Tratamento de Canal em Belo Horizonte

 

Tratamento de Canal em BH é na Mr. Clean. Transforme seu sorriso!

 

A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) é indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

A Mr. Clean conta com os melhores dentistas em BH para você que precisa de tratamento de canal. Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre o assunto e, se tiver dúvidas, converse com a nossa equipe pelo WhatsApp.

 

Agende a sua avaliação pelo WhatsApp

 

1. Tratamento de canal enfraquece o dente?

Não. Se o profissional especializado realizar um tratamento conservador na fase de abertura ou acesso, o remanescente dental não ficará enfraquecido devido ao tratamento. O profissional capacitado deve realizar um procedimento conservador, preservando assim o dente em qualquer situação ou tratamento. O elemento dental não fica enfraquecido ou “ressecado” após um tratamento endodôntico devido à extirpação da polpa, que acarreta na mortificação do dente.

 

2. Dente com tratamento de canal não tem mais cárie e nunca mais necessita de tratamento?

Não. Na realidade, o dente continua suscetível à cárie, uma vez que continua em função, bem como exposto a todos os agentes nocivos à estrutura dental. Um dente com tratamento de canal pode ter a necessidade de um novo tratamento, devido à contaminação no interior do conduto radicular, bem como no material obturador. Por isso, mesmo após o tratamento, é fundamental manter um acompanhamento preventivo para evitar futuros problemas.

 

3. Dente com canal tratado escurece?

Depende. Hoje em dia, não se utiliza mais um cimento obturador de canal que contenha limalha de prata, responsável pelo escurecimento dental. Entretanto, resquício de sangue causa o escurecimento dental. Com a grande evolução de todas as especialidades da odontologia, é de conhecimento dos profissionais que isto acontece.

Portanto, todos os profissionais capacitados estão aptos a não deixar resto de sangue dentro da câmara pulpar. Em casos de trauma dental em que ocorre hemorragia interna, pode ocorrer o escurecimento do dente.

Tal escurecimento pode acontecer de evolução lenta ou rápida. Nos casos de evolução lenta, a percepção pode ser tardia, o que dificulta no tratamento de clareamento dental interno, pois quanto maior o tempo de exposição do agente causador do escurecimento, maior a dificuldade que o profissional encontrará para o clareamento.

Porém, na maioria dos casos, o escurecimento dental já não é algo considerável, dentro dos procedimentos endodônticos, a não ser em situações de trauma dental, ou até mesmo pela procura tardia do paciente a um profissional especializado. Para tais casos, contamos como alternativa o clareamento dental interno.

 

Agende a sua avaliação pelo WhatsApp

 

4. O tratamento endodôntico é doloroso?

Não. Hoje em dia, temos opções anestésicas que ajudam o profissional na analgesia durante o procedimento, deixando o paciente livre de dor durante o tratamento.

Temos também a possibilidade de administração de potentes analgésicos que nos auxiliam durante todo o tratamento. Em casos de processos infecciosos, contamos também com eficientes antibióticos, que são administrados conforme cada caso.

Quando o profissional conta com o auxílio de isolamento absoluto (lençol de borracha e grampos), limas e brocas adequadas e, devidamente esterilizadas, solução irrigadora bactericida e medicações tópicas, ele terá um bom prognóstico. Contando, lógico, com a condição geral do dente (estado de vitalidade ou infeccioso) e sistêmica do paciente.

 

5. O que é a endodontia rotatória (ou canal rotatório)?

Com uma rotação contínua, lenta e constante, esses instrumentos feitos de liga de níquel-titânio são mais flexíveis do que os tradicionais manuais de aço inoxidável. Ativados por um pequeno motor elétrico, eles fazem o canal radicular muito mais rápido do que os convencionais. Eles também são equipados com um detector que permite ao dentista localizar a ponta da raiz e evitar perfurações.

Os métodos endodônticos rotativos oferecem várias vantagens sobre os tratamentos manuais de canais radiculares:

  • Tratamento mais rápido (geralmente em uma consulta);
  • Os pacientes sentem-se muito mais confortáveis durante o tratamento;
  • Mais confiável;
  • Nenhum barulho desagradável;
  • Mais precisão (a flexibilidade dos instrumentos permite uma melhor negociação dos canais curvos);
  • Tratamentos de alta qualidade (mais consistentes).

 

Invista em sua saúde e qualidade de vida com os melhores dentistas em BH!

Agende sua avaliação

    Enviar Whatsapp

    Ligue para a clínica agora

    Qual o seu nome?

    Qual o seu e-mail?

    Digite seu telefone com DDD

    Qual sua necessidade de tratamento?

    Qual o melhor horário para te ligarmos?

    Digite o texto abaixo para confirmar o envio

    captcha

    Tudo Sobre Implantes Dentários

    Muito se fala sobre implantes dentários, muitas são as propagandas e o paciente fica sem saber o que é e o que não é possível de se fazer. Aqui iremos tentar mostrar o que você deve estar atento quando se programar para esse tipo de tratamento.

    Leia Mais