(31) 3224-7378 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Faceta Dental e Lente de Contato: Entenda As Diferenças

Hoje em dia já sabemos que a Odontologia Estética continua buscando formas profissionais de transformar o sorriso, mas de maneira que os pacientes continuem com uma boa saúde bucal. 

E um dos tratamentos que tem conquistado as pessoas que desejam realizar uma harmonização facial é o uso de Faceta Dental.

Mas não pense que a faceta é a mesma coisa que as Lentes de Contato Dentárias. São tratamentos diferentes e nas próximas linhas a gente te explica melhor, vem com a gente neste aprendizado sobre a transformação do sorriso. 

Faceta Dental ou Lente de Contato, eis a questão

Faceta dental é o nome antigo das Lentes de Contato Dentais. A nomenclatura ainda permanece porque as lentes são mais finas, as facetas mais grossas. Alguns dentistas preferem falar Facetas para facetas ou lentes, outros já aderiram ao termo ‘Lente de Contato Dental’ como o próprio ramo odontológico adotou. 

As Facetas funcionam como capas protetoras do dente permanente ocultando manchas, malformações, desgastes naturais ou falhas acidentais que às vezes surgem. Dentes escurecidos, mal-formados ou fraturados podem ter a aparência restabelecida por meio das Facetas Dentais. 

Assim como as Lentes de Contato, porém nos casos mais delicados e que exigem uma proteção de espessura maior nos dentes, as Facetas resolvem melhor. 

A Faceta costuma ser usada como adesão a uma estrutura dental mais comprometida, a Lente de Contato também é a adesão de uma estrutura, entretanto é uma cobertura mais fina sobre o dente. Geralmente quando o dente está menos comprometido, usam-se as lentes dentais.

Faceta dental: grossa camada que deixa o sorriso perfeito

As facetas podem melhorar as proporções, curvas e exposições dos dentes. Elas redefinem sorrisos e assim melhoram o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. É um tratamento que está relacionado ao recobrimento total ou parcial da superfície dos dentes. 

Precisa desgastar os dentes quando uma pessoa vai colocar as Facetas Dentais, porém não precisa necessariamente deixá-los no formato pontiagudo igual vemos algumas pessoas influencers e celebridades postando em redes sociais. 

O desgaste é feito porque para ter uma espessura de lente que seja suficiente para mascarar manchas ou alguma cor mais acentuada nos dentes (quando o paciente deseja algo tipo um clareamento dentário, vale a pena ele verificar se o melhor não é clarear ao invés de colocar facetas/lentes), o desgaste talvez precisará ser um pouco mais intenso. 

E aí neste caso, em que o quadro estético do paciente exige uma adesão mais grossa sobre a estrutura dental, o recomendado é utilizar a Faceta Dental.

Quanto ao valor das facetas dentais, não tem como ele ser definido e informado aqui no texto, justamente porque cada paciente é um quadro clínico diferente. As Facetas são de uma espessura maior que 0,5 milímetros e a escolha é diretamente ligada ao dente do paciente, se o desejo é algo mais branco, tom mais natural, formato maior etc. 

Lente de Contato dental: fina camada que deixa o sorriso perfeito

Confeccionadas em cerâmicas de porcelana, as lentes são peças ultrafinas que variam de 0,25 a 0,3 milímetros. Elas corrigem pequenos detalhes estéticos que mesmo sendo pequenos, não deixam de incomodar os pacientes. Ou seja, as Lentes de Contato Dental não são indicadas para quem quer fazer uma transformação radical no sorriso

O procedimento para colocar as lentes segundo os dentistas é bastante simples e rápido, ao contrário do procedimento para colocar as Facetas, que requer desgaste dos dentes.

Fizemos um texto mais detalhado com as principais dúvidas sobre a Lente de Contato Dental, vale a pena ler e se aprofundar mais no assunto.

Dentes mais brancos e mais harmônicos 

Como saber qual é o ideal para o paciente colocar, facetas ou lentes? A questão principal é: visite uma clínica de harmonização facial que te transmita confiança e tranquilidade para esclarecer todos os questionamentos que você possui sobre os tipos de tratamento. 

Há casos, como citamos, que o melhor nem é a faceta ou lente, é o paciente fazer outro procedimento. Por exemplo, quem deseja fazer clareamento dental em BH, na Mr. Clean encontra uma equipe incomparável que realiza o desejo do sorriso perfeito.

É importante que o dentista apresente ao paciente todos os prós e contras de cada tipo de tratamento, verificando a viabilidade financeira da realização. Aqui na Mr. Clean prezamos que as escolhas dos nossos pacientes sejam feitas com o máximo de consciência e ética por ambos os lados, afinal é a saúde bucal que vem em primeiro lugar, acompanhada do bem-estar das pessoas.

Que tal estendermos este papo sobre Lentes de Contato Dentais ou Facetas Dentais na melhor clínica de harmonização facial de Belo Horizonte? 

Estamos de portas abertas para te receber, te ouvir e verificar com zelo e profissionalismo o que você deseja fazer para transformar seu sorriso e viver com mais alegria, beleza e saúde. Agende agora uma consulta, estamos te esperando!