AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

Gengiva mais inchadinha, doendo na hora de comer algo ou, principalmente, de escovar os dentes. E quando sangra e você cospe na pia a espuma da pasta de dente avermelhada, num dá uma certa preocupação? Pois saiba que se cuidar para evitar ou então tratar direitinho com o dentista, a Gengivite não vira um problema maior capaz de atrapalhar sua rotina. Se liga nas cinco perguntas que preparamos no texto de hoje.

 

1- O que caracteriza a Gengivite?

A Gengivite é uma inflamação da gengiva que, se não for tratada, compromete um ou mais dentes. Ela ocorre quando a placa bacteriana se acumula na superfície dos dentes e fica depositada no sulco gengival (espaço entre a gengiva e os dentes). Quando em estágio avançado, a Gengivite afeta o osso e tecido alveolar onde os dentes se fixam.

 

2- Mas quais são as possíveis causas da Gengivite?

Qualquer pessoa pode passar por um quadro de Gengivite, até porque sua causa é oriunda de diferentes fatores. O mais comum é a higiene bucal precária (ou é escassa ou incompleta). Outros fatores causadores são: fumo; diabetes; baixa imunidade; boca seca; velhice; uso de certos medicamentos; mudanças hormonais (gravidez, menstruação, uso de anticoncepcionais); carência de vitaminas; infecções (virais ou fúngicas); uso de aparelhos bucais mal higienizados ou encaixados; reação alérgica.

 

3- Que sintomas ela provoca?

Às vezes acontece do indivíduo que tem a Gengivite não sentir dor (e assim nem suspeitar que está com a inflamação). Aqueles que ficam incomodados, é porque sentem ou notam algum dos seguintes sintomas: gengiva mais vermelha que o normal; inchaço; sensibilidade maior nos dentes e gengiva; sangramentos ocorrendo na hora da escovação ou quando usam o fio dental; gengivas se separam ou se afastam dos dentes; dentes se encaixando de forma diferente; mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

 

4- Quando a Gengivite vira Periodontite?  

A Gengivite é a primeira fase da doença periodontal. Portanto, se a Gengivite não for tratada corretamente e a tempo, ela pode sim se agravar e virar uma Periodontite. Quando o paciente tem uma Periodontite, o quadro dele é mais grave, pois ela compromete os tecidos ao redor do dente (ou seja, a área periférica ao dente) que dão sustentação a estes, além da reabsorção óssea, retração da gengiva e, como consequência a mobilidade e perda dos dentes.

Um ponto de atenção importante sobre a Periodontite é que ela pode evoluir para uma Endocardite Bacteriana, isto é, as bactérias das bolsas periodontais podem se espalhar na corrente sanguínea, indo parar nas válvulas cardíacas do paciente, comprometendo a circulação do sangue em todo o corpo, além do funcionamento do coração.

 

5- Como é a prevenção?

Para se prevenir da Gengivite, o caminho é caprichar na higiene bucal diária, escovando direito todos os dentes, língua, gengivas, paredes internas e céu da boca. O uso do fio dental (pelo menos uma vez ao dia ou então antes de dormir) e do enxaguante bucal (quando indicado pelo dentista) também têm atuação neste processo de eliminar as bactérias que ainda ficaram após a escovação.

Outra atitude essencial para evitar a Gengivite é fazer as visitas regulares ao dentista (se não der de 06 em 06 meses, pelo menos uma vez ao ano), só ele poderá falar se você é um paciente dentro do grupo de risco para a doença (fumante, idoso, gestante etc). Estar em dia com o dentista ajuda a prevenir não só a Gengivite, mas vários outros incômodos, por isso a Mr. Clean faz o PAP com os pacientes, o Programa de Acompanhamento Preventivo.

Como já é comprovado que Gengivite e Periodontite podem ter causas por predisposição familiar, melhor mesmo é cada um fazer a parte que lhe cabe e ter uma vida mais tranquila e saudável, não? Para qualquer dúvida ou desconforto bucal, passa aqui na nossa clínica, queremos te ajudar a sorrir mais pra vida!

×