(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

6 DICAS QUE AJUDAM AO ENSINAR UMA CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES

 

“Será que tem mais algum segredo pra eu conseguir convencer meus filhos a escovarem os dentes e cuidar da saúde bucal?”. Essa é uma pergunta feita por pais quando eles enfrentam desafios ao ensinar as crianças que é preciso cuidar dos dentes. Se você é um deles ou é responsável por algum pequeno que está na fase de aprendizagem, embarque com a gente no texto de hoje, existem dicas boas e práticas.

 

Torne o momento divertido

 

É bom que o responsável pela criança (seja mãe, pai, avós, tios, familiares ou o adulto que cuida) deixe a hora da escovação algo leve, tranquilo e legal de ser feita. Vale a pena investir em escovas de dente coloridas ou temáticas (de personagens de desenho, por exemplo), cremes dentais saborizados ou músicas e livros infantis sobre o assunto. O importante é mostrar que cuidar da saúde bucal pode ser simples e divertido.

 

Explique o porquê, mas sem exageros

 

O motivo de criar o hábito de higiene bucal pode ser feito com jeito (sem perder a razão com castigos ou brigas desnecessárias) e até um pouco de carinho. Os pequenos precisam entender que é necessário escovar os dentes e cuidar da boca, afinal traz benefícios imediatos (sorriso brancos e limpinhos, gosto bom na boca, hálito refrescante, prevenção de cáries, saúde da boca e do corpo como um todo).

 

Seja o exemplo

 

Aquela velha história de que os filhos são espelho dos pais e adultos que os criam é real. Se a criança vê que os mais velhos possuem o hábito saudável de cuidar dos dentes, ela vai seguir o mesmo comportamento. Muitos dos pequenos gostam de imitar o que os pais fazem, e escovar os dentes com eles é até um momento gostoso de se viver. Você orienta a forma correta de fazer e ainda os parabeniza pelo aprendizado, eles adoram!

 

Não fale das consequências de forma assustadora

 

Criar medos nas crianças (o monstro da cárie, do canal, da perda de dente, do aparelhinho chato ou injeção do dentista) não é o caminho. Comunicar dessa maneira acaba gerando traumas que podem atrapalhar a criação do hábito, inclusive o de ir ao dentista. Capriche no jogo de cintura para explicar, com sensatez, a necessidade de manter os dentes e a boca limpos, além de visitar o dentista quando preciso.

 

Acompanhe seu filho

 

Além da rotina de cuidados bucais, acompanhe a criança em todas as idas à clínica. É sério, ela se sente mais tranquila com você por perto. Comporte-se no consultório com naturalidade (busque levá-la em um voltado para o público infantil, ele terá técnicas especiais para acalmar e conquistar os pequenos), assim a criança percebe que é o dentista quem vai ajudá-la com a saúde bucal. Aproveite e tire dúvidas com o profissional.

 

Hábito bom se começa desde cedo

 

E a higiene bucal pode ser feita nos primeiros anos de vida, com o bebê, antes dos dentes de leite nascerem. Primeiro com um paninho molhado, depois vem a fase da dedeira até chegar na escova de dente, quando o dentista indicar. Outra tática é usar mecanismos de compensação (brincar, contar histórias, ouvir música) depois de escovar os dentes – pode ajudar até que a criança veja o hábito como parte do dia e o repita sozinha e voluntariamente.

 

Outros dois detalhes é sobre o banquinho firme colocado para os pequenos terem altura e alcançarem a pia (deixá-lo em cima do vaso sanitário é perigoso e traumatizante) e o copo com água para a criança enxaguar a boca (afinal ela não chega até a torneira com facilidade ainda).

 

E esse papo sobre ensinar as crianças a cuidar dos dentes pode ocorrer aqui na Mr. Clean também, viu? Para quem tem outras dúvidas, nós criamos o Programa de Acompanhamento Preventivo (PAP) que norteia as famílias a cuidarem da boca e dos dentes.  Venha conhecer nosso espaço e nossa equipe dedicada às crianças, temos feito muitos sorrisos de dente de leite se abrirem mesmo na hora de cuidar da saúde bucal.

Você também pode gostar de:


Implante dentário: fazer ou não?

Implante dentário: fazer ou não?

Relato da Paciente: Regina Oliveira / Fotógrafa e Comunicadora Itatiaia Hoje vou falar de um tratamento odontológico que gera muitas dúvidas e insegurança, primeiro por ser um procedimento cirúrgico e, segundo, por imaginarmos ser dispendioso. O problema Muitas pessoas que perdem os dentes ao longo da vida, seja por acidente, doenças bucais, ausências naturais dos incisivos ou até mesmo por tratamento mal feito – como é o meu caso...
Fio dental sem mistério

Fio dental sem mistério

O fio dental faz bem? Um estudo feito com gêmeos provou que o uso do fio dental, associado com a escovação dos dentes e da língua, reduz significamente a presença de micro organismos causadores das cáries. Procure seu dentista e consulte-o sobre a melhor maneira de usar o fio dental; se você usa ou não aparelho,  ele vai te dar ótimas dicas para facilitar sua higienização. Veja 4 benefícios...
CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

CAMPANHA CONTRA A CÁRIE DE MAMADEIRA

Quando os bebês nascem e começam a crescer, junto com eles nascem os primeiros incisivos, geralmente os dois inferiores da frente. Como esta é a fase que os pequeninos bebem muito leite e outros líquidos na mamadeira, é comum acontecer a chamada cárie de mamadeira. Se descoberta no início, a cárie tem fácil tratamento e não causa dor. Se protelar, o problema fica cada vez mais incômodo e grave....
Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

Como os alimentos podem ajudar no combate à cárie

A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade. Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas...
Troque os hábitos por um sorriso bonito

Troque os hábitos por um sorriso bonito

Todo clareamento dental (laser ou moldeira), exige no mínimo, 72h de alimentação especial, sem corantes e acidulantes. Diversas pessoas desistem do sorriso perfeito por acharem que irão passar fome, ou por não conseguirem ficar sem beber refrigerante, sucos, café ou fumar por alguns dias. Se você não sobrevive sem alguns alimentos como chocolate, chá, molho de tomate, etc, pode ser necessário uma reeducação alimentar antes do clareamento. Quais hábitos...
CONHEÇA O SETEMBRO DOURADO

CONHEÇA O SETEMBRO DOURADO

A onda de renomear os meses com cores não é novidade e tem sido uma maneira de chamar a atenção das pessoas para causas importantes. Uma delas, diferente do Setembro Amarelo que falamos aqui no blog ano passado e que tem igual importância, é o Setembro Dourado. Pode parecer exagero associar o mês a uma outra cor, porém talvez aí que esteja a questão: cuidar da saúde e ficar...