(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

CUIDAR DOS DENTES AJUDA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

CUIDAR DOS DENTES AJUDA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

O título do texto de hoje parece chamada sensacionalista. Mas não é, ele realmente fala de algo real. É que muitas pessoas não associam o fato da saúde bucal interferir na saúde corporal, logo, no desempenho de uma pessoa na hora dela praticar atividades físicas. Vamos explicar, nas linhas adiante, mais sobre o tema.

 

Como a saúde bucal interfere no treino

Estudos comprovam que caso um atleta possua problemas bucais, seu rendimento reduz em até 21%. Seja você um atleta profissional ou não, sua saúde bucal também interfere no exercício físico. Por exemplo, quem tem as arcadas dentárias desalinhadas (má-oclusão dental), não aproveita direito a energia dos alimentos durante a mastigação, além de respirar pela boca e ter dificuldade na hora do esforço físico.

Outros problemas bucais afetam o rendimento na hora de praticar atividade física, como as desordens na ATM (articulação têmporo-mandibular); alterações gengivais ou periodontais; cáries dentre outros casos. Por isso é preciso consultar um dentista, imagina você com foco total nos treinos e ficando prejudicado por desordens na boca e dentes? É exigir demais de você sem necessidade.

Certas doenças são mais susceptíveis de um atleta que não se preocupa com a saúde bucal ter. São enfermidades que podem estar diretamente relacionadas aos órgãos do corpo: a endocardite bacteriana (quando alguma bactéria presente na cavidade bucal devido desordens gengivais ou periodontais, cai na corrente sanguínea, podendo ir parar no coração); reumatismo ou problemas nas articulações do corpo.

 

Atenção para quem tem o hábito de treinar

Seja você um atleta frequente ou não, todo cuidado é pouco. Da mesma forma que você se preocupa com a roupa que retém mais o suor ou o tênis para não forçar pés e joelhos, em relação à saúde bucal a preocupação não pode ser diferente. São detalhes mínimos que às vezes passam sem serem notados e que podem estar criando uma condição favorável para um desequilíbrio bucal.

Certos cuidados são: sempre beber muita água (além de hidratar o corpo, a produção salivar ficará boa, deixando a boca lubrificada e evitando doenças bucais); maneirar na ingestão de suplementos ou bebidas isotônicas, repositoras ou energéticas (elas são ricas em açúcar, o que facilita o desenvolvimento de bactérias ou reduzem o pH da cavidade bucal, gerando cáries); usar o protetor bucal para esportes em que há risco de impactos na face (perder os dentes por descuido ninguém merece).

 

Comprometimento com a saúde da boca e dos dentes

Assim como se tem o hábito da prática desportiva, o hábito de cuidar corretamente da saúde bucal é também importante. Então se liga nos três principais cuidados: o primeiro é o de escovar corretamente, sem pressa, os dentes após as refeições (passar o fio dental, usar uma escova que combina com seu perfil bucal e pasta de dente com flúor – este hábito quase que anula o risco de infecções bucais).

O segundo hábito é consultar o dentista a cada seis meses (se o profissional falar que seu caso é mais delicado (uma gengiva mais sensível, por exemplo), siga as orientações passadas e não deixe pra depois as visitas. Aqui na Mr. Clean temos o PAP, Programa de Acompanhamento Preventivo, que faz com que o paciente visite o dentista para fazer limpeza e outros procedimentos, prevenindo doenças bucais. O terceiro cuidado é jamais roer unhas, morder tampas de canetas ou ter a mania de morder os lábios (isso tudo causa desordem na articulação da mandíbula).

Quem já pratica atividade física, vai tirar de fichinha esta atenção com a saúde bucal. É tudo questão de foco e força de vontade, principalmente para prevenir doenças bucais graves. Porque vamos combinar: adianta ter um corpo bonito, escultural e saudável e o sorriso não estar bem cuidado? Sorrir para as atividades físicas preocupando também com a boca e os dentes é o caminho certo para os treinos serem só sucesso!

Você também pode gostar de:


CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

ENTENDA E APRENDA AGORA COMO SE PREVENIR DESSA DOENÇA Um dos alertas que todos nós ouvimos falar desde a infância é sobre a terrível cárie. Os pais ensinam aos filhos que escovar os dentes é importante para ‘não dar cárie’, e que comer muitos doces também favorece a doença. Pois bem, para que você e sua família saibam um pouco mais sobre essa vilã da saúde bucal, confira a...
O SORRISO DELAS

O SORRISO DELAS

Hoje é um dia que surgiu de milhares de ventres de todo o mundo. Estamos falando do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, data que é marcada por ações em todos os continentes em busca de melhores condições de trabalho, de vida social e política. Essa história começou na segunda metade do século XIX e está viva até hoje, porque as mudanças são necessárias, olha só.   Uma...
Dentes saudáveis pra vida toda

Dentes saudáveis pra vida toda

Você tem visitado o dentista regularmente? Tem caprichado na escovação e fio dental? Estamos tão automatizados e ocupados que às vezes nos esquecemos da saúde bucal e, de repente surge uma cárie! Para evitar que isso aconteça, faça parte do PAP e tenha benefícios como confirmação de visita, orientações e informações de como cuidar da saúde bucal; Limpeza com jato de bicarbonato; Fluoretação; Técnicas de escovação; etc. Conheça nosso...
Endocardite Bacteriana: Cuide do seu Coração

Endocardite Bacteriana: Cuide do seu Coração

No post anterior explicamos sobre a Odontologia do Esporte, área que trata a saúde bucal de um atleta profissional. Hoje é Dia do Cliente e relacionaremos um pouco a Odontologia do Esporte com um assunto muito importante, falaremos sobre a endocardite, doença de causa bacteriana que já levou atletas profissionais e não profissionais à morte, infelizmente. Confira abaixo o que fazer para evitá-la. Como ela ocorre A chamada endocardite...
Quem foi seu primeiro dentista?

Quem foi seu primeiro dentista?

Sabe aquela história do dentista da família, que cuidou do seu pai, e de você quando era criança?  Só consultávamos com ele, e que as vezes nos fazia perder um tempo incrível no  trânsito, ou esperar pelo dia e horário que ele podia atender. Lembra?  A Mr. Clean Odontologia veio quebrar esse mito. Com uma equipe formada por profissionais experientes, e sua localização no centro da cidade, a Mr....
Sem saliva, sem saúde

Sem saliva, sem saúde

Você sabia que na terceira idade nosso organismo já não é como na juventude? A saúde bucal comprometida vai afetar diretamente a condição nutricional, o estado físico e mental do indivíduo, além de diminuir o prazer de uma vida social ativa. A diversidade de conceitos, circunstâncias de vida e até a falta de informação podem afetar a aceitação, a procura e a realização bem sucedida de um tratamento dentário....