AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

Você sabia que na terceira idade nosso organismo já não é como na juventude?

A saúde bucal comprometida vai afetar diretamente a condição nutricional, o estado físico e mental do indivíduo, além de diminuir o prazer de uma vida social ativa. A diversidade de conceitos, circunstâncias de vida e até a falta de informação podem afetar a aceitação, a procura e a realização bem sucedida de um tratamento dentário.
É de vital importância que a família esteja atenta a mudanças de hábito e necessidades alteradas no organismo e aspectos psicossociais do paciente idoso.

A redução da capacidade gustativa associada ao doce, salgado, amargo e ácido é percebida a partir dos cinquenta anos e atinge em torno de 80% dos pacientes idosos. A produção da saliva auxilia em diversos processos bucais. Facilita a percepção do paladar, protege os tecidos bucais, lubrifica a mucosa, previne a desmineralização e aumenta a remineralização dos dentes.
Com a idade as funções salivares são comprometidas com a redução dos pontos de sensibilidade das papilas gustativas, tornando o dia-a-dia do paciente idoso mais desagradável e consequentemente reduzindo sua qualidade de vida.
Entre os fatores que provocam a “boca seca” e redução da produção de saliva, podemos citar as medicações para hipertensão, depressão, ansiolíticos, anticolinérgicos e anti-histamínicos; o mesmo acontece com pacientes em tratamentos com radioterapia e quimioterapia, que costumam secar as glândulas salivares, resultando em dieta pobre, má nutrição, diminuindo a interação social.

A falta de lubrificação bucal pode também contribuir para o agravamento de cáries e da doença periodontal e a consequente perda óssea. Esse processo começa cedo, a partir dos 40 anos. Inicia-se um processo lento e progressivo de enfraquecimento ósseo, que resulta, eventualmente, na osteoporose senil, caracterizada pela redução da densidade óssea e perda do conteúdo mineral deste tecido.

Com redução da capacidade de reter os dentes, faz-se necessário a utilização de prótese dentária, que também se torna mais incômoda com a redução da saliva, que dificulta sua adesão, influenciando, de forma negativa, em torno de sistema de mastigação, deglutição, digestão e nutrição da pessoa idosa.

A atenção redobrada por parte da família, com visitas regulares ao geriatra e ao dentista é fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de complicações maiores na terceira idade.

Existe uma falta de percepção quanto à necessidade de tratamento odontológico, tanto por parte do paciente idoso como pelos seus familiares. Os idosos devem ser conscientizados da necessidade contínua de cuidados bucais preventivos.

#sorrirfazbem

×