Onde Tratar Dor de Dente em Belo Horizonte

Dor de dente é algo que vem sem aviso. De repente, lá está a boca latejando em dor. E, geralmente, acontece nos momentos mais inconvenientes. Por isso, você precisa saber que com dor de dente não se brinca e nem se espera.

Ao primeiro sinal, clique aqui para falar com a Mr. Clean! O texto a seguir não tem como função diagnosticar, mas sim falar sobre os tipos de dor de dente mais comuns que existem. Dê uma olhada!

onde-tratar-dor-de-dente-em-belo-horizonte

Trate sua dor de dente com os melhores dentistas de BH. Entre em contato com a Mr. Clean!

Agende a sua avaliação pelo WhatsApp

Como aliviar a dor antes de chegar no dentista?

Como dissemos, é muito comum a dor de dente começar em momentos que não dá para largar tudo e correr para o dentista em BH. Como cada dor de dente é causada por um motivo específico, é muito delicado dar “receitas” para lidar com isso.

Mas, de uma forma geral, o que pode ser feito é aplicar gelo sobre o lugar, tomar um analgésico e correr para a Mr. Clean o quanto antes.

Como o problema que causa a dor de dente pode evoluir rapidamente e, até mesmo, gerar consequências como a queda do dente, é fundamental não esperar.

Como evitar a dor de dente?

Não existe outra forma: fazer consultas preventivas é a melhor forma de evitar a dor de dente. Indo ao dentista ao longo do ano ajuda você a ter conhecimento da sua saúde bucal como um todo, e não apenas quando surgir um problema. Além de sempre te orientar como melhorar a higienização do local.

Consultas preventivas como Programa de Acompanhamento Preventivo (PAP) da Mr. Clean podem ajudar você e sua família a evitarem doenças bucais transmissíveis, como a cárie.

No PAP, gestantes e mamães também podem receber as melhores orientações para cuidar da sua saúde e do seu bebê da melhor maneira.

Tipos de dor de dente mais comuns

Dor de dente causada pelo dente siso

Dor de dente causada pelo siso é muito comum entre pré-adolescentes, adolescentes e jovens-adultos. Quando o dente siso não tem o espaço adequado para nascer, pode gerar muita dor. Eles podem ficar presos na maxila, na articulação ou na gengiva.

Outro tipo de dor de dente que o siso pode causar é com a doença cárie. Por estarem localizados em lugares mais difíceis de alcançar com a escova e o fio dental, eles têm uma chance maior de desenvolverem essa doença ou algum tipo de problema gengival.

Dor de dente causada por pericoronarite

A pericoronarite, que pode ser causada pelo nascimento do dente siso ou não, é quando acontece uma inflamação no dente que ainda está coberto (ou parcialmente coberto) pela gengiva

Em algumas vezes, esse problema pode acontecer devido à má higiene bucal. Isso, aliado ao dente irrompido, que é quando ele ainda está dentro do osso, constroem o ambiente ideal para isso acontecer.

Agende a sua avaliação pelo WhatsApp

Dor de dente causada por exposição radicular

Essa daqui é o pesadelo da maioria das pessoas. A exposição radicular é quando a raiz do dente fica à mostra, sendo um dos problemas dentários que mais comprometem a saúde bucal de um paciente.

Essa exposição pode acontecer em pessoas de várias idades, e é causada, geralmente, pela escovação irregular dos dentes. Mas o uso incorreto do fio dental, falta de higienização bucal, bruxismo e outras situações também podem causar esse problema.

Necessidade de canal para tratar dor de dente

Em alguns desses casos, é preciso fazer um tratamento de canal para restaurar a saúde do dente. Com o profissional da Mr. Clean, o procedimento de canal é feito de forma conservadora, preservando o dente sem deixá-lo enfraquecido ou ressecado.

Dor de dente causada por dentina exposta

Você já tomou algo muito gelado ou muito quente e sentiu aquela terrível dor lá no fundo dos dentes? Pois isso pode ser causado pela exposição da dentina, que é a parte do dente que protege o nervo

Ao longo dos anos, por motivos diversos (físicos e biológicos), o dente pode perder o esmalte, a gengiva pode se retrair, causando esse problema. Com a dentina exposta, o dente sofre alteração de cor e na lisura superficial. Ficar atento a esses sintomas é de grande importância.

Dor de dente causada por problema com restauração

Após ter sido afetado por uma fratura, cárie ou outra doença bucal, procedimentos de restauração podem ser feitos na busca de recompor a saúde e integridade do dente.

Para restaurar o dente, o profissional irá higienizar o local, remover ou tratar o causador do problema, e então preencher o espaço com um material específico para restaurar o espaço.

Porém, complicações podem acontecer caso haja uma infiltração no local, por exemplo. Ou até mesmo se a restauração for feita repetidas vezes no mesmo dente ou no mesmo lugar. Isso pode levar a uma fratura na coroa, gerando muita dor de dente ao paciente.

👉 Leia também: Perguntas e respostas sobre implantes dentários

Dor de dente causada por bruxismo

Também conhecido como “ranger dos dentes”, o bruxismo é um distúrbio odontológico que acomete pessoas de todas as idades. O bruxismo pode causar intensa dor de dente, na musculatura, na articulação e na cabeça.

Mas não é apenas isso! O bruxismo pode ter causa psicológicas e emocionais, sendo causado por estresse, cansaço e afins. A Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial (DOF) também são dois vilões que podem ser causados pelo bruxismo!

Sem o devido cuidado, o bruxismo pode quebrar dentes, raízes e ter sérias consequências para a saúde bucal como um todo, levando até mesmo à necessidade de um implante dentário! É fundamental procurar, o mais rápido possível, um profissional da Mr. Clean caso note algum desses sintomas.

Dor de dente causada por cárie

Talvez o motivo mais conhecido por causar dor de dente, a doença cárie é um problema que precisa de muita atenção na prevenção e tratamento! E sim, a cárie é uma doença, e que se não tratada, pode destruir os dentes, alcançar a polpa e se transformar em um abcesso, que é a infecção na ponta da raiz do dente.

Evitar a cárie é, com certeza, muito mais simples do que tratá-la. Tudo o que você precisa fazer é manter a higiene da boca em dia! Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia e não se esqueça do fio dental. Uma dieta balanceada também ajuda bastante!

Vale lembrar que a doença cárie é transmissível. Um beijo, uma colher compartilhada ou até mesmo assoprar a comida do bebê para resfriá-la pode ser fonte de transmissão.

Por isso, é fundamental ter consultas de Acompanhamento Preventivo para você e sua família!

Trate sua dor de dente no melhor dentista de BH. Vem pra Mr. Clean!