(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

A SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA

O dia 08 de dezembro é o Dia da Família no Brasil. E, diante desta data, vamos relembrar hábitos que os membros de uma família precisam ter com a saúde bucal. Alguns costumes a grande maioria já pratica, como não usar a mesma escova de dente que um parente. Ou ensinar a outro integrante do grupo familiar que o ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com creme dental e usar o fio dental todo dia. Certos cuidados se restringem à cada idade do integrante familiar, acompanhe alguns deles a seguir.

 

Dentes de bebês e crianças, atenção redobrada

Dizem que um bom hábito se constrói quando se é novo e é a mais pura verdade. Os pais ou os responsáveis pela criação de nenéns e crianças que se preocupam em criar a rotina da higiene bucal e do acompanhamento no dentista desde cedo, tendem a acertar em cheio para que eles se tornem pessoas com sorrisos lindos e brilhantes. Para os bebês, é super importante que a primeira consulta ao dentista ocorra quando os primeiros dentinhos aparecem, assim os pequenos já vão se acostumando com as idas ao consultório odontológico.

Outras medidas importantes é a precaução com a cárie de mamadeira nos nenéns. Não deixar eles dormirem tomando leite (por causa da lactose, o açúcar do leite) ou suco (por causa da frutose) na mamadeira e sempre provar a temperatura e o sabor da comida em talheres diferentes, assim evita-se a transmissão de bactérias da boca dos adultos para a boca do bebê. Este comportamento vale para as crianças também, somado ao controle rigoroso da quantidade de doces e alimentos que possuem muito amido na composição (como carboidratos), que acabam favorecendo a proliferação das bactérias causadoras de cárie.

 

Sem rebeldia no cuidado com o sorriso dos adolescentes

Os pais ou responsáveis por adolescentes precisam levar os jovens para a consulta regular ao dentista não só para o controle de cárie e limpeza bucal. Outro grande motivo é o acompanhamento com o ortodontista, para ver como a arcada dentária está crescendo e já providenciar o tratamento com o aparelho ortodôntico, caso necessário, evitando problemas futuros nos dentes.

Somado ao uso do aparelho ortodôntico, vem a atenção na escovação rigorosa por parte do adolescente, justamente para evitar complicações. O cuidado com a alimentação dos jovens no que tange aos alimentos favorecedores de cárie também é essencial, afinal desta forma se previne que o esmalte do dente seja atingido pelo ácido da bactéria da cárie.

Outra assistência que pode surgir quanto à saúde bucal dos adolescentes e que o dentista é o profissional ideal para orientar é no caso da prática de esportes que demandam o uso de protetores bucais – principalmente para jovens que usam o aparelho ortodôntico. Os protetores evitam traumas nos dentes, cortes nos lábios e outras lesões que a boca pode sofrer por impacto.

 

A voz da experiência na saúde bucal de adultos e idosos

A higienização diária e regular dos dentes (escovação completa com pasta e uso do fio dental), acompanhamento regular no dentista e a alimentação mais regrada evitando o consumo exagerado de doces e alimentos com amido na composição se mantém nestas faixas etárias. Os adultos precisam evitar o fumo ou a mania de mastigar tabaco, os dois aumentam o risco de gengivite e câncer na boca.

Falando em gengivite, é importante que os adultos saibam que quando a doença está no estágio inicial, ela é reversível, mas se não for tratada, pode causar até a perda dos dentes. Prezar pela saúde da gengiva se faz imprescindível porque estudos já indicaram a relação da periodontite (doença da gengiva) com diabetes e problemas cardíacos.

Os idosos merecem zelo com a saúde bucal por serem indivíduos que muitas vezes dependem de outros, às vezes um cuidador para terem uma rotina mais harmoniosa e saudável. Esta pessoa (seja da família ou não) precisa reparar se o idoso tem sofrido com a xerostomia (boca seca) e se a prótese dentária (dentadura) tem sido guardada da maneira correta – em um lugar seguro e úmido, de forma alguma ela pode secar. Outro cuidado é na hora de limpar a prótese, deve escová-la com sabonete neutro, o creme dental pode danificar o material (há certos produtos efervescentes que também realizam esta limpeza).

Após relembrarmos algumas práticas que contribuem para um sorriso saudável em todas as idades, a Mr. Clean reforça a realização das mesmas por parte de pais ou responsáveis por um núcleo familiar. Eles costumam ser a figura em que os filhos se espelham, portanto manter o cuidado com a própria saúde bucal é tão importante. E assim os irmãos incentivam outros irmãos, os tios, os avós e o exemplo se espalha por toda a família. Na Mr. Clean nossos pacientes aprendem, por meio do PAP (Programa de Acompanhamento Preventivo), que é bom prevenir sempre para que a estética do sorriso seja tranquila de ser mantida!

Você também pode gostar de:


CUIDAR DOS DENTES AJUDA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

CUIDAR DOS DENTES AJUDA NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

O título do texto de hoje parece chamada sensacionalista. Mas não é, ele realmente fala de algo real. É que muitas pessoas não associam o fato da saúde bucal interferir na saúde corporal, logo, no desempenho de uma pessoa na hora dela praticar atividades físicas. Vamos explicar, nas linhas adiante, mais sobre o tema.   Como a saúde bucal interfere no treino Estudos comprovam que caso um atleta possua...
A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

A IMPORTÂNCIA DO BEBÊ MAMAR NO PEITO DA MÃE

O aleitamento materno é um hábito vital para o recém-nascido, saiba os porquês   Falar sobre a saúde bucal dos bebês é um assunto que amamos, e por isso vamos falar da importância da amamentação no desenvolvimento do rostinho deles. Por incrível que pareça, quando o bebê se alimenta do leite materno diretamente no seio da mãe, ele está contribuindo para a formação de sua própria face. Olha só...
Lentes de contato dental: transforme o seu sorriso

Lentes de contato dental: transforme o seu sorriso

Tratamentos estéticos estão sendo cada vez mais mais procurados nas clínicas odontológicas nos últimos anos. Afinal, ter um sorriso lindo, alinhado e brilhante é o desejo de muita gente. Pessoas que possuem algum tipo de desgaste, desnível ou problema nos dentes acabam procurando serviços estéticos como uma forma rápida de conseguir os resultados desejados. E um dos procedimentos mais buscados atualmente é a lente de contato dental. Com sua...
8 dicas sobre Saúde e Terceira Idade

8 dicas sobre Saúde e Terceira Idade

Quando devemos nos preocupar com a terceira idade? Aos 30, 40, 50? Alcançar uma longevidade com saúde, tem se tornado o desejo de muitos. A alimentação, qualidade do sono e os exercícios físicos regulares, são sem dúvida fatores que influenciam para uma vida longa e saudável. Sam Sonny Bryant é um Fisicoturista que começou a malhar com 44 anos, hoje com cerca de 70 ele é um exemplo de...
Uso do enxaguante bucal

Uso do enxaguante bucal

Muito se engana quem acha que o enxaguante bucal tem que arder bastante a boca na hora do bochecho. Produto sempre divulgado na mídia, muitos adeptos não sabem que seu uso requer orientações de um dentista, afinal ele só é benéfico para quem tem doenças periodontais, para as pessoas que não possuem estas doenças o efeito é nulo. Primeiramente é bom frisar que utilizar o antisséptico bucal no lugar...
Dicas Importantes De Odontologia Estética

Dicas Importantes De Odontologia Estética

O bem-estar de uma pessoa está muito ligado às emoções boas que ela sente, principalmente os momentos de alegria. Não é à toa que um sorriso muda tudo para melhor e faz tão bem à saúde. Implante dentário em Belo Horizonte Para a chegada do novo ciclo de 365 dias, um dos caminhos sábios a se tomar é dar atenção ao sorriso, tanto no âmbito da estética quanto da...