Retração de gengiva

A retração da gengiva é o processo no qual a margem do tecido gengival que envolve os dentes se desgasta, ou se retrai, expondo mais do dente ou da raiz do dente. Quando ocorre retração gengival, formam-se “bolsas” ou lacunas entre os dentes e a linha da gengiva, facilitando a formação de bactérias causadoras de doenças. Se não for tratada, o tecido de suporte e as estruturas ósseas dos dentes podem ser severamente danificados, resultando em perda dentária.

A retração da gengiva é um problema dentário comum. A maioria das pessoas não sabe que tem porque ocorre gradualmente. O primeiro sinal de retração é, geralmente, a sensibilidade dentária, ou você pode notar um dente que está exposto mais do que o normal. Comumente, uma depressão pode ser sentido perto da linha da gengiva.

Dê a devida atenção às gengivas! Se você acha que elas estão diminuindo, marque uma consulta de acompanhamento com o PAP da Mr. Clean, . Existem tratamentos que podem repará-la, evitando mais danos.

Os sintomas de recessão gengival incluem:

• Sangramento após escovação ou uso do fio dental;
  • Gengivas vermelhas e inchadas;
  • Mau hálito;
  • Dor na linha da gengiva;
  • Gengivas visivelmente encolhendo;
  • Raízes dentárias expostas;
  • Dentes soltos.

Há uma série de fatores que podem fazer com que suas gengivas retrocedam, que incluem:

Doenças periodontais: Essas são infecções por bactérias que destroem o tecido da gengiva e o osso de suporte que mantém os dentes no lugar. A doença gengival é a principal causa de recessão gengival.

Alterações hormonais: Oscilações nos níveis de hormônios femininos durante a vida de uma mulher, como na puberdade, gravidez e menopausa, podem tornar as gengivas mais sensíveis e mais vulneráveis ​​à retração gengival.

Pouca Assistência odontológica: Escovação, uso do fio dental e uso inadequado do enxaguante bucal antibacteriano facilitam a transformação da placa em cálculo (tártaro) –– uma substância dura que se forma entre os dentes e só pode ser removida por uma limpeza dental profissional. E isso pode levar à recessão gengival.

Escovação dentária agressiva: Se você escovar os dentes com muita força ou da maneira errada, isso pode fazer com que o esmalte dos dentes desapareça e as gengivas caiam.

Genética: Algumas pessoas podem ser mais suscetíveis a doenças na gengiva do que outras. De fato, estudos mostram que 30% da população pode estar predisposta a doenças na gengiva, independentemente de quão bem eles cuidam de seus dentes.

A retração gengival leve pode ser tratada pela Mr. Clean, limpando profundamente a área afetada. Durante a limpeza profunda, que é também chamada de raspagem e aplainamento da raiz, a placa e o tártaro que se acumulam nos dentes e as superfícies radiculares abaixo da linha da gengiva são cuidadosamente removidos e a área exposta da raiz é suavizada para dificultar a entrada de bactérias.

Mas se caso a retração não puder ser tratada com limpeza profunda por causa da perda excessiva de ossos e bolsas que são muito profundas, a cirurgia de gengiva pode ser necessária para reparar os danos causados.

1. Retalho: O profissional fará uma pequena incisão no tecido gengival para levantá-lo e remover qualquer placa que ele não conseguisse durante o procedimento de raspagem e aplainamento da raiz. Depois de remover as bactérias, elas protegerão o tecido da gengiva no lugar. Isso pode impedir uma eventual perda óssea.
  2. Enxerto de gengiva: O cirurgião pegará o tecido gengival de outra parte de sua boca e o colocará cirurgicamente ao redor da área recuada. Isso pode reduzir a aparência de gengivas recuadas e proteger seus dentes e ossos de danos futuros.
  3. União: Resina na cor da gengiva pode ser colocada sobre as raízes dos dentes afetados. Isso reduz a aparência de gengivas retraídas e protege as raízes sensíveis dos dentes.

A melhor maneira de prevenir a recessão gengival é cuidar bem da sua boca. Escove e passe fio dental todos os dias e consulte a Mr. Clean ou periodontista pelo menos duas vezes por ano, ou conforme recomendado. Se você tem retração gengival, nós vamos querer ver você com mais frequência.

Outras maneiras de prevenir a recessão gengival incluem:

• Pare de fumar;
  • Ter uma dieta equilibrada;
  • Monitorar as mudanças que ocorrem na boca.

Use sempre uma escova de cerdas macias e peça ao seu dentista que lhe mostre a maneira correta de escovar os dentes. Se uma mordida desalinhada ou dentes são a causa da retração gengival, converse com a gente sobre como corrigir o problema.