Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM)
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), é a especialidade que age no crescimento ósseo, muscular e de função dos maxilares, promovendo o alinhamento dos dentes. Muitas pessoas confundem a OFM com a ortodontia, mas são especialidades diferentes.
Enquanto a ortodontia utiliza de aparelhos para tratar a posição dos dentes, a Ortopedia Funcional dos Maxilares trabalha para remodelar as estruturas necessárias, usando aparelhos que trabalham diretamente com a rede neural do paciente. Em outras palavras, os aparelhos de OFM trabalham para ajudar o sistema nervoso central a desenvolver as estruturas musculares, ósseas e de postura.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) trata problemas ósseos, musculares e de postura.
Agende a sua avaliação pelo WhatsApp
Tipos de aparelhos para tratamento ortopédico funcional dos maxilares em Belo Horizonte
Existem vários tipos de aparelhos que podem ser usados em tratamentos de OFM. Porém, ao contrário do que acontece com os aparelhos ortodônticos, onde o paciente pode escolher entre aparelhos fixos comuns e aparelhos invisíveis, por exemplo, os aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares dependem do caso de cada paciente e da recomendação de um especialista.
Portanto, na hora de iniciar um tratamento, procure a melhor clínica odontológica de Belo Horizonte, para garantir que a sua saúde bucal será tratada por profissionais qualificados, especialistas em sua área de atuação. Usar um aparelho incorretamente pode gerar prejuízos financeiros, de tempo e de saúde. Então, invista na sua qualidade de vida com a Mr. Clean!
Aparelhos reposicionadores de mandíbula
Esses aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a “treinar” a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).
Amortecedores de lábios e bochechas
São destinados a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.
Expansor palatino
Ele é um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de acrílico móvel que se encaixa sobre o céu da boca (pode também ser fixa no céu da boca). A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.
Contentores móveis
Às vezes chamados de “aparelho móvel” pelas pessoas, os os contentores móveis são utilizados no céu da boca para prevenir que uma pessoa que terminou o tratamento ortodôntico tenha os dentes voltados à posição desalinhada que estava. Outro caso no qual eles são recomendados é quando o Dentista Infantil indica que a criança utilize o contentor móvel para evitar que ela chupe o dedo, afinal este é um péssimo hábito que afeta o alinhamento dos dentes e da arcada dentária.