(31) 3224-7378 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

6 DICAS QUE AJUDAM AO ENSINAR UMA CRIANÇA A CUIDAR DOS DENTES

 

“Será que tem mais algum segredo pra eu conseguir convencer meus filhos a escovarem os dentes e cuidar da saúde bucal?”. Essa é uma pergunta feita por pais quando eles enfrentam desafios ao ensinar as crianças que é preciso cuidar dos dentes. Se você é um deles ou é responsável por algum pequeno que está na fase de aprendizagem, embarque com a gente no texto de hoje, existem dicas boas e práticas.

 

Torne o momento divertido

 

É bom que o responsável pela criança (seja mãe, pai, avós, tios, familiares ou o adulto que cuida) deixe a hora da escovação algo leve, tranquilo e legal de ser feita. Vale a pena investir em escovas de dente coloridas ou temáticas (de personagens de desenho, por exemplo), cremes dentais saborizados ou músicas e livros infantis sobre o assunto. O importante é mostrar que cuidar da saúde bucal pode ser simples e divertido.

 

Explique o porquê, mas sem exageros

 

O motivo de criar o hábito de higiene bucal pode ser feito com jeito (sem perder a razão com castigos ou brigas desnecessárias) e até um pouco de carinho. Os pequenos precisam entender que é necessário escovar os dentes e cuidar da boca, afinal traz benefícios imediatos (sorriso brancos e limpinhos, gosto bom na boca, hálito refrescante, prevenção de cáries, saúde da boca e do corpo como um todo).

 

Seja o exemplo

 

Aquela velha história de que os filhos são espelho dos pais e adultos que os criam é real. Se a criança vê que os mais velhos possuem o hábito saudável de cuidar dos dentes, ela vai seguir o mesmo comportamento. Muitos dos pequenos gostam de imitar o que os pais fazem, e escovar os dentes com eles é até um momento gostoso de se viver. Você orienta a forma correta de fazer e ainda os parabeniza pelo aprendizado, eles adoram!

 

Não fale das consequências de forma assustadora

 

Criar medos nas crianças (o monstro da cárie, do canal, da perda de dente, do aparelhinho chato ou injeção do dentista) não é o caminho. Comunicar dessa maneira acaba gerando traumas que podem atrapalhar a criação do hábito, inclusive o de ir ao dentista. Capriche no jogo de cintura para explicar, com sensatez, a necessidade de manter os dentes e a boca limpos, além de visitar o dentista quando preciso.

 

Acompanhe seu filho

 

Além da rotina de cuidados bucais, acompanhe a criança em todas as idas à clínica. É sério, ela se sente mais tranquila com você por perto. Comporte-se no consultório com naturalidade (busque levá-la em um voltado para o público infantil, ele terá técnicas especiais para acalmar e conquistar os pequenos), assim a criança percebe que é o dentista quem vai ajudá-la com a saúde bucal. Aproveite e tire dúvidas com o profissional.

 

Hábito bom se começa desde cedo

 

E a higiene bucal pode ser feita nos primeiros anos de vida, com o bebê, antes dos dentes de leite nascerem. Primeiro com um paninho molhado, depois vem a fase da dedeira até chegar na escova de dente, quando o dentista indicar. Outra tática é usar mecanismos de compensação (brincar, contar histórias, ouvir música) depois de escovar os dentes – pode ajudar até que a criança veja o hábito como parte do dia e o repita sozinha e voluntariamente.

 

Outros dois detalhes é sobre o banquinho firme colocado para os pequenos terem altura e alcançarem a pia (deixá-lo em cima do vaso sanitário é perigoso e traumatizante) e o copo com água para a criança enxaguar a boca (afinal ela não chega até a torneira com facilidade ainda).

 

E esse papo sobre ensinar as crianças a cuidar dos dentes pode ocorrer aqui na Mr. Clean também, viu? Para quem tem outras dúvidas, nós criamos o Programa de Acompanhamento Preventivo (PAP) que norteia as famílias a cuidarem da boca e dos dentes.  Venha conhecer nosso espaço e nossa equipe dedicada às crianças, temos feito muitos sorrisos de dente de leite se abrirem mesmo na hora de cuidar da saúde bucal.

Você também pode gostar de:


Dentes novos, tudo muda…

Dentes novos, tudo muda…

A mastigação é um procedimento fundamental para uma nutrição satisfatória de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Pra que você tenha uma mastigação e oclusão perfeitas, principalmente, considerando que a maioria das pessoas se alimenta mal devido à correria do dia-a-dia, os cuidados com sua boca são indispensáveis para ter uma vida melhor. Não abra mão do seu bem estar e autoestima, a melhor solução é recorrer ao...
Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores. Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado. Relatamos...
Quem foi seu primeiro dentista?

Quem foi seu primeiro dentista?

Sabe aquela história do dentista da família, que cuidou do seu pai, e de você quando era criança?  Só consultávamos com ele, e que as vezes nos fazia perder um tempo incrível no  trânsito, ou esperar pelo dia e horário que ele podia atender. Lembra?  A Mr. Clean Odontologia veio quebrar esse mito. Com uma equipe formada por profissionais experientes, e sua localização no centro da cidade, a Mr....
Olhe para o seu sorriso

Olhe para o seu sorriso

Diante do hábito que temos de nos ver no espelho todos os dias, alguns mais e outros menos, diversos questionamentos surgem em nossa cabeça. Implante dentário em Belo Horizonte O momento da vida se mistura com os sentimentos, com nossa personalidade e com o cuidado dado à saúde, e tudo isto acaba afetando no sorriso que soltamos. O texto de hoje é sobre a relação do ato de expressar...
SAÚDE… ALÉM DO CORPO!

SAÚDE… ALÉM DO CORPO!

Durante muito tempo a definição de “saúde” era tida apenas como a ausência de adoecimentos físicos. Com o passar do tempo e da modernização das pesquisas científicas, bem como a imensidão dos adoecimentos que surgiam sem uma causa aparente, fez-se urgente uma nova conceituação e entendimento do estado de saúde. O que realmente precisamos para ter, manter ou restabelecer nossa tão preciosa saúde? Acredito que devamos partir do princípio:...
Guia: como prevenir doenças bucais

Guia: como prevenir doenças bucais

Partindo do princípio de que tudo que nutre o nosso corpo é absorvido por via oral, é de grande importância observarmos atentamente os sinais ou alertas disparados pelas condições de nossa boca. Para te avisar que o corpo não está bem, alguns sinais são emitidos. Com a saúde da boca funciona da mesma forma: mau hálito, mobilidade dentária, gengivite… tudo isso é um alerta para você. E para ficar...