(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental e usar o fio dental todo dia. Certos cuidados se restringem à cada idade do integrante familiar, acompanhe alguns deles a seguir.

 

Dentes de bebês e crianças, atenção redobrada

Dizem que um bom hábito se constrói quando se é novo e é a mais pura verdade. Os pais ou os responsáveis pela criação de nenéns e crianças que se preocupam em criar a rotina da higiene bucal e do acompanhamento no dentista desde cedo, tendem a acertar em cheio para que eles se tornem pessoas com sorrisos lindos e brilhantes. Para os bebês, é super importante que a primeira consulta ao dentista ocorra quando os primeiros dentinhos aparecem, assim os pequenos já vão se acostumando com as idas ao consultório odontológico.

Outras medidas importantes é a precaução com a cárie de mamadeira nos nenéns. Não deixar eles dormirem tomando leite (por causa da lactose, o açúcar do leite) ou suco (por causa da frutose) na mamadeira e sempre provar a temperatura e o sabor da comida em talheres diferentes, assim evita-se a transmissão de bactérias da boca dos adultos para a boca do bebê. Este comportamento vale para as crianças também, somado ao controle rigoroso da quantidade de doces e alimentos que possuem muito amido na composição (como carboidratos), que acabam favorecendo a proliferação das bactérias causadoras de cárie.

 

Sem rebeldia no cuidado com o sorriso dos adolescentes

Os pais ou responsáveis por adolescentes precisam levar os jovens para a consulta regular ao dentista não só para o controle de cárie e limpeza bucal. Outro grande motivo é o acompanhamento com o ortodontista, para ver como a arcada dentária está crescendo e já providenciar o tratamento com o aparelho ortodôntico, caso necessário, evitando problemas futuros nos dentes.

Somado ao uso do aparelho ortodôntico, vem a atenção na escovação rigorosa por parte do adolescente, justamente para evitar complicações. O cuidado com a alimentação dos jovens no que tange aos alimentos favorecedores de cárie também é essencial, afinal desta forma se previne que o esmalte do dente seja atingido pelo ácido da bactéria da cárie.

Outra assistência que pode surgir quanto à saúde bucal dos adolescentes e que o dentista é o profissional ideal para orientar é no caso da prática de esportes que demandam o uso de protetores bucais – principalmente para jovens que usam o aparelho ortodôntico. Os protetores evitam traumas nos dentes, cortes nos lábios e outras lesões que a boca pode sofrer por impacto.

 

A voz da experiência na saúde bucal de adultos e idosos

A higienização diária e regular dos dentes (escovação completa com pasta e uso do fio dental), acompanhamento regular no dentista e a alimentação mais regrada evitando o consumo exagerado de doces e alimentos com amido na composição se mantém nestas faixas etárias. Os adultos precisam evitar o fumo ou a mania de mastigar tabaco, os dois aumentam o risco de gengivite e câncer na boca.

Falando em gengivite, é importante que os adultos saibam que quando a doença está no estágio inicial, ela é reversível, mas se não for tratada, pode causar até a perda dos dentes. Prezar pela saúde da gengiva se faz imprescindível porque estudos já indicaram a relação da periodontite (doença da gengiva) com diabetes e problemas cardíacos.

Os idosos merecem zelo com a saúde bucal por serem indivíduos que muitas vezes dependem de outros, às vezes um cuidador para terem uma rotina mais harmoniosa e saudável. Esta pessoa (seja da família ou não) precisa reparar se o idoso tem sofrido com a xerostomia (boca seca) e se a prótese dentária (dentadura) tem sido guardada da maneira correta – em um lugar seguro e úmido, de forma alguma ela pode secar. Outro cuidado é na hora de limpar a prótese, deve escová-la com sabonete neutro, o creme dental pode danificar o material (há certos produtos efervescentes que também realizam esta limpeza).

Após relembrarmos algumas práticas que contribuem para um sorriso saudável em todas as idades, a Mr. Clean reforça a realização das mesmas por parte de pais ou responsáveis por um núcleo familiar. Eles costumam ser a figura em que os filhos se espelham, portanto manter o cuidado com a própria saúde bucal é tão importante. E assim os irmãos incentivam outros irmãos, os tios, os avós e o exemplo se espalha por toda a família. Na Mr. Clean nossos pacientes aprendem, por meio do PAP (Programa de Acompanhamento Preventivo), que é bom prevenir sempre para que a estética do sorriso seja tranquila de ser mantida!

Você também pode gostar de:


Necessidade de ir ao dentista

Necessidade de ir ao dentista

A falta de informação é grande inimiga do sorriso. Ir ao dentista com frequência é a melhor forma de manter o sorriso em dia. Além do tratamento, o dentista pode tirar dúvidas sobre dentes e saúde bucal no geral, incluindo lábios, língua, e gengiva. Com avanço da tecnologia o tratamento dentário está mais acessível, e a Mr. Clean oferece planejamento por etapa, o que deixa o cliente a vontade...
6 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO NOS DENTES

6 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM USA APARELHO NOS DENTES

Muita mulher evita colocar o aparelho nos dentes pois acha que atrapalha a imagem pessoal. Ou então se coloca o aparelho, não se maqueia pois acha que ficará feio o rosto. Hoje vamos falar que é possível ter uma boa autoestima com ambos: sorriso sendo corrigido pelo aparelho e uma make bem linda para realçar os traços bonitos da face. Vem ler pra depois compartilhar com as mulheres que...
O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

O PODER DELE, O DIÓXIDO DE CLORO

Outro dia falamos aqui de um problema bucal que algumas pessoas enfrentam e que é capaz de gerar desconfortos e dificuldades de convívio social: o ​mau hálito​. Hoje iremos dar continuidade ao assunto, mas tratando sobre um produto que é um grande aliado no tratamento da halitose – o dióxido de cloro. Em que consiste o produto O dióxido de cloro é encontrado em ​enxaguantes bucais e atua como...
CRIA JUÍZO, TIRA O DENTE SISO

CRIA JUÍZO, TIRA O DENTE SISO

Quem dera se fosse só fazer a cirurgia para a rapaziada ter mais do discernimento que a vida adulta, pede né? Os “dentes do juízo” possuem este nome pois geralmente surgem entre os 17 a 21 anos, a idade que os jovens começam a deixar a adolescência. Os dentes siso são os últimos a aparecer na boca e acabam tendo que ser retirados para evitar complicações mais graves. No...
Fio dental sem mistério

Fio dental sem mistério

O fio dental faz bem? Um estudo feito com gêmeos provou que o uso do fio dental, associado com a escovação dos dentes e da língua, reduz significamente a presença de micro organismos causadores das cáries. Procure seu dentista e consulte-o sobre a melhor maneira de usar o fio dental; se você usa ou não aparelho,  ele vai te dar ótimas dicas para facilitar sua higienização. Veja 4 benefícios...
Qual o valor de um implante?

Qual o valor de um implante?

Se você chegou até aqui procurando quanto investir em um implante dentário e não quer ler até o fim do post, posso ir te adiantando uma coisa: a única forma de ter um planejamento real é marcando uma avaliação. Neste texto, vou dar algumas dicas para saber se você precisa ou não desse tratamento e falar sobre o valor de um implante. Um pequeno teste Primeiro, leia atentamente as...