AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

O frio costuma trazer não só as temperaturas mais baixas, ele traz também a possibilidade de desconfortos bucais. Para que certos sintomas não atrapalhem quem gosta de curtir o friozinho da estação (que este ano veio com uma intensidade maior), é bom ficar de olho nos cuidados citados a seguir. Ranger de dentes por causa de dor ou incômodo não dá, só em caso de bater uma brisa fria, né?

 

Desconfortos na boca e nos dentes em dias frios

A boca possui temperatura constante de 36ºC a 38ºC e no inverno a temperatura do ambiente cai bastante, atingindo 10ºC. Este fenômeno, chamado inversão térmica, pode gerar incômodos. As pessoas que não estão com lesão ou trauma nos dentes talvez sintam uma sensibilidade maior a ponto de terem que usar cremes dentais específicos.

Quem está com algum tipo de problema bucal tem mais chance de sofrer com o frio, afinal a tendência é que a temperatura baixa aumente os sintomas. Outras sensações comuns da época são quanto aos resfriados, gripes e sinusites que deixam a boca ressecada durante o sono – as sinusites podem provocar dores nos molares e pré-molares devido à possibilidade da inflamação atingir os seios maxilares, onde ficam estes dentes.

 

Cuidados com a saúde bucal no inverno

O ideal é não exagerar no consumo de certos tipos de bebidas e alimentos calóricos. Como o café, vinho e chás escuros possuem muitos pigmentos e geralmente são adoçados, eles costumam comprometer a saúde bucal (manchas, cáries, corrosão do esmalte e dores). Os carboidratos e chocolates também são os queridinhos da estação e também das cáries, devido ao aumento da microbiota oral que eles provocam.

Os dias frios fazem com que o corpo transpire menos, diminuindo a sede e aumentando a chance do corpo desidratar. Além disso, a boca seca reduz a produção de saliva e assim dificulta a lubrificação oral, favorecendo problemas bucais. Beber pouca água nessa época pode ainda deixar os lábios rachados (use manteiga de cacau ou protetor labial com filtro solar, só não pode é compartilhar o seu com os outros, nem com crianças, ok?).

 

Aproveite e faça um check-up nas férias

Os alertas e dicas não são para você deixar de aproveitar o inverno, pelo contrário: são para que você curta a estação com total saúde! E para finalizar os conselhos, temos que dizer sobre a oportunidade de fazer uma avaliação no dentista para saber como anda a sua saúde bucal e a da sua família (como as crianças estarão de férias, aproveite o tempo livre).

Fortalecer a saúde bucal é também fortalecer a saúde corporal, afinal ambas estão intimamente interligadas em nosso organismo. A importância de prevenir mais do que remediar é grande (você já conhece o nosso PAP – Programa de Acompanhamento Preventivo?), inclusive em se tratando da boca e dos dentes. Por isso não hesite em marcar uma avaliação com nossa equipe, marcando agora nas férias a família toda se prepara para sorrir para o segundo semestre do ano com saúde, beleza e alegria!

×