A higiene bucal para quem fez implantes é extremamente necessária e não pode ser negligenciada de forma alguma. Como os dentes naturais, os implantes precisam da mesma higienização, pois estão sujeitos a placa bacteriana e doenças bucais que afetam a saúde geral.
Implante dentário em Belo Horizonte
Apesar do maior polimento, os implantes formam placas e nada justifica a falta de higiene. Se você tem implantes e não higieniza conforme todos os padrões, corre o risco de ter sua saúde bucal prejudicada.
Principalmente no pós operatório, é necessária uma escovação suave, com escova de cerdas bem macias que não comprometam os tecidos, mas que tenham a função de não deixar desenvolver a placa bacteriana.
Excelentes para ajudar na perfeita higienização são as escovas inter dentais que limpam entre os dentes e a gengiva, sem prejudicar os tecidos e os implantes.
Para garantir uma perfeita higienização, depois dos procedimentos habituais, deve-se usar um enxaguante bucal. Aí sim, você terá completado a higienização bucal depois dos implantes. Prefira os sem álcool e em cujos componentes esteja a clorexidina que é um potente anti-infeccioso.
O que pode causar a falta de higiene bucal para quem fez implante dentário
As chamadas doenças peri-implantares são comuns nas pessoas que não fazem uma perfeita higienização dos seus implantes que não só comprometem os implantes como a saúde geral.
MUCOSITE PERI- IMPLANTAR – Dá por uma inflamação nos tecidos ao redor dos implantes e que ainda pode ser revertida.
PERI-IMPLANTTITE – este é um estado mais avançado de inflamação dos tecidos em volta do implante e que compromete o osso de suporte, podendo causar a perda deste osso.
Portanto, se você fez implante dentário, cuide muito bem da higienização bucal para não comprometer não só seus implantes, mas a sua saúde geral.