(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira.

Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave. Agora imagine isso em um bebê? Não é nada saudável e totalmente perigoso para a saúde da criança, a gente te explica mais logo abaixo.

O que é a cárie de mamadeira

A bactéria que causa a doença cárie é a mesma: tanto para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso já podemos deduzir que os cuidados com a saúde bucal devem acontecer desde cedo, começando na primeira infância.

A famosa cárie de mamadeira é aquela que surge muitas vezes por causa do hábito errado de deixar o bebê ou a criança dormir tomando mamadeira. Ao dormir sem fazer a higiene bucal, o açúcar presente nos líquidos (até no leite materno tem açúcar, é a lactose) acaba se alojando nos dentes e assim favorecendo a invasão e proliferação de bactérias causadoras da cárie.

Outros hábitos inadequados como beijar a boca do bebê, limpar o bico da chupeta ou mamadeira com a própria boca (até provar a temperatura do leite diretamente no bico não é bom) ou assoprar a papinha para esfriar são atitudes capazes de transmitir as bactérias dos pais para a boca do neném, elevando a chance de aparecer cáries.

 

Por que evitar a cárie nos dentes de leite

Pensar que os dentes de leite não possuem tanta importância quanto os dentes permanentes é completamente errado. Na realidade, como os dentes de leite possuem camadas mais finas de proteção (em comparação com as dos permanentes), a doença cárie pode ocorrer com mais facilidade.

Outro motivo para cuidar dos dentes de leite é que eles têm a função de serem guias para os permanentes, garantindo um bom posicionamento destes e assim um futuro desenvolvimento correto da dentição da criança. A ortodontia é a área responsável pela prevenção da chegada dos dentes, permitindo que a arcada dentária fique corretamente alinhada e saudável.

Portanto, não escovar adequadamente os dentes dos pequenos, desde que são bebês, é permitir que o esmalte do dente fique fragilizado, afinal as bactérias presentes passam a liberar ácidos que começam a destruir o esmalte.

 

O que fazer para evitar

Como já foi dito, a higienização correta dos dentes é super importante e a forma mais eficaz de evitar a cárie. Antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos, os pais podem limpar a boquinha dos nenéns com uma gaze ou fralda umedecida embebida em água filtrada morna, passando levemente sobre a gengiva deles. Fazendo esta limpeza antes de dormir, a criança já cresce acostumada com o hábito, facilitando o posterior uso da escova dental.

Assim que o primeiro dentinho nascer, já é aconselhado escovar os dentes do bebê com pasta dental, a quantidade a ser usada é de até um grão de arroz (o ideal é levar o pequeno no dentista para receber todas as orientações necessárias, caso o baby precise de algum cuidado a mais de acordo com o perfil dele).

Tanto o neném como a criança de até 10 anos não consegue escovar os dentes sozinhos, eles necessitam da supervisão de um adulto. Uma dica é tornar o momento lúdico, com pastas dentais e escovas coloridas ou de bichinhos, além de usar musiquinhas ou historinhas para tornar o momento mais agradável.
Viu só como é fundamental evitar a cárie nos pequeninos? A Mr. Clean é a favor e pratica a prevenção da cárie desde a primeira infância. Porque um bebê cuidado com o hábito da higiene bucal crescerá acostumado com essa rotina sem maiores transtornos e desgastes, levando esse comportamento ao longo de toda sua vida.

Você também pode gostar de:


A SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

A SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

Está é a Semana das Crianças, seres humanos que iluminam a nossa vida com alegria e pureza. É comum presenteá-las com brinquedos para comemorar a data, porém a Mr. Clean tem uma pergunta séria a fazer: você como pai, mãe, avós, tios ou como responsável por uma criança, tem cuidado da saúde bucal dela? Pois os pequenos são novos demais para saberem como se cuida direito dos dentes e precisam...
Fio dental sem mistério

Fio dental sem mistério

O fio dental faz bem? Um estudo feito com gêmeos provou que o uso do fio dental, associado com a escovação dos dentes e da língua, reduz significamente a presença de micro organismos causadores das cáries. Procure seu dentista e consulte-o sobre a melhor maneira de usar o fio dental; se você usa ou não aparelho,  ele vai te dar ótimas dicas para facilitar sua higienização. Veja 4 benefícios...
Lentes de contato dental: transforme o seu sorriso

Lentes de contato dental: transforme o seu sorriso

Tratamentos estéticos estão sendo cada vez mais mais procurados nas clínicas odontológicas nos últimos anos. Afinal, ter um sorriso lindo, alinhado e brilhante é o desejo de muita gente. Pessoas que possuem algum tipo de desgaste, desnível ou problema nos dentes acabam procurando serviços estéticos como uma forma rápida de conseguir os resultados desejados. E um dos procedimentos mais buscados atualmente é a lente de contato dental. Com sua...
Qual o valor de um implante?

Qual o valor de um implante?

Se você chegou até aqui procurando quanto investir em um implante dentário e não quer ler até o fim do post, posso ir te adiantando uma coisa: a única forma de ter um planejamento real é marcando uma avaliação. Neste texto, vou dar algumas dicas para saber se você precisa ou não desse tratamento e falar sobre o valor de um implante. Um pequeno teste Primeiro, leia atentamente as...
Troque os hábitos por um sorriso bonito

Troque os hábitos por um sorriso bonito

Todo clareamento dental (laser ou moldeira), exige no mínimo, 72h de alimentação especial, sem corantes e acidulantes. Diversas pessoas desistem do sorriso perfeito por acharem que irão passar fome, ou por não conseguirem ficar sem beber refrigerante, sucos, café ou fumar por alguns dias. Se você não sobrevive sem alguns alimentos como chocolate, chá, molho de tomate, etc, pode ser necessário uma reeducação alimentar antes do clareamento. Quais hábitos...
Sem saliva, sem saúde

Sem saliva, sem saúde

Você sabia que na terceira idade nosso organismo já não é como na juventude? A saúde bucal comprometida vai afetar diretamente a condição nutricional, o estado físico e mental do indivíduo, além de diminuir o prazer de uma vida social ativa. A diversidade de conceitos, circunstâncias de vida e até a falta de informação podem afetar a aceitação, a procura e a realização bem sucedida de um tratamento dentário....