(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Dia nacional do Idoso

Dia nacional do Idoso

No próximo sábado será comemorado o Dia Nacional do Idoso, data importante de ser comentada porque a inversão da pirâmide social do Brasil indica que teremos uma população idosa volumosa nos próximos anos. E independente da condição de vida mais sensível que um idoso geralmente enfrenta, percorrer a terceira idade com uma boa saúde bucal é possível. A seguir daremos algumas dicas, confira.

Quais são os incômodos mais frequentes?
O desconforto mais comum que as pessoas acreditam que uma pessoa idosa enfrenta é o uso de próteses, principalmente se for dentadura. O que muitos se esquecem é que o organismo do idoso é um organismo mais sensível e suscetível a inúmeros incômodos. Listando os principais deles: perda dos dentes; mastigação inadequada dos alimentos (devido às dificuldades que surgem com a falta dos dentes ou na adaptação com as próteses, a trituração da comida é feita com insuficiência); engasgos súbitos ou deglutição errada em virtude da mastigação ineficaz; cáries de raiz; xerostomia (a famosa boca seca); bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes); lesões da mucosa oral (candidíases, leucoplasias); câncer oral; doenças periodontais que afetam os tecidos de suporte e sustentação dos dentes; dificuldades de socialização.

A terceira idade gera uma sensibilidade maior na boca, principalmente porque é normal a gengiva começar a retrair, deixando bem expostas as áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte dental. É um desconforto sentido por alimentos ou bebidas quentes e frias, além do ar frio ou de líquidos doces e amargos – nos quadros clínicos mais graves de sensibilidade bucal.

 

Como resolver estes incômodos
De início, a saúde bucal de um idoso permeia os cuidados básicos que tanto os adultos quanto as crianças devem ter com os dentes – escovação correta feita com escova macia que não machuca os dentes e a gengiva (o dentista deve orientar o tipo de escova que é melhor para sua arcada dentária), uso de fio dental para retirar os resíduos de alimentos que ficam grudados entre os dentes, uso de raspador lingual para evitar a saburra, acompanhamento periódico no dentista. O cuidado que for realizado de forma diferente das usuais, só pode ser passado pelo profissional dentista que acompanha o idoso, que irá avaliar todo o quadro clínico da boca, associando com a saúde como um todo do indivíduo e levando em consideração os riscos e benefícios existentes.

Além da Odontogeriatria que irá tratar os incômodos sentidos por um idoso, assim como irá reduzir os danos futuros que ele possa ter, o tipo de alimentação de nutrientes que o idoso ingere possui extrema importância para a saúde bucal. O ideal é que seja feita uma dieta rica em carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e fibras, evitando o consumo de alimentos industrializados, doces e refrigerantes ao máximo.

Outros pequenos cuidados feitos no dia a dia, de acordo com a rotina do idoso, são capazes de diminuir os incômodos sofridos. Escovar corretamente a dentadura ou próteses, além de guardá-los em lugar seguro e úmido é essencial para evitar a boca seca. Certos medicamentos também causam a xerostomia (ressecamento da mucosa bucal), portanto é importante que o dentista acompanhe todos os remédios ingeridos pelo idoso para saber dos efeitos colaterais causados.

Os tipos de limpeza da boca variam de acordo com a condição de vida do idoso. Aquele que é totalmente independente, parcialmente dependente ou totalmente dependente de um cuidador – será orientado pelo dentista, de preferência com a família acompanhando cada especificidade e exigência que o método de escovação ou limpeza com gaze e solução exige.

 

O sorriso dos experientes
Chegar na terceira idade é uma vantagem por se tratar da fase que indica que você já viveu por muitos anos. Poder curtir os netos, acompanhar as conquistas e amadurecimentos dos familiares, dar conselhos para amigos, ver pessoas de bem transformando o mundo em um lugar melhor, avaliar o presente para assim construírem o futuro são algumas atitudes de vida que poucos, melhor dizendo, que só os idosos são capazes de usufruir.

E diante de tantas possibilidades que a terceira idade possui, nós da Mr. Clean acreditamos e queremos sempre ver uma velhice repleta de sorrisos saudáveis, sinceros e espontâneos. Parabenizamos os idosos de hoje pela força que eles têm e nos transmitem, assim como reconhecemos as pessoas que cuidam deles com total carinho, atenção e respeito. Hoje, dia 01 de outubro e sempre, viva os idosos!

Você também pode gostar de:


5 problemas bucais mais comuns na terceira idade

5 problemas bucais mais comuns na terceira idade

Após vários anos ingerindo alimentos e bebidas, mastigando e cuidando da higiene bucal, é normal que a terceira idade seja a fase em que os dentes estão mais desgastados e frágeis, sensíveis mesmo. Para que você e sua família fiquem por dentro dos problemas bucais mais comuns desse período da vida, escrevemos este texto. Vale a pena compartilhar o assunto, todo cuidado com nossos avós, parentes e amigos que...
CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira. Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave....
CRIA JUÍZO, TIRA O DENTE SISO

CRIA JUÍZO, TIRA O DENTE SISO

Quem dera se fosse só fazer a cirurgia para a rapaziada ter mais do discernimento que a vida adulta, pede né? Os “dentes do juízo” possuem este nome pois geralmente surgem entre os 17 a 21 anos, a idade que os jovens começam a deixar a adolescência. Os dentes siso são os últimos a aparecer na boca e acabam tendo que ser retirados para evitar complicações mais graves. No...
Implante: fazer ou não?

Implante: fazer ou não?

Relato da Paciente: Regina Oliveira / Fotógrafa e Comunicadora Itatiaia Hoje vou falar de um tratamento odontológico que gera muitas dúvidas e insegurança, primeiro por ser um procedimento cirúrgico e, segundo, por imaginarmos ser dispendioso. O problema Muitas pessoas que perdem os dentes ao longo da vida, seja por acidente, doenças bucais, ausências naturais dos incisivos ou até mesmo por tratamento mal feito – como é o meu caso...
Lentes de contato dental: transforme o seu sorriso

Lentes de contato dental: transforme o seu sorriso

Tratamentos estéticos estão sendo cada vez mais mais procurados nas clínicas odontológicas nos últimos anos. Afinal, ter um sorriso lindo, alinhado e brilhante é o desejo de muita gente. Pessoas que possuem algum tipo de desgaste, desnível ou problema nos dentes acabam procurando serviços estéticos como uma forma rápida de conseguir os resultados desejados. E um dos procedimentos mais buscados atualmente é a lente de contato dental. Com sua...
ESTÉTICAS QUE DÃO ALEGRIA E BELEZA AO SORRISO

ESTÉTICAS QUE DÃO ALEGRIA E BELEZA AO SORRISO

Quem acessa o site da Mr. Clean vê que ela é uma clínica odontológica séria, apta para atender as questões que envolvem a saúde bucal: desde um desconforto sentido pelo paciente (atendemos de bebês a idosos) a até um tratamento estético de alta tecnologia. No post de hoje vamos falar um pouco sobre as formas que oferecemos para você sorrir com saúde e beleza. Bora ler e pensar no...