O assunto de hoje é voltado para as mulheres idosas, adultas e adolescentes. E também para os homens que acompanham de perto a vida dessas mulheres e querem que elas vivam bem. O tema é a prevenção contra o câncer de mama, doença que gera milhares de vítimas todo ano e que precisa ser controlada e evitada. Para vocês, nas linhas a seguir, um pouco sobre o essencial Outubro Rosa.

 

O movimento

Iniciado na década de 1990, em todo o mundo, o Outubro Rosa continua incentivando as pessoas a participarem do controle do câncer de mama. Doença cancerígena mais comum entre as mulheres no Brasil e nos demais países, as chances de cura são maiores nos casos descobertos no início. O movimento surgiu então para isso: conscientizar, compartilhar informação, aumentar acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, diminuir a mortalidade.

 

Sintomas

Quando as células anormais da mama de uma mulher se multiplicam, elas podem formar um tumor, surgindo o câncer. Há tipos da doença que se desenvolvem rápido, outros são lentos. Os sintomas podem ser identificados quando a mulher faz o autoexame e repara que há algum caroço fixo, endurecido e geralmente indolor; se vê que a pele da mama está avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja; nota alterações no mamilo ou carocinhos nas axilas ou no pescoço.

 

Fatores de risco

A doença costuma acometer mulheres de idade mais avançada, porém há casos, infelizmente, de mulheres jovens tendo que tratar. No geral, os fatores de risco do câncer de mama vão desde a predisposição genética (parentes de primeiro grau que já tiveram a doença); ao histórico menstrual, de gravidez (principalmente amamentação) da mulher. Claro que o não cuidado com a saúde do corpo (estresse, fumo, bebida alcoólica em excesso, má alimentação e sedentarismo) pode favorecer o surgimento do câncer.

 

Como prevenir

As medidas preventivas continuam sendo o melhor comportamento a ser adotado. Mulheres, façam acompanhamento constante com o ginecologista (ou mastologista que é o especialista em mama) e o autoexame mensal, o conhecimento do estado físico do corpo ajuda a ocorrerem diagnósticos precoces – se o médico pedir outros exames como a mamografia (que deve ser feita anualmente por mulheres acima de 40 anos) ou ultra som, não deixem de fazer. Caso dê amamentar após a gestação, é outra atitude que também evita a enfermidade.

 

A boa e velha orientação dos cuidados com o peso corporal, saúde mental, alimentação rica em nutrientes e prática de atividade física vale também como medidas cruciais de prevenção. Grande maioria dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres, que devem sempre procurar os direitos que terão e a ajuda de equipes médicas qualificadas e instituições hospitalares e ONGs que oferecem apoio.

 

O assunto é realmente sério e válido de você conversar com quem for preciso (mãe, irmã, avó, tia, prima, namorada, esposa, amiga) independente de você ser homem ou mulher. Quanto mais o movimento se espalhar, mais vidas serão salvas. Nós da Mr. Clean apoiamos o Outubro Rosa e a vida saudável das mulheres, todas merecem poder sorrir para a vida.