(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

SAÚDE… ALÉM DO CORPO!

SAÚDE… ALÉM DO CORPO!

Durante muito tempo a definição de “saúde” era tida apenas como a ausência de adoecimentos físicos. Com o passar do tempo e da modernização das pesquisas científicas, bem como a imensidão dos adoecimentos que surgiam sem uma causa aparente, fez-se urgente uma nova conceituação e entendimento do estado de saúde.

O que realmente precisamos para ter, manter ou restabelecer nossa tão preciosa saúde?

Acredito que devamos partir do princípio: uma infância feliz e bem cuidada, bem nutrida. Mas, nutrida muito além de belas frutas, belos cafés da manhã, refeições com pratos bem coloridos e atraentes, regularidade nos horários, e, não estamos falando em quantidade. Precisamos de pouca quantidade para alimentar substancialmente nosso corpo. É mais importante a variedade abundante do que a quantidade pra suprir nossas carências – vitamínicas, proteicas e minerais.

Nossas carências são muitas. Quais carências podem afetar nossa saúde? Mais que os antioxidantes da maça ou potássio da banana, precisamos da ternura do olhar; mais que mel, precisamos do doce que vem do abraço…

Meio romanceadas estas palavras! Mas, pra falar de saúde, precisamos da leveza da alma, da arte do sorriso…

Ah… O SORRISO!

Vou contar um acontecido. Quando recebi a leiturista da Cemig, com olhar cansado, expressão sisuda, perguntei sorridente:

– Tem presente pra mim?

Ela, meio desconfiada. disse:

– Nem todo mundo quer este presente.

Disse que ela me trazia um bom presente, sinal que a minha vida tinha luz, luz no lar, luz no amar, luz no viver e que aquele presente era mais uma forma de luz, sinal que minha casa tinha vida e vida abundante! Ela, me achando meio louca, mas, se sentindo acolhida, deu um belo sorriso… e saiu pelo meu portão, com um ar mais descontraído, a gritar: Cemiiiig, Cemiiig…

Desarmada, saiu pela rua a gritar. Pareceu-me com mais disposição do que quando chegou. Então, podemos ter certeza de como um SORRISO pode mudar o rumo de alguém. Não a conheço, não sei de suas dores, mas sei que o meu sorriso alegre e entusiasmado despertou nela um pouco mais de brilho. Que benção poder sorrir, não é verdade?

Imediatamente pensei nos grupos de ajuda a doentes hospitalizados. Lembrei-me de uma visita que fiz a um amigo recém-operado de uma obstrução no cérebro. Cheguei meio ressabiada, mas, com a amizade e intimidade que tínhamos, logo me esparramei:

– Naaaaão! Cadê aquela cara matreira, cheia de dentes?

E foi uma sonora gargalhada pelo recinto. Logo alguns companheiros de quarto se manifestaram falando da tristeza daquele lugar. Algumas pessoas há muitos dias, ali sozinhas, aguardando um exame ou cirurgia.

Meu intuito naquele lugar era de levar a oração e conforto pra um amigo, mas o sorriso brincalhão contagiou outros que tinham condições de se expressar e também pediram que rezássemos por eles. E, assim, passamos uma semana visitando aquele quarto de hospital. E a cada dia que retornávamos já erámos recebidas com um sorriso esperançoso de dias melhores. Percebi, ali, como o meu sorriso fez bem – não só a eles, mas, principalmente a mim… Me senti um milésimo do amor de Jesus naquele momento, com uma alegria indescritível.

Fiz algumas pesquisas e descobri alguns estudos na USP e no site dos Doutores da Alegria que falam de como um SORRISO bonito, bem cuidado, pode restabelecer doentes e também resgatar a saúde das pessoas, tirá-las da solidão, do recuo familiar, do isolamento social. Relato de pessoas que atendiam o público, mas sentiam-se constrangidas com o aspecto sujo e maltratado de suas bocas – preocupadas e conversando com a mão na boca pra não exalarem seu mau hálito e não exporem a sua condição oral. Inclui a mim mesma nessa história, pois, com os dentes da frente separados e todos tortos, eu também conversava entre os dentes, tinha vergonha de falar em público, de fazer uma oração na minha casa de devoção.

Aí, resolvi escrever sobre os cuidados fantásticos que a odontologia tem desenvolvido pra melhorar a qualidade de vida e bem estar das pessoas, de quanta gente como eu ganhou um ânimo diferente usando aparelho, realinhando os dentes, melhorando minha mastigação e, consequentemente, minha digestão e nutrição. E uma das maravilhas que temos à disposição, hoje, é o implante dentário, que insere na formação óssea um pino com um dente sintético, que, além de melhorar nosso visual, melhora – e muito – nossa saúde.

Mais que estado físico e estético da beleza do nosso rosto e sorriso, a nossa autoestima, amor próprio e confiança são o principal termômetro de nossa saúde. Com a alma leve, tudo a nossa volta se torna mais fácil de enfrentar.

Por isso, não espere a depressão, a tristeza e a vergonha chegarem, para você se cuidar. A visita ao DENTISTA a cada 06 (seis) meses deve ser um propósito, assim como o check-up no ginecologista, urologista ou clínico.

E quanto antes você começar os cuidados de seus filhos, sobrinhos e netos, mais tranquila será a prevenção de problemas de saúde dos mais variados tipos.

 

#SORRIRFAZBEM

Você também pode gostar de:


Sua Boca, sua Saúde

Sua Boca, sua Saúde

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PNEUMONIA NOSOCOMIAL? Hoje alertamos para a pneumonia nosocomial que acomete grande parte dos pacientes entubados, tanto, em ambiente hospitalar como doméstico. A incidência de bactérias colonizadoras e oportunistas que se alojam na cavidade bucal, tem relação direta com a causa de doenças pulmonares e cardíacas, entre outras. A pneumonia nosocomial é a segunda infecção hospitalar mais comum e a causa mais frequente de morte...
NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

NÃO PARTICIPE DO DESFILE DE DOENÇAS OUTONO/INVERNO

As temperaturas caem e a imunidade das pessoas também caem. Isso porque as doenças de outono e inverno são enfermidades típicas da época, que acabam se espalhando e trazendo incômodos para todos nós. Como praticamos a filosofia de que prevenir é melhor do que remediar, se liga nas orientações que preparamos pra você curtir o friozinho da estação com muita saúde.   Por que aumentam as doenças respiratórias nessa...
DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

DOENÇAS IDENTIFICADAS PELOS DENTISTAS

Muito se engana quem acha que o dentista cuida só da saúde da boca e dos dentes. A cada consulta ele analisa o quadro clínico da saúde bucal e dela com o resto do corpo. Caso o profissional suspeite que exista algum desequilíbrio (glicose alta, baixa imunidade, etc), o dentista orienta o paciente da necessidade de procurar um médico. A saúde bucal anda junto com a saúde corporal, por...
O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

Outro dia falamos aqui de um problema bucal que algumas pessoas enfrentam e que é capaz de gerar desconfortos e dificuldades de convívio social: o ​mau hálito​. Hoje iremos dar continuidade ao assunto, mas tratando sobre um produto que é um grande aliado no tratamento da halitose – o dióxido de cloro. Em que consiste o produto O dióxido de cloro é encontrado em ​enxaguantes bucais e atua como...
8 dicas sobre Saúde e Terceira Idade

8 dicas sobre Saúde e Terceira Idade

Quando devemos nos preocupar com a terceira idade? Aos 30, 40, 50? Alcançar uma longevidade com saúde, tem se tornado o desejo de muitos. A alimentação, qualidade do sono e os exercícios físicos regulares, são sem dúvida fatores que influenciam para uma vida longa e saudável. Sam Sonny Bryant é um Fisicoturista que começou a malhar com 44 anos, hoje com cerca de 70 ele é um exemplo de...
Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

O incentivo aos cuidados com a saúde dos dentes deve ser implementado desde cedo na vida das crianças, porém durante o período de troca dos dentes é ainda mais necessário reforçar sua importância. Esta fase é crítica, pois é necessário incentivar bons hábitos para garantir uma boa saúde bucal que perdure até a vida adulta. A alimentação é primordial para a saúde das crianças, e para a saúde dos...