(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Dia nacional do Idoso

Dia nacional do Idoso

No próximo sábado será comemorado o Dia Nacional do Idoso, data importante de ser comentada porque a inversão da pirâmide social do Brasil indica que teremos uma população idosa volumosa nos próximos anos. E independente da condição de vida mais sensível que um idoso geralmente enfrenta, percorrer a terceira idade com uma boa saúde bucal é possível. A seguir daremos algumas dicas, confira.

Quais são os incômodos mais frequentes?
O desconforto mais comum que as pessoas acreditam que uma pessoa idosa enfrenta é o uso de próteses, principalmente se for dentadura. O que muitos se esquecem é que o organismo do idoso é um organismo mais sensível e suscetível a inúmeros incômodos. Listando os principais deles: perda dos dentes; mastigação inadequada dos alimentos (devido às dificuldades que surgem com a falta dos dentes ou na adaptação com as próteses, a trituração da comida é feita com insuficiência); engasgos súbitos ou deglutição errada em virtude da mastigação ineficaz; cáries de raiz; xerostomia (a famosa boca seca); bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes); lesões da mucosa oral (candidíases, leucoplasias); câncer oral; doenças periodontais que afetam os tecidos de suporte e sustentação dos dentes; dificuldades de socialização.

A terceira idade gera uma sensibilidade maior na boca, principalmente porque é normal a gengiva começar a retrair, deixando bem expostas as áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte dental. É um desconforto sentido por alimentos ou bebidas quentes e frias, além do ar frio ou de líquidos doces e amargos – nos quadros clínicos mais graves de sensibilidade bucal.

 

Como resolver estes incômodos
De início, a saúde bucal de um idoso permeia os cuidados básicos que tanto os adultos quanto as crianças devem ter com os dentes – escovação correta feita com escova macia que não machuca os dentes e a gengiva (o dentista deve orientar o tipo de escova que é melhor para sua arcada dentária), uso de fio dental para retirar os resíduos de alimentos que ficam grudados entre os dentes, uso de raspador lingual para evitar a saburra, acompanhamento periódico no dentista. O cuidado que for realizado de forma diferente das usuais, só pode ser passado pelo profissional dentista que acompanha o idoso, que irá avaliar todo o quadro clínico da boca, associando com a saúde como um todo do indivíduo e levando em consideração os riscos e benefícios existentes.

Além da Odontogeriatria que irá tratar os incômodos sentidos por um idoso, assim como irá reduzir os danos futuros que ele possa ter, o tipo de alimentação de nutrientes que o idoso ingere possui extrema importância para a saúde bucal. O ideal é que seja feita uma dieta rica em carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e fibras, evitando o consumo de alimentos industrializados, doces e refrigerantes ao máximo.

Outros pequenos cuidados feitos no dia a dia, de acordo com a rotina do idoso, são capazes de diminuir os incômodos sofridos. Escovar corretamente a dentadura ou próteses, além de guardá-los em lugar seguro e úmido é essencial para evitar a boca seca. Certos medicamentos também causam a xerostomia (ressecamento da mucosa bucal), portanto é importante que o dentista acompanhe todos os remédios ingeridos pelo idoso para saber dos efeitos colaterais causados.

Os tipos de limpeza da boca variam de acordo com a condição de vida do idoso. Aquele que é totalmente independente, parcialmente dependente ou totalmente dependente de um cuidador – será orientado pelo dentista, de preferência com a família acompanhando cada especificidade e exigência que o método de escovação ou limpeza com gaze e solução exige.

 

O sorriso dos experientes
Chegar na terceira idade é uma vantagem por se tratar da fase que indica que você já viveu por muitos anos. Poder curtir os netos, acompanhar as conquistas e amadurecimentos dos familiares, dar conselhos para amigos, ver pessoas de bem transformando o mundo em um lugar melhor, avaliar o presente para assim construírem o futuro são algumas atitudes de vida que poucos, melhor dizendo, que só os idosos são capazes de usufruir.

E diante de tantas possibilidades que a terceira idade possui, nós da Mr. Clean acreditamos e queremos sempre ver uma velhice repleta de sorrisos saudáveis, sinceros e espontâneos. Parabenizamos os idosos de hoje pela força que eles têm e nos transmitem, assim como reconhecemos as pessoas que cuidam deles com total carinho, atenção e respeito. Hoje, dia 01 de outubro e sempre, viva os idosos!

Você também pode gostar de:


Dia nacional do Idoso

Dia nacional do Idoso

No próximo sábado será comemorado o Dia Nacional do Idoso, data importante de ser comentada porque a inversão da pirâmide social do Brasil indica que teremos uma população idosa volumosa nos próximos anos. E independente da condição de vida mais sensível que um idoso geralmente enfrenta, percorrer a terceira idade com uma boa saúde bucal é possível. A seguir daremos algumas dicas, confira. Quais são os incômodos mais frequentes?...
A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao...
Novembro Azul

Novembro Azul

O mês de outubro acabou e os dias foram marcados pela cor rosa devido ao movimento internacional de luta contra o câncer de mama, o ​Outubro Rosa.​ Agora no mês de novembro, a campanha é caracterizada pelo tom azul e se direciona aos homens no combate ao câncer de próstata. A Mr. Clean separou algumas informações importantes que podem desmistificar e ajudar todos aqueles que precisam se cuidar, olha...
Vida nova para quem coloca Implante

Vida nova para quem coloca Implante

Não é um exagero dizer que as pessoas que investem no implante dentário como tratamento para a falta de um ou mais dentes adquirem uma vida renovada. De ações cotidianas como alimentação, higiene bucal e diálogo, aos eventos esporádicos como uma entrevista de emprego ou uma festa importante, tudo fica melhor e mais fácil de ser vivido. Dando sequência à nossa série de posts sobre este tipo de tratamento...
3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena

3 formas de cuidar da saúde mental durante a Quarentena

Cuidar da saúde mental durante a Quarentena é fundamental para sobreviver ao isolamento social causado pelo Coronavírus.  Para muita gente, saúde mental nunca foi um assunto a ser pensado ou discutido até então. E se vale o conselho, reflita sempre sobre seu estado emocional com ou sem quarentena. Isso ajuda muito a ter uma vida melhor e mais saudável. E para você dar o pontapé inicial nesse assunto, te...
APARELHO: MELHOR O TRANSPARENTE OU O INVISÍVEL?

APARELHO: MELHOR O TRANSPARENTE OU O INVISÍVEL?

Dentre os caminhos atuais da odontologia estética, quem decide usar aparelho ortodôntico para transformar o sorriso acaba se deparando com as opções mais estéticas, além da metálica. Ao analisar qual tratamento é o que mais interessa o paciente, em comparação com o tradicional aparelho metálico, existem os métodos transparente ou invisível. Conhecer um pouco sobre cada um é o primeiro passo para a escolha certa.   Iguais nos objetivos,...