(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade.

Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas de cuidado na sua rotina.

A importância da saliva

Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem a cárie, como os carboidratos, os doces e os refrigerantes, existem aqueles que ajudam no combate a esta doença. Estamos falando dos alimentos que ajudam a produzir a saliva.

Esse líquido espumoso que temos na boca, que aumenta quando vemos algo saboroso, é extremamente importante no processo digestivo. A saliva é responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.

Quais são os alimentos aliados neste combate

Descobrimos que a saliva é feita pelo próprio corpo. Mas existem alguns alimentos que favorecem sua produção. Em meio as frutas, você pode ingerir maçã, pêra, mamão ou frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão. As pessoas que não possuem problemas com a ingestão de frutas ácidas podem comer sem riscos para melhorar a produção salivar.

Dentre as opções de verduras e leguminosas, coma cenoura crua, espinafre, pepino, rúcula, agrião, aspargos, salsão e hortelã. Até o jiló – que deixa poucas pessoas com água na boca – favorece a salivação. Outra dica importante é o consumo desses alimentos na terceira idade, já que muitos idosos reclamam de “boca seca”.

A saliva atua no combate à cárie ao ajudar na lubrificação da nossa boca, melhorando nossa capacidade de autolimpeza. Entretanto, a saliva não ajuda a limpar entre os dentes. Por isso, é essencial o uso do fio dental e de uma escovação feita de maneira correta.

Alimentos “detergentes”

Alguns alimentos possuem fibras alimentares, que funcionam como uma espécie de bucha e esfregam a superfície dos dentes, ajudando na limpeza durante a mastigação. Algumas das frutas e legumes que mencionamos anteriormente fazem parte dessa lista de alimentos “detergente”: a maçã, a melancia, o pepino e a cenoura estão entre eles.

Ao comê-los, suas fibras ajudam na prevenção do mau hálito, cáries e até gengivites. Mas para finalizar o cuidado, não pode esquecer da escovação.

Os vilões

Todo mundo sabe que os açúcares são um perigo para os dentes, não é. Pois bem: nem só de açúcar vive a cárie! Alimentos salgados, ricos em carboidratos, também prejudicam a saúde bucal e favorecem o para o aparecimento de cáries. Milho, feijão, grãos e cereais em geral, legumes que possuem muito amido: fique atento a eles!

Pode comer de tudo, mas com moderação e consciência na higiene bucal sempre. Afinal, você não quer estragar um sorriso lindo feito o seu, não é mesmo? E a prevenção é o seu melhor aliado na hora de cuidar da saúde bucal. Portanto, consulte sempre o seu dentista!

E se você tiver alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário, entre em nossa página do Facebook e escreva pra gente. Vamos adorar conversar com você! 

Você também pode gostar de:


Vergonha do sorriso

Vergonha do sorriso

 Sem duvida esse é um assunto que incomoda. Deixamos de sorrir por que nos falta um, dois ou vários dentes. A vida segue e voltar a sorrir deixa de ser uma prioridade. NÃO ! NÃO ! NÃO ! Um sorriso bonito aumenta sua confiança e auto-estima, com uma carga dentária completa você vai se alimentar e digerir melhor os alimentos, e isso trará um a série de beneficios para...
COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

Tomar um picolé, um sorvete ou uma bebida gelada pode acarretar em um sintoma que é muito comum: a sensibilidade dos dentes. Agora nessa época do verão, que a vontade por algo refrescante é rotineira, nem se fala. E você sabe ao certo por que os dentes ficam sensíveis e o que é preciso fazer para cuidar nestes casos? Nas próximas linhas a gente explica, chega mais!   Causas...
QUANDO SE DEVE TROCAR A ESCOVA DE DENTES?

QUANDO SE DEVE TROCAR A ESCOVA DE DENTES?

O uso diário da escova de dentes acaba exigindo que ela seja trocada de tempos em tempos. Mas, qual é mesmo este tempo? E por qual motivo, será que é só desgaste, mesmo? A seguir, vamos responder algumas perguntas que muitas pessoas fazem quando o assunto é a troca da escova de dentes. Veja as respostas e melhore ainda mais seu hábito de higiene bucal. Por que trocar a...
VIDA NOVA PARA QUEM COLOCA IMPLANTE

VIDA NOVA PARA QUEM COLOCA IMPLANTE

Não é um exagero dizer que as pessoas que investem no implante dentário como tratamento para a falta de um ou mais dentes adquirem uma vida renovada. De ações cotidianas como alimentação, higiene bucal e diálogo, aos eventos esporádicos como uma entrevista de emprego ou uma festa importante, tudo fica melhor e mais fácil de ser vivido. Dando sequência à nossa série de posts sobre este tipo de tratamento...
POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

POR QUE TER DENTES LIVRES DO BRUXISMO

Um distúrbio odontológico que ainda acomete milhares de pessoas em todos os países é o Bruxismo. Diferente do que muitos creem ser, somente a dor nos dentes ou dores de cabeça e mandíbula, ele pode ter consequências sérias se não for tratado da maneira que precisa, aumentando ainda mais a “dor de cabeça” do paciente, no sentido figurado da expressão. Então se informe melhor com este texto e oriente...
CUIDAR DOS DENTES AJUDA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

CUIDAR DOS DENTES AJUDA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

O título do texto de hoje parece chamada sensacionalista. Mas não é, ele realmente fala de algo real. É que muitas pessoas não associam o fato da saúde bucal interferir na saúde corporal, logo, no desempenho de uma pessoa na hora dela praticar atividades físicas. Vamos explicar, nas linhas adiante, mais sobre o tema.   Como a saúde bucal interfere no treino Estudos comprovam que caso um atleta possua...