(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Entenda em 5 Passos a Cirurgia de Implante Dentário

Entenda em 5 Passos a Cirurgia de Implante Dentário

1. Anamnese para Implante Dentário em Belo Horizonte

Nesta fase de consulta inicial, será necessário passar por algumas avaliações com o cirurgião dentista para entender se você é um candidato qualificado para o implante dentário em Belo Horizonte, ou se será necessário fazer alguns procedimentos antes para preparar a boca para receber a prótese fixa.

Também serão feitos alguns exames mais específicos e análises do histórico médico e odontológico do paciente. Tudo isso servirá para criar uma abordagem clínica que vá de encontro às necessidades de cada pessoa. 

Além disso, o profissional também pode pedir para que o paciente faça algumas radiografias e moldes da boca. Tudo isso ajudará a entender melhor o seu formato, quais são as suas particularidades, e então entender como construir o melhor espaço para suportar o implante dentário.

Outros exames, como a tomografia computadorizada da região bucal, também são necessários. Isso ajuda o cirurgião-dentista a entender qual a disponibilidade óssea na maxila e na mandíbula

É a partir da anamnese que o profissional da Mr. Clean conseguirá definir se o paciente precisa ou não de um enxerto ósseo para suportar o implante dentário.

Pela tomografia também é possível visualizar algumas estruturas, como os seios da face e a localização do nervo alveolar inferior ali presente e que devem ser evitados durante a cirurgia de implante dentário. Isso é muito importante, pois caso algum nervo seja comprometido, resultando em parestesia (paralisia facial).

2. Enxerto ósseo no Implante Dentário

Mencionamos anteriormente sobre descobrir, por meio da tomografia computadorizada (ou raio-x), se existe estrutura óssea suficiente para sustentar o implante dentário. A partir disso, o cirurgião-dentista da Mr. Clean poderá decidir como enxertar a região.

Na cirurgia, o que é implantado são pinos de sustentação da prótese. Esses pinos são fixados no próprio osso. Caso não haja uma base óssea suficiente, o procedimento de implante dentário corre o risco de falhar e acabar perdendo todo o trabalho. 

Enxerto ósseo

O enxerto ósseo serve para construir a estrutura-base que sustenta os pinos de implante. Para o procedimento, normalmente usa-se biomateriais. Esses biomateriais são capazes de serem implantados na região para reparar ou até mesmo substituir o tecido ósseo faltante. 

3. A importância do pós-operatório

Uma das partes que mais definem o resultado de qualidade do implante dentário é o pós-operatório. A taxa de sucesso da cirurgia é de 98%, mas para alcançar esse nível, é preciso que o paciente siga à risca as orientações do cirurgião-dentista da Mr. Clean.

Os cuidados na alimentação

Logo após a cirurgia, recomenda-se que o paciente faça a ingestão apenas de alimentos com consistência mais líquida e gelada. Nessa etapa, é fundamental manter-se hidratado e evitar alimentos quentes, bebidas alcoólicas e comidas apimentadas.

Também é importante começar a alimentação apenas quando a anestesia tiver passado completamente. Isso porque a dormência ou a insensibilidade da região pode acabar provocando movimentos de mastigação mais fortes do que o normal, danificando o recém-colocado implante e machucando a boca.

Pode levar alguns dias até o paciente conseguir comer normalmente. Por isso, é importante manter uma dieta mais saudável nesse período. Assim, com mais energia, nutrientes e mais força, o processo de cicatrização acontece melhor e mais rápido.

Na maioria dos casos, os pacientes conseguem voltar a se alimentar normalmente depois de 7 a 10 dias após a cirurgia. 

Higiene bucal pós-implante

Essa é uma das partes mais importantes para o sucesso do implante dentário. Manter uma higiene bucal impecável é imprescindível para quem faz o implante –– tanto no pós-operatório quanto nos anos seguintes.

Caso o seu cirurgião-dentista prescrever, você pode usar um enxaguante bucal com clorexidina –– sem bochechar! –– com água morna e sal também pode ajudar bastante. 

Também é possível que o profissional responsável recomende você usar a escova de dente para a higienização. Mas cuidado! Faça movimentos leves, calmos e tenha muita delicadeza para limpar a região dos pinos implantados.

4. Processo de cicatrização

Esta etapa do implante dentário acontece, na maioria das vezes, com baixíssimo desconforto. É possível que o cirurgião-dentista prefira deixar a gengiva cicatrizar para que o pino seja incorporado pelo osso acontecer antes de colocar a prótese. 

Esse período de cicatrização e do pino de implante ser incorporado com o osso pode durar de 6 semanas a 6 meses, variando de paciente para paciente. Após retirar os pontos da cirurgia, o profissional pode te dar uma noção de como a prótese ficará quando estiver fixa na boca do paciente.

Fazer escolhas de uma rotina mais saudável também é peça-chave para o sucesso do implante dentário. Maus hábitos como fumar ou ingerir bebidas alcóolicas em excesso são terminantemente proibidos. 

Isso porque, no caso do cigarro, por exemplo, a nicotina contrai os vasos e diminui o fluxo sanguíneo na boca. Esse fator influencia diretamente na resposta do sistema imunológico, afetando drasticamente a cicatrização do implante dentário. 

A nicotina não apenas prejudica o processo de cicatrização, mas também compromete a região e aumenta as chances de acontecer algum tipo de rejeição ao longo do tempo. Portanto, elimine completamente esse comportamento da sua vida.

Vale reforçar que cada paciente tem um processo de cicatrização e um metabolismo com comportamentos diferentes. Mas os cuidados e as recomendações dadas pelo cirurgião-dentista são fundamentais. Caso essa parte seja negligenciada pelo paciente, os riscos de algo dar errado podem aumentar.

Medicação

Em todo procedimento de implante dentário em Belo Horizonte, aqui na Mr. Clean, nossos profissionais prescrevem o uso de alguns medicamentos que ajudarão no processo de recuperação do paciente. Seguir à risca essas orientações é fundamental para o sucesso do implante. 

Também vale mencionar sobre a importância de nunca se automedicar. Dependendo do remédio ingerido, pode acabar comprometendo a cicatrização e colocando em risco toda a cirurgia.

5. Cuidado a longo prazo

Uma coisa que presenciamos muitas vezes ao longo da trajetória profissional foram pacientes que chegavam na clínica alegando problemas no implante dentário, dizendo achar que após a cirurgia não precisava mais consultar com o dentista.

A rotina de cuidado e visitas ao dentista do paciente que fez um implante dentário é a mesma daqueles que ainda tem seus dentes permanentes. Além disso, a rotina de higiene também precisa se manter com qualidade, escovando os dentes e passando o fio dental regularmente.

Uma má higiene bucal pode acumular bactérias e causar inflamação. Caso essa inflamação evolua, ela pode comprometer a estrutura óssea que sustenta o implante dentário e, consequentemente, gerar a perda de todo o trabalho feito. Portanto, não negligencie o cuidado a longo prazo com a higiene bucal e com o implante.

Implante dentário de sucesso em Belo Horizonte

Os 98% de sucesso do implante dentário é a combinação de escolher profissionais de excelência como os da Mr. Clean para realizar a cirurgia; e a cooperação do paciente em seguir todas as orientações dadas pelo profissional.

Assim, o antes, o durante e o depois do implante dentário serão de qualidade e sucesso, permitindo que o paciente usufrua de uma vida mais plena e com mais qualidade com a prótese fixa.

Você tem alguma dúvida, quer deixar algum comentário ou fazer alguma pergunta? Então, clique aqui e entre em contato com a Mr. Clean pelo WhatsApp. Queremos que você tenha o máximo de informação de qualidade possível para que se sinta cada vez mais seguro sobre realizar o implante. 

Você também pode gostar de:


A saúde bucal dos diabéticos

A saúde bucal dos diabéticos

Já ouviu falar que as pessoas diabéticas precisam ter cuidado redobrado com a saúde bucal? Implante dentário em Belo Horizonte Isso está cientificamente comprovado e vale a pena ser sempre falado com os pacientes, afinal um diabético tem maior propensão de desenvolver doenças gengivais, como também cardíacas, acidentes vasculares encefálicos e doenças renais. Em relação à saúde da boca e dos dentes a gente explica nas próximas linhas. Primeiramente,...
NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

As temperaturas caem e a imunidade das pessoas também caem. Isso porque as doenças de outono e inverno são enfermidades típicas da época, que acabam se espalhando e trazendo incômodos para todos nós. Como praticamos a filosofia de que prevenir é melhor do que remediar, se liga nas orientações que preparamos pra você curtir o friozinho da estação com muita saúde.   Por que aumentam as doenças respiratórias nessa...
FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

FELIZ NATAL COM O SORRISO SEMPRE LINDO E SAUDÁVEL

Fim de ano é sempre a mesma história: festa repleta de comes e bebes com amigos, família ou colegas de trabalho. É raro resistir às delícias da data, que acabam sendo refeições ricas em gordura, carboidratos e açúcares. Aproveitar as festas de final de ano não é um problema, desde que seja feita a correta higienização bucal para preservar dentes, boca e gengiva. Se liga nas orientações para você...
Bem-vindo à Mr. Clean

Bem-vindo à Mr. Clean

Kenia MonteiroResponsável Técnica CRO-MG 18498 “Cresci acreditando que rir sempre foi e sempre será o melhor remédio. Clichê? Sem dúvida! Mas a verdade é que fazer sorrisos é o meu trabalho. A equipe Mr. Clean é feita não apenas pelas qualidades e qualificações profissionais, mas também pela competência de amar o ser humano, amar o trabalho e fazê-lo com a alegria de quem sabe que cada um é especial...
CONHEÇA O SETEMBRO DOURADO

CONHEÇA O SETEMBRO DOURADO

A onda de renomear os meses com cores não é novidade e tem sido uma maneira de chamar a atenção das pessoas para causas importantes. Uma delas, diferente do Setembro Amarelo que falamos aqui no blog ano passado e que tem igual importância, é o Setembro Dourado. Pode parecer exagero associar o mês a uma outra cor, porém talvez aí que esteja a questão: cuidar da saúde e ficar...
DTM – Disfunção Temporomandibular

DTM – Disfunção Temporomandibular

Tudo o que você precisa saber sobre DTM – Disfunção Temporomandibular O que é DTM/DOF? A sigla DTM significa Disfunção Temporomandibular, e a sigla DOF significa Dor Orofacial. Ambas se referem às alterações funcionais que uma pessoa pode ter na musculatura da face responsável pela mastigação e também na articulação temporomandibular (ATM). A articulação temporomandibular (ATM) é a parte que conecta sua mandíbula (maxilar inferior) ao crânio. A articulação...