(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Guia: como prevenir doenças bucais

Guia: como prevenir doenças bucais

Partindo do princípio de que tudo que nutre o nosso corpo é absorvido por via oral, é de grande importância observarmos atentamente os sinais ou alertas disparados pelas condições de nossa boca.

Para te avisar que o corpo não está bem, alguns sinais são emitidos. Com a saúde da boca funciona da mesma forma: mau hálito, mobilidade dentária, gengivite… tudo isso é um alerta para você. E para ficar de olhos atentos a tudo isso, separamos alguns pontos sobre a importância da prevenção. Acompanhe a seguir!

Os sinais mais comuns

O mau hálito e as aftas constantes podem ser alertas para problemas estomacais, e inclusive, sinais de estresse. Os sangramentos e inflamações gengivais constantes podem retratar outros problemas mais graves, como o início de desgaste ósseo, que é um grande inimigo de um sorriso bonito, levando à perda dos dentes.

A gengivite é um processo indolor, o que retarda sua identificação. Só se nota o problema quando já está em estado avançado. A melhor defesa é o cuidado diário com uma excelente escovação, uso constante do fio dental, consultas periódicas ao dentista para avaliação preventiva e a realização de uma boa limpeza e retirada dos tártaros.

Bons hábitos geram bons resultados

Os problemas bucais podem ser reduzidos — ou até evitados — começando com boa higienização após as refeições. Essa prática de ouro evita o acúmulo de resíduos e a formação de bactérias. As bactérias que causam a gengivite podem entrar na corrente sanguínea e gerar ou agravar outros quadros de saúde, como problemas cardíacos, diabetes, problemas respiratórios, entre outros.

Você não precisa passar por nenhum desses problemas para finalmente tomar as medidas cabíveis quando o assunto é cuidado. A atenção diária com a saúde bucal é a melhor forma de evitar com que os pacientes vivam esses problemas.

Alimentação: um grande aliado

Além dos procedimentos de higiene bucal mencionados anteriormente, a alimentação também pode ser um grande amigo da saúde de sua boca. Existem alguns alimentos que contribuem para a limpeza dos dentes, quer sejam agindo como uma bucha e esfregando a superfície dental, ou aqueles que estimulam a produção de saliva.

Neste texto você descobre quais são os melhores alimentos para comer e ajudar no combate à cárie. Esses mesmos alimentos também podem te ajudar na saúde bucal completa.

Prevenção regular é sempre o melhor remédio

Não seja pego de surpresa com algum probleminha na boca. Cuide-se sempre, mantenha sua higiene bucal em dia e faça visitas frequentes ao seu dentista. Até porque, um diagnóstico inicial pode fazer completa diferença no tratamento e resultado de alguma coisa que porventura venha a aparecer.

E para ficar por dentro das nossas atualizações e novos conteúdos, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. A Mr. Clean está sempre inovando quando o assunto é te deixar informado.

 

Você também pode gostar de:


IMPLANTE DENTÁRIO SEM MISTÉRIO, SEM COMPLICAÇÕES

IMPLANTE DENTÁRIO SEM MISTÉRIO, SEM COMPLICAÇÕES

O vazio na boca provocado pela falta de um ou mais dentes é solucionado com os implantes dentários. E se pararmos para falar sobre a eficácia desse método, entram em cena os cuidados que todo paciente precisa ter, tanto após a cirurgia, quanto de forma constante por toda a vida a fim de evitar riscos. Então confira as orientações a seguir.   Atenção logo após a cirurgia do implante...
5 PERGUNTAS IMPORTANTES SOBRE A GENGIVITE

5 PERGUNTAS IMPORTANTES SOBRE A GENGIVITE

Gengiva mais inchadinha, doendo na hora de comer algo ou, principalmente, de escovar os dentes. E quando sangra e você cospe na pia a espuma da pasta de dente avermelhada, num dá uma certa preocupação? Pois saiba que se cuidar para evitar ou então tratar direitinho com o dentista, a Gengivite não vira um problema maior capaz de atrapalhar sua rotina. Se liga nas cinco perguntas que preparamos no...
LEMBRE-SE: PÁSCOA É SINÔNIMO DE VIDA

LEMBRE-SE: PÁSCOA É SINÔNIMO DE VIDA

Essa semana é especial pois comemora-se a Páscoa, a ressureição de Cristo. Aqui na Mr. Clean nós respeitamos todas as religiões, cada uma delas tem o seu lado bom. Ao refletir sobre a data, podemos ver que ela nos mostra um pouco da importância de valorização da vida, não é mesmo? Por isso separamos algumas informações e reflexões sobre a época, vamos lá.   De onde vem o coelhinho...
Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

O incentivo aos cuidados com a saúde dos dentes deve ser implementado desde cedo na vida das crianças, porém durante o período de troca dos dentes é ainda mais necessário reforçar sua importância. Esta fase é crítica, pois é necessário incentivar bons hábitos para garantir uma boa saúde bucal que perdure até a vida adulta. A alimentação é primordial para a saúde das crianças, e para a saúde dos...
Qual o valor de um implante?

Qual o valor de um implante?

Se você chegou até aqui procurando quanto investir em um implante dentário e não quer ler até o fim do post, posso ir te adiantando uma coisa: a única forma de ter um planejamento real é marcando uma avaliação. Neste texto, vou dar algumas dicas para saber se você precisa ou não desse tratamento e falar sobre o valor de um implante. Um pequeno teste Primeiro, leia atentamente as...
O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

Outro dia falamos aqui de um problema bucal que algumas pessoas enfrentam e que é capaz de gerar desconfortos e dificuldades de convívio social: o ​mau hálito​. Hoje iremos dar continuidade ao assunto, mas tratando sobre um produto que é um grande aliado no tratamento da halitose – o dióxido de cloro. Em que consiste o produto O dióxido de cloro é encontrado em ​enxaguantes bucais e atua como...