(31) 3224-7378 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

A importância da higiene e do acompanhamento preventivo após fazer um implante dentário

A importância da higiene e do acompanhamento preventivo após fazer um implante dentário

O processo de realização de um implante odontológico não termina após a cirurgia. Além dos cuidados redobrados com a higiene no pós-operatório, o retorno para acompanhamento preventivo na clínica é fundamental.

Imagine a seguinte situação: você estava há muito tempo sentindo-se desconfortável com a situação da sua saúde bucal. Talvez você estivesse precisando de um único implante ou de uma prótese dentária completa, por exemplo. Após vencer o medo e a vergonha de ir ao dentista, você descobriu, durante a avaliação dos profissionais especialistas em implantodontia, que realmente vai precisar de uma cirurgia.

Aí vem todas as etapas que a gente explica melhor neste artigo. No fim, tudo dá certo e você vai para casa com o sorriso transformado, a saúde bucal revigorada e a qualidade de vida lá em cima. Seria este o final da história? Nada disso! Um tratamento odontológico feito da forma certa é algo que dura a vida inteira, enquanto houver um sorriso no rosto.

Assim como é importante ir ao médico e fazer exames de rotina para prevenir doenças, ao invés de tratar os problemas só quando eles aparecerem, precisamos criar o hábito de ir à uma clínica odontológica de confiança para fazer o acompanhamento preventivo. Isso é importante para qualquer pessoa, mas se você já fez ou pretende fazer um implante dental, é mais importante ainda. Vem comigo que eu vou te explicar o porquê disso tudo.


Clique na imagem para conhecer o PAP – Programa de Acompanhamento Preventivo da Mr Clean, clínica referência em implantes dentários, localizada no Centro de BH.

O que acontece após a cirurgia de implante dentário?

Depois que o cirurgião dentista faz o seu implante, há um período de aproximadamente 6 meses para a adaptação do corpo. Nessa etapa do tratamento, o pino de titânio vai se adaptando ao osso, antes da inserção da prótese sobre o implante. Quando essa última fase acontece, o paciente vai para casa iniciar o importantíssimo pós-operatório.

Durante o período indicado pela equipe da clínica de implantes onde realizou o procedimento, será preciso tomar a medicação, manter o repouso e higienizar muito bem a região, entre outros cuidados. Nós falamos em mais detalhes sobre este assunto em nosso canal no YouTube. Inscreva-se para acompanhar nosso conteúdo por lá também.

Ao final do pós-operatório, o paciente retorna à clínica para uma avaliação e pronto, o processo de implante está concluído! Porém, como o implante é um elemento externo na região bucal, ele precisa de cuidados redobrados com a higiene e de monitoramento regular. Ou seja, de tempos em tempos, seu dentista precisa conferir se está tudo certo com o implante, com os outros dentes, e também com sua gengiva, língua, ossos da maxila e da mandíbula etc. É aqui que entram em cena as consultas de retorno para acompanhamento preventivo.

Conheça o PAP – Programa de Acompanhamento Preventivo

Aqui na Mr Clean, essas consultas que são super importantes a cada seis meses são chamadas de PAP – Programa de Acompanhamento Preventivo. Você já entendeu como funciona, né? É como se fosse um check-up que você faz com seu dentista de confiança para evitar problemas bucais, inclusive com seu implante. Afinal de contas, mesmo a melhor prótese dental do mundo precisa da mesma atenção e cuidado que um dente natural.

Se o paciente se descuidar das rotinas de higienização e alimentação recomendadas, estes são alguns dos problemas que podem acontecer com o implante dentário:

  • Implante dentário mole ou solto: se o implante começar a ficar bambo após alguns meses ou poucos anos, isso pode ser um sinal de perda óssea, que é um problema grave, capaz até mesmo de exigir a retirada do implante e a realização de enxerto ósseo. Ir ao dentista a cada 6 meses ajuda a evitar este risco;

  • Fratura da coroa do implante dental: se dentes naturais podem sofrer pequenas fraturas, implantes também. Isso geralmente acontece quando há uma pancada ou mordida extremamente fortes, mas também pode ser resultado de bruxismo, por exemplo. Este é um problema que pode ser diagnosticado no acompanhamento;

  • Implante de dente com o parafuso solto: quando a prótese é fixada por parafusos, é normal que eles afrouxem com o tempo de uso. Nas consultas de rotina, o dentista pode reforçar a segurança e evitar que a coroa do implante se solte por completo ou que isso atrapalhe em sua dicção e mastigação, por exemplo;
  • Periimplantite – inflamação da gengiva: se a higienização não for bem-feita na região do implante, a gengiva ao redor pode ficar inflamada, ocasionando inchaços, hemorragias e desconforto para o paciente. Além de escovar bem os dentes e utilizar o fio dental após cada refeição,agendar o PAP semestralmente pode ajudar a evitar este desagradável problema.

Prevenir é melhor do que remediar: faça a sua parte na rotina de higienização

A sabedoria popular já diz há muito tempo que “é melhor prevenir do que remediar”, certo? Então, dê a devida atenção para a sua saúde bucal e marque hoje mesmo o retorno para acompanhamento preventivo após colocação do implante e da prótese sobre o implante.

Nessas consultas, recomendadas para serem feitas a cada seis meses, seu dentista vai avaliar várias questões importantes para o sucesso do procedimento: a cicatrização do implante dentário, a posição dos dentes depois da colocação da prótese, a existência de pequenas feridas na gengiva ou na língua, se existem cáries nos outros dentes etc.

Quem já fez ou está fazendo um implante dentário do tipo protocolo necessita de um tipo de acompanhamento um pouco diferente. De ano em ano, é necessário desparafusar a prótese, fazer a higienização completa da região do implante e da própria prótese removida, e depois recolocá-la e fazer os ajustes. Esse tipo de limpeza também deve ser feito na clínica, não pode ser em casa, pois o manuseio da prótese exige a experiência de um dentista especialista, ok?

Em breve traremos mais conteúdos sobre como higienizar seu implante corretamente em casa. Por ora, adiantamos que a parte mais importante na rotina de higienização de qualquer paciente não acontece na clínica odontológica, mas em casa. É preciso seguir as indicações do seu dentista, para garantir sua saúde bucal e cuidar bem do seu implante. Na Mr Clean, recomendamos cinco itens para uso diário:

  1. Pasta de dente sem abrasivo;
  2. Escova interdental;
  3. Superfloss (fio dental);
  4. Passa fio;
  5. Waterpic.

Clique na imagem acima para baixar o arquivo detalhado com as orientações da Mr Clean.

Resumindo, o acompanhamento preventivo para quem faz implante de dente é importante porque, sem ele, podem surgir problemas que afetam a saúde bucal do paciente e o resultado da cirurgia. Melhor não arriscar, né? Te esperamos aqui na Mr Clean, a melhor clínica de implante dentário para você, localizada no Centro de Belo Horizonte.

Você também pode gostar de:


Estéticas que dão alegria e beleza ao sorriso

Estéticas que dão alegria e beleza ao sorriso

Quem acessa o site da Mr. Clean vê que ela é uma clínica odontológica séria, apta para atender as questões que envolvem a saúde bucal: desde um desconforto sentido pelo paciente (atendemos de bebês a idosos) a até um tratamento estético de alta tecnologia. Implante dentário em Belo Horizonte No post de hoje vamos falar um pouco sobre as formas que oferecemos para você sorrir com saúde e beleza....
Vergonha do sorriso

Vergonha do sorriso

 Sem duvida esse é um assunto que incomoda. Deixamos de sorrir por que nos falta um, dois ou vários dentes. A vida segue e voltar a sorrir deixa de ser uma prioridade. NÃO ! NÃO ! NÃO ! Implante dentário em Belo Horizonte Um sorriso bonito aumenta sua confiança e auto-estima, com uma carga dentária completa você vai se alimentar e digerir melhor os alimentos, e isso trará um...
DIVERSÃO COM SORRISO SAUDÁVEL

DIVERSÃO COM SORRISO SAUDÁVEL

Piscina, parque, brincadeiras de correr e pular. Chegou a época das crianças curtirem as férias. Tempo bom para elas aproveitarem a infância, é esperado que os pais ou responsáveis fiquem de olho nas atividades recreativas, assim como também na saúde bucal. Férias não significa deixar o cuidado com os dentes de lado e com medidas simples você orienta e cuida da meninada, saiba mais a seguir.   Acompanhar as...
A saúde bucal dos diabéticos

A saúde bucal dos diabéticos

Já ouviu falar que as pessoas diabéticas precisam ter cuidado redobrado com a saúde bucal? Implante dentário em Belo Horizonte Isso está cientificamente comprovado e vale a pena ser sempre falado com os pacientes, afinal um diabético tem maior propensão de desenvolver doenças gengivais, como também cardíacas, acidentes vasculares encefálicos e doenças renais. Em relação à saúde da boca e dos dentes a gente explica nas próximas linhas. Primeiramente,...
A RELAÇÃO SAÚDE GERAL E BUCAL DAS GESTANTES

A RELAÇÃO SAÚDE GERAL E BUCAL DAS GESTANTES

Gente, sabe aquele discurso que nós, dentistas, falamos sobre o quanto a saúde geral do corpo está interligada à saúde bucal? Então, um exemplo indiscutível é a conexão da saúde do organismo de uma gestante com a saúde da boca dela. Uma mulher em período de gestação tem seu corpo mais sensível e tal sensibilidade pode refletir na cavidade bucal. Confira a seguir mais informações sobre o assunto.  ...
5 Fatos Que Você Precisa Saber Antes de Fazer Harmonização Facial

5 Fatos Que Você Precisa Saber Antes de Fazer Harmonização Facial

Até certa idade, muitas pessoas pensam que fazer aplicação da toxina botulínica é uma besteira. Um investimento descabido, vaidoso e invasivo. Mas com o passar dos anos –– e o aumento da necessidade ––, essa opinião vai caindo por terra, especialmente quando a pessoa se informa mais sobre os efeitos e benefícios desse procedimento. É inevitável o aparecimento de algumas linhas de expressão na testa, ranhuras nos cantos dos...