(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br

Sem saliva, sem saúde

Sem saliva, sem saúde

Você sabia que na terceira idade nosso organismo já não é como na juventude?

A saúde bucal comprometida vai afetar diretamente a condição nutricional, o estado físico e mental do indivíduo, além de diminuir o prazer de uma vida social ativa. A diversidade de conceitos, circunstâncias de vida e até a falta de informação podem afetar a aceitação, a procura e a realização bem sucedida de um tratamento dentário.
É de vital importância que a família esteja atenta a mudanças de hábito e necessidades alteradas no organismo e aspectos psicossociais do paciente idoso.

A redução da capacidade gustativa associada ao doce, salgado, amargo e ácido é percebida a partir dos cinquenta anos e atinge em torno de 80% dos pacientes idosos. A produção da saliva auxilia em diversos processos bucais. Facilita a percepção do paladar, protege os tecidos bucais, lubrifica a mucosa, previne a desmineralização e aumenta a remineralização dos dentes.
Com a idade as funções salivares são comprometidas com a redução dos pontos de sensibilidade das papilas gustativas, tornando o dia-a-dia do paciente idoso mais desagradável e consequentemente reduzindo sua qualidade de vida.
Entre os fatores que provocam a “boca seca” e redução da produção de saliva, podemos citar as medicações para hipertensão, depressão, ansiolíticos, anticolinérgicos e anti-histamínicos; o mesmo acontece com pacientes em tratamentos com radioterapia e quimioterapia, que costumam secar as glândulas salivares, resultando em dieta pobre, má nutrição, diminuindo a interação social.

A falta de lubrificação bucal pode também contribuir para o agravamento de cáries e da doença periodontal e a consequente perda óssea. Esse processo começa cedo, a partir dos 40 anos. Inicia-se um processo lento e progressivo de enfraquecimento ósseo, que resulta, eventualmente, na osteoporose senil, caracterizada pela redução da densidade óssea e perda do conteúdo mineral deste tecido.

Com redução da capacidade de reter os dentes, faz-se necessário a utilização de prótese dentária, que também se torna mais incômoda com a redução da saliva, que dificulta sua adesão, influenciando, de forma negativa, em torno de sistema de mastigação, deglutição, digestão e nutrição da pessoa idosa.

A atenção redobrada por parte da família, com visitas regulares ao geriatra e ao dentista é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de complicações maiores na terceira idade.

Existe uma falta de percepção quanto à necessidade de tratamento odontológico, tanto por parte do paciente idoso como pelos seus familiares. Os idosos devem ser conscientizados da necessidade contínua de cuidados bucais preventivos.

#sorrirfazbem

Você também pode gostar de:


CRIA JUÍZO, TIRA O DENTE SISO

CRIA JUÍZO, TIRA O DENTE SISO

Quem dera se fosse só fazer a cirurgia para a rapaziada ter mais do discernimento que a vida adulta, pede né? Os “dentes do juízo” possuem este nome pois geralmente surgem entre os 17 a 21 anos, a idade que os jovens começam a deixar a adolescência. Os dentes siso são os últimos a aparecer na boca e acabam tendo que ser retirados para evitar complicações mais graves. No...
Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

O incentivo aos cuidados com a saúde dos dentes deve ser implementado desde cedo na vida das crianças, porém durante o período de troca dos dentes é ainda mais necessário reforçar sua importância. Esta fase é crítica, pois é necessário incentivar bons hábitos para garantir uma boa saúde bucal que perdure até a vida adulta. A alimentação é primordial para a saúde das crianças, e para a saúde dos...
Dia nacional do Idoso

Dia nacional do Idoso

No próximo sábado será comemorado o Dia Nacional do Idoso, data importante de ser comentada porque a inversão da pirâmide social do Brasil indica que teremos uma população idosa volumosa nos próximos anos. E independente da condição de vida mais sensível que um idoso geralmente enfrenta, percorrer a terceira idade com uma boa saúde bucal é possível. A seguir daremos algumas dicas, confira. Quais são os incômodos mais frequentes?...
Sorriso Bonito em pouco tempo

Sorriso Bonito em pouco tempo

Já pensou em fazer uma transformação no seu sorriso? Se você precisa dar uma melhorada no look, pense em começar pela boca. Dentes bonitos fazem toda diferença. Imagine um lugar onde você pode cuidar da saúde bucal, fazendo vários procedimentos no mesmo dia. Foi pensando nisso que implementamos o Day Clinic, um tratamento para otimizar suas visitas e você não perder tempo no dentista. No mesmo dia voce pode...
Halitose: o que é e como combater esse problema

Halitose: o que é e como combater esse problema

Você já sabe que nós da Mr. Clean buscamos tornar a sua vida cada vez mais tranquila e  saudável. Por isso, o papo desta semana abordará um tema que a maioria das pessoas acha extremamente constrangedor: o mau hálito. Quase todo mundo, em algum momento da vida, pode exalar esse odor desagradável da boca. O problema é quando este mau cheiro é constante e possui causas comprometedoras para a...
Terapia do Sorriso

Terapia do Sorriso

A terapia do sorriso começou nos EUA em 1960, e tem uma potente ação sobre a cura e prevenção de doenças. O sorriso faz com que o cérebro libere endorfina e serotonina, essas substâncias ajudam a curar e prevenir doenças, por isso é importante sorrir, principalmente quando estamos doentes! Você já ouviu falar nos Doutores da Alegria? Eles acreditam na cura através do Sorriso. Com um sorriso funcional e...