(31) 3224-7378 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Você tem vergonha de ir ao dentista? Saiba o que fazer.

Você tem vergonha de ir ao dentista? Saiba o que fazer.

Muitas pessoas deixam de iniciar um tratamento por sentirem vergonha e insegurança. Se este é o seu caso, ou o de alguém que você conhece, confira algumas dicas.

Dar o primeiro passo para começar um tratamento odontológico pode ser uma tarefa complicada. Seja para colocar um aparelho ortodôntico, fazer um implante dentário ou um clareamento, por exemplo, algumas pessoas simplesmente travam. Um dos motivos mais comuns é o medo de ir ao dentista, tema já abordado aqui no blog da Mr Clean. 

Porém, muita gente também tem vergonha do próprio sorriso, e isso acaba prejudicando a saúde bucal e a vida do paciente. Alguns sentem vergonha por terem tártaro ou mau hálito, outros se sentem constrangidos por terem os dentes fora do lugar, ou por estarem precisando de uma prótese dentária.

Os motivos variam, mas as principais consequências são iguais e perigosas: ao adiar um tratamento necessário, a autoestima diminui, a situação costuma piorar com o tempo e, por fim, um problema que poderia ser resolvido de forma simples acaba se transformando numa bola de neve. A boa notícia é que é possível contornar a situação. Primeiramente, precisamos entender o que causa essa vergonha toda.

valor implante dentário em belo horizonte
Clique na imagem para saber tudo sobre implante dentário no melhor dentista de Belo Horizonte.

Por que as pessoas sentem vergonha de ir ao dentista?

A pergunta que não quer calar é “por que sentir vergonha do próprio sorriso?”. Já listamos algumas possíveis causas no início do texto, mas a raiz do problema é bem mais complicada. É claro que cada caso é um caso, mas, no geral, a timidez que surge só de pensar em ir ao dentista é causada por problemas de baixa autoestima.

Saindo da odontologia para falar um pouquinho sobre psicologia, acompanhe comigo: quando a gente liga a TV ou abre uma rede social, somos bombardeados com imagens de pessoas lindas, vivendo vidas incríveis, com corpos de dar inveja e, é claro, aquele sorriso perfeito. É ou não é? Nessas horas, quem não se encaixa nos padrões de beleza pode se sentir desconfortável. Isso vale para questões de peso, de altura, e também para a situação dos dentes.

Mesmo sendo um país referência em odontologia, com especialistas em implantes dentários, estética bucal e outros procedimentos, com preços e condições cada vez mais acessíveis, o Brasil ainda possui muitos pacientes que sequer começam o tratamento. Por se sentirem envergonhadas da situação de seus dentes, essas pessoas não sorriem nas fotos, acumulam timidez e não têm a segurança de ir a uma clínica fazer uma avaliação. Será que tem solução? Tem sim!

Como superar a insegurança e iniciar um tratamento odontológico?

Agora que já entendemos que a fonte da insegurança e da timidez é uma questão de baixa autoestima, podemos superar o problema enxergando as coisas por um ângulo diferente. Após anos e anos de experiência, já sabemos quais são os pensamentos mais comuns de uma pessoa que sente vergonha de ir ao dentista e temos a resposta na ponta da língua. Olha só:

Dentista atendendo um paciente em sua clínica
Quer vencer a vergonha? Converse com um(a) dentista de confiança. Foto: reprodução / Pexels

“Tenho vergonha porque as pessoas vão achar que eu sou uma pessoa desleixada.”

As pessoas podem achar muita coisa, mas um dentista só vai achar as soluções que você precisa. Nenhum profissional especialista vai julgar a sua situação, porque o papel de um dentista é cuidar da sua saúde bucal e te ajudar a ter um sorriso mais bonito e saudável.

“Tenho vergonha porque tenho tártaro, mau hálito e até já perdi alguns dentes.”

Sabia que o acúmulo de tártaro, o mau hálito e a perda de dentes podem estar relacionados? E sabia que as equipes de dentistas estão acostumadas com tudo isso? Todos os dias, os profissionais de saúde bucal atendem pessoas como você sem preconceito. Se você é de BH ou região, pode vir sem medo conversar com a gente.

“Tenho vergonha porque meu sorriso é feio e não tem solução para o meu problema.”

De um jeito ou de outro, podemos garantir que a solução sempre existe. Porém, ela só aparece para quem vence a vergonha e faz o agendamento de uma consulta de avaliação. Quem se dedica a fazer o tratamento certinho, seguindo todas as orientações, logo descobre que o sorriso tão sonhado é apenas questão de tempo.

“Tenho vergonha porque não sei se vou conseguir pagar pelo tratamento.”

Este é outro ponto que impede muita gente de começar. Por achar que os tratamentos custam um valor absurdo, a pessoa acaba nem fazendo a avaliação. Cada lugar trabalha de um jeito diferente, mas aqui na Mr Clean oferecemos descontos especiais, parcelamentos e outras condições especiais para os clientes. Siga nosso perfil no Instagram para acompanhar as novidades

Você não deve sentir vergonha se precisar de um implante dentário

Para terminar, precisamos dizer: entre todos os perfis de pacientes, aqueles que costumam sentir mais vergonha são os que precisam de uma cirurgia ou implante dental, principalmente quando a prótese é para os dentes da frente. Muita gente acha que quando um dente cai ou é extraído, é o fim da linha. Nada disso!

Numa clínica de implante dentário e outros procedimentos, você pode dar uma nova chance ao seu sorriso, aumentando sua autoestima e a qualidade de vida que só dentes saudáveis podem trazer. Deixe a vergonha em casa e venha buscar o bem-estar que você merece. Temos certeza de que, depois do tratamento, você vai ficar rindo à toa. 🦷😁


Você também pode gostar de:


Arraiá bom e que não prejudica os dentes

Arraiá bom e que não prejudica os dentes

Junho é o mês das festas juninas (que se estendem para o mês de julho), época de todo mundo se esbaldar dos deliciosos quitutes juninos. Implante dentário em Belo Horizonte O desejo de saciar a vontade de comer os doces e salgados típicos é enorme, a gente sabe. Outra coisa que a gente sabe são os cuidados que devemos ter com os dentes nos dias de festa, vale a...
Implante dentário sem mistério e sem complicações

Implante dentário sem mistério e sem complicações

O vazio na boca provocado pela falta de um ou mais dentes é solucionado com os implantes dentários. E se pararmos para falar sobre a eficácia desse método, entram em cena os cuidados que todo paciente precisa ter, tanto após a cirurgia, quanto de forma constante por toda a vida a fim de evitar riscos. Então confira as orientações a seguir. Atenção logo após a cirurgia do implante O...
OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

OUTUBRO: MÊS DO MÉDICO DOS DENTES

Outubro tem datas importantes para a Mr. Clean. Por exemplo, 03 de outubro foi o Dia Mundial do Dentista, o que significa que em todo o mundo os profissionais da nossa área foram homenageados. Já rumo ao final do mês, no dia 25 de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Nosso parabéns à profissão veio em formato de curiosidades sobre a...
TEMPERATURAS BAIXAS, SORRISO SAUDÁVEL EM ALTA

TEMPERATURAS BAIXAS, SORRISO SAUDÁVEL EM ALTA

O frio costuma trazer não só as temperaturas mais baixas, ele traz também a possibilidade de desconfortos bucais. Para que certos sintomas não atrapalhem quem gosta de curtir o friozinho da estação (que este ano veio com uma intensidade maior), é bom ficar de olho nos cuidados citados a seguir. Ranger de dentes por causa de dor ou incômodo não dá, só em caso de bater uma brisa fria,...
Qual o valor de um implante dentário?

Qual o valor de um implante dentário?

Se você chegou até aqui procurando quanto investir em um implante dentário e não quer ler até o fim do post, posso ir te adiantando uma coisa: a única forma de ter um planejamento real é marcando uma avaliação. Neste texto, vou dar algumas dicas para saber se você precisa ou não desse tratamento e falar sobre o valor de um implante. Um pequeno teste Primeiro, leia atentamente as...
Vida nova para quem coloca Implante

Vida nova para quem coloca Implante

Não é um exagero dizer que as pessoas que investem no implante dentário como tratamento para a falta de um ou mais dentes adquirem uma vida renovada. De ações cotidianas como alimentação, higiene bucal e diálogo, aos eventos esporádicos como uma entrevista de emprego ou uma festa importante, tudo fica melhor e mais fácil de ser vivido. Dando sequência à nossa série de posts sobre este tipo de tratamento...