(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira.

Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave. Agora imagine isso em um bebê? Não é nada saudável e totalmente perigoso para a saúde da criança, a gente te explica mais logo abaixo.

O que é a cárie de mamadeira

A bactéria que causa a doença cárie é a mesma: tanto para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso já podemos deduzir que os cuidados com a saúde bucal devem acontecer desde cedo, começando na primeira infância.

A famosa cárie de mamadeira é aquela que surge muitas vezes por causa do hábito errado de deixar o bebê ou a criança dormir tomando mamadeira. Ao dormir sem fazer a higiene bucal, o açúcar presente nos líquidos (até no leite materno tem açúcar, é a lactose) acaba se alojando nos dentes e assim favorecendo a invasão e proliferação de bactérias causadoras da cárie.

Outros hábitos inadequados como beijar a boca do bebê, limpar o bico da chupeta ou mamadeira com a própria boca (até provar a temperatura do leite diretamente no bico não é bom) ou assoprar a papinha para esfriar são atitudes capazes de transmitir as bactérias dos pais para a boca do neném, elevando a chance de aparecer cáries.

 

Por que evitar a cárie nos dentes de leite

Pensar que os dentes de leite não possuem tanta importância quanto os dentes permanentes é completamente errado. Na realidade, como os dentes de leite possuem camadas mais finas de proteção (em comparação com as dos permanentes), a doença cárie pode ocorrer com mais facilidade.

Outro motivo para cuidar dos dentes de leite é que eles têm a função de serem guias para os permanentes, garantindo um bom posicionamento destes e assim um futuro desenvolvimento correto da dentição da criança. A ortodontia é a área responsável pela prevenção da chegada dos dentes, permitindo que a arcada dentária fique corretamente alinhada e saudável.

Portanto, não escovar adequadamente os dentes dos pequenos, desde que são bebês, é permitir que o esmalte do dente fique fragilizado, afinal as bactérias presentes passam a liberar ácidos que começam a destruir o esmalte.

 

O que fazer para evitar

Como já foi dito, a higienização correta dos dentes é super importante e a forma mais eficaz de evitar a cárie. Antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos, os pais podem limpar a boquinha dos nenéns com uma gaze ou fralda umedecida embebida em água filtrada morna, passando levemente sobre a gengiva deles. Fazendo esta limpeza antes de dormir, a criança já cresce acostumada com o hábito, facilitando o posterior uso da escova dental.

Assim que o primeiro dentinho nascer, já é aconselhado escovar os dentes do bebê com pasta dental, a quantidade a ser usada é de até um grão de arroz (o ideal é levar o pequeno no dentista para receber todas as orientações necessárias, caso o baby precise de algum cuidado a mais de acordo com o perfil dele).

Tanto o neném como a criança de até 10 anos não consegue escovar os dentes sozinhos, eles necessitam da supervisão de um adulto. Uma dica é tornar o momento lúdico, com pastas dentais e escovas coloridas ou de bichinhos, além de usar musiquinhas ou historinhas para tornar o momento mais agradável.
Viu só como é fundamental evitar a cárie nos pequeninos? A Mr. Clean é a favor e pratica a prevenção da cárie desde a primeira infância. Porque um bebê cuidado com o hábito da higiene bucal crescerá acostumado com essa rotina sem maiores transtornos e desgastes, levando esse comportamento ao longo de toda sua vida.

Você também pode gostar de:


FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

Fim de ano é sempre a mesma história: festa repleta de comes e bebes com amigos, família ou colegas de trabalho. É raro resistir às delícias da data, que acabam sendo refeições ricas em gordura, carboidratos e açúcares. Aproveitar as festas de final de ano não é um problema, desde que seja feita a correta higienização bucal para preservar dentes, boca e gengiva. Se liga nas orientações para você...
SAIBA COMO SE PREVENIR DA HALITOSE

SAIBA COMO SE PREVENIR DA HALITOSE

O que é essa tal de halitose? Entenda! Mesmo que o termo pareça ser nome de doença, a halitose nada mais é que o mau hálito, o incômodo que alguns sentem quando abrem a boca para falar ou respirar. É um assunto considerado meio que um tabu, pois há pessoas que sabem que têm, as que acham que que têm e as que não sabem que têm (é um...
Implante dentário: fazer ou não?

Implante dentário: fazer ou não?

Relato da Paciente: Regina Oliveira / Fotógrafa e Comunicadora Itatiaia Hoje vou falar de um tratamento odontológico que gera muitas dúvidas e insegurança, primeiro por ser um procedimento cirúrgico e, segundo, por imaginarmos ser dispendioso. O problema Muitas pessoas que perdem os dentes ao longo da vida, seja por acidente, doenças bucais, ausências naturais dos incisivos ou até mesmo por tratamento mal feito – como é o meu caso...
SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

SORRISOS BRANCOS E APAIXONADOS

Na semana dos Namorados, resolvemos falar sobre amor. Não, espera, vamos falar sobre os sorrisos que o amor provoca. Todo indivíduo apaixonado sai por aí sorrindo à toa, espalhando alegria, num é mesmo? Agora imagine quando essa pessoa tem um sorriso branco? Ela sorri ainda mais, segura de si e atraindo olhares e outros sorrisos. O amor está no ar e os sorrisos com dentes brancos estão aqui no...
Uso do enxaguante bucal

Uso do enxaguante bucal

Muito se engana quem acha que o enxaguante bucal tem que arder bastante a boca na hora do bochecho. Produto sempre divulgado na mídia, muitos adeptos não sabem que seu uso requer orientações de um dentista, afinal ele só é benéfico para quem tem doenças periodontais, para as pessoas que não possuem estas doenças o efeito é nulo. Primeiramente é bom frisar que utilizar o antisséptico bucal no lugar...
CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira. Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave....