(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

Sem saliva, sem saúde

Sem saliva, sem saúde

Você sabia que na terceira idade nosso organismo já não é como na juventude?

A saúde bucal comprometida vai afetar diretamente a condição nutricional, o estado físico e mental do indivíduo, além de diminuir o prazer de uma vida social ativa. A diversidade de conceitos, circunstâncias de vida e até a falta de informação podem afetar a aceitação, a procura e a realização bem sucedida de um tratamento dentário.
É de vital importância que a família esteja atenta a mudanças de hábito e necessidades alteradas no organismo e aspectos psicossociais do paciente idoso.

A redução da capacidade gustativa associada ao doce, salgado, amargo e ácido é percebida a partir dos cinquenta anos e atinge em torno de 80% dos pacientes idosos. A produção da saliva auxilia em diversos processos bucais. Facilita a percepção do paladar, protege os tecidos bucais, lubrifica a mucosa, previne a desmineralização e aumenta a remineralização dos dentes.
Com a idade as funções salivares são comprometidas com a redução dos pontos de sensibilidade das papilas gustativas, tornando o dia-a-dia do paciente idoso mais desagradável e consequentemente reduzindo sua qualidade de vida.
Entre os fatores que provocam a “boca seca” e redução da produção de saliva, podemos citar as medicações para hipertensão, depressão, ansiolíticos, anticolinérgicos e anti-histamínicos; o mesmo acontece com pacientes em tratamentos com radioterapia e quimioterapia, que costumam secar as glândulas salivares, resultando em dieta pobre, má nutrição, diminuindo a interação social.

A falta de lubrificação bucal pode também contribuir para o agravamento de cáries e da doença periodontal e a consequente perda óssea. Esse processo começa cedo, a partir dos 40 anos. Inicia-se um processo lento e progressivo de enfraquecimento ósseo, que resulta, eventualmente, na osteoporose senil, caracterizada pela redução da densidade óssea e perda do conteúdo mineral deste tecido.

Com redução da capacidade de reter os dentes, faz-se necessário a utilização de prótese dentária, que também se torna mais incômoda com a redução da saliva, que dificulta sua adesão, influenciando, de forma negativa, em torno de sistema de mastigação, deglutição, digestão e nutrição da pessoa idosa.

A atenção redobrada por parte da família, com visitas regulares ao geriatra e ao dentista é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de complicações maiores na terceira idade.

Existe uma falta de percepção quanto à necessidade de tratamento odontológico, tanto por parte do paciente idoso como pelos seus familiares. Os idosos devem ser conscientizados da necessidade contínua de cuidados bucais preventivos.

#sorrirfazbem

Você também pode gostar de:


POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

Um distúrbio odontológico que ainda acomete milhares de pessoas em todos os países é o Bruxismo. Diferente do que muitos creem ser, somente a dor nos dentes ou dores de cabeça e mandíbula, ele pode ter consequências sérias se não for tratado da maneira que precisa, aumentando ainda mais a “dor de cabeça” do paciente, no sentido figurado da expressão. Então se informe melhor com este texto e oriente...
5 CUIDADOS QUE FAZEM O CLAREAMENTO DENTAL DURAR

5 CUIDADOS QUE FAZEM O CLAREAMENTO DENTAL DURAR

Sorriso branco é bom e todo mundo gosta, mas exige cuidados. Mesmo quem já fez clareamento dental precisa ajustar a rotina, afinal quanto mais zelo a pessoa tiver com os dentes, maior será a duração do tratamento. Então acompanhe a seguir os 5 passos que são primordiais para seu sorriso ser sempre bonito e branquinho. 1- Saiba escolher a alimentação ideal Evite alimentos de cor escura, como beterraba, açaí,...
Sorrir para ajudar outros a sorrirem

Sorrir para ajudar outros a sorrirem

O post de hoje é sobre um assunto que tem sido divulgado com frequência neste mês e que merece um pouco da nossa atenção, estamos falando do Setembro Amarelo. Como temos o costume de usar a hashtag #SorrirFazBem nas redes sociais da Mr. Clean, pois acreditamos  nesta expressão, resolvemos associar no texto abaixo a nossa crença com o alerta que tem crescido ano após ano, em todo o mundo....
Por que você precisa parar de fumar agora mesmo

Por que você precisa parar de fumar agora mesmo

Vamos combinar: não apenas a saúde bucal, mas a saúde do seu corpo inteiro agradece por você não fumar. E hoje decidimos falar sobre ele, o cigarro, mal que acomete grande parte da população e causa consequências seríssimas ao organismo humano, além de gerar gastos astronômicos aos cofres de saúde — públicos e privados! Além dos problemas mais simples como o sorriso amarelado e o mau cheiro impregnado, o...
DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

Muito se engana quem acha que o dentista cuida só da saúde da boca e dos dentes. A cada consulta ele analisa o quadro clínico da saúde bucal e dela com o resto do corpo. Caso o profissional suspeite que exista algum desequilíbrio (glicose alta, baixa imunidade, etc), o dentista orienta o paciente da necessidade de procurar um médico. A saúde bucal anda junto com a saúde corporal, por...
SEM MEDO DE SORRIR E SER FELIZ

SEM MEDO DE SORRIR E SER FELIZ

Parodiando nosso ilustre Vinícius de Moraes, o texto de hoje começa com a seguinte reflexão: “nos perdoem as pessoas sérias, mas um sorriso no rosto é fundamental”. Carregar um sorriso no rosto faz toda a diferença no convívio social, seja em casa, na rua ou no trabalho, não é mesmo? Em qualquer idade, crianças, adolescentes e adultos são sempre bem vistos quando têm em sua fisionomia um belo sorriso,...