AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

No calorão que tem feito, ter mais sede é normal e até bom para o corpo se manter hidratado e a saúde bucal fortalecida. Hum? “O que a saúde bucal tem a ver com a hidratação corporal?”, você deve ter se perguntado. Pois  saiba que assim como o corpo precisa de água para sobreviver (cerca de 65% do corpo humano é composto por água), a saúde bucal também precisa deste líquido inodoro, transparente e refrescante para manter as funções vitais da boca. A seguir a gente te explica com mais detalhes.

Seu corpo desidrata fácil

Pura verdade o que o título diz e a gente é que não percebe isso ao longo de 24 horas. Nos dias quentes que temos vivido, a perda de líquidos corporais é maior porque o corpo libera mais calor para regular a temperatura, o que gera mais transpiração (suor) e assim água e sais minerais são liberados com mais intensidade pela pele. Como autodefesa, o organismo pede mais água (aquela sede enorme que dá na gente) para repor tudo o que foi perdido e manter o metabolismo em equilíbrio.

 

A vilã, a boca seca

Em se tratando de saúde bucal, quando o corpo começa a ficar desidratado a boca fica seca, com pouca saliva e um início de desconforto que pede a ingestão de líquido para amenizar. Aqueles que sofrem com este incômodo frequente, a xerostomia (quem faz uso diário de medicamentos, principalmente os idosos) sabem do que estamos falando. E do perigo que é não manter a boca hidratada.

A saliva é formada por cerca de 99% de água e seu restante é constituído por substâncias orgânicas e sais minerais. É justamente ela que mantêm a boca lubrificada, limpando os tecidos orais e iniciando a digestão durante a mastigação. Se a quantidade de saliva está abaixo do ideal, certas bactérias e fungos podem se instalar na boca, gerando desconfortos, cáries e dificuldade de engolir os alimentos.

 

Como se manter hidratado

O corpo humano precisa sempre manter seu nível de água equilibrado para não gerar desestabilizações em seu metabolismo. E estamos falando é de água pura mesmo, que claro pode ser complementada com a ingestão de sucos, vitaminas, frutas e legumes (alguns deles possuem um elevado nível de água na composição, como a melancia, melão, laranja, chuchu, abobrinha dentre outros).

Evitar refeições condimentadas e industrializadas ajuda a ficar longe do sódio, que provoca a retenção de líquidos e que faz mal. E quem não consegue beber água pura, pode investir na água de coco, um isotônico natural para se manter hidratado (sem exagerar, é claro).

Deu para entender um pouco da importância de se ingerir água para evitar complicações corporais e na saúde bucal? A gente espera que sim e que você esteja tendo um verão bem alegre e refrescante! Quem ficou com dúvidas ou possui questionamentos sobre a saúde bucal, vem dar uma passadinha aqui na clínica para conversar com a gente, vamos adorar te receber! Continue aproveitando as cores e emoções da estação sem deixar de ingerir muita água, hein?

×