem saber o que é e o que não é possível de se fazer. Aqui iremos tentar mostrar o que você deve estar atento quando se programar para esse tipo de tratamento.

Leia Mais