Vantagens e desvantagens
O uso de implantes dentários a fim de promover suporte às próteses oferece muitas vantagens comparadas com as próteses removíveis mucodento-suportadas, sendo a maior vantagem em um paciente parcialmente edêntulo recente, pela manutenção da altura e largura ósseas, ainda presentes, por um implante bem sucedido, segundo Jacobs et al. (1992).
Implante dentário em Belo Horizonte
Ainda segundo estes autores, uma prótese implanto-suportada tem maior retenção e estabilidade, sendo o paciente capaz de reproduzir uma dada oclusão cêntrica consistentemente.
Além disso, o paciente tem maior confiança para falar, devido à melhora na fonética e para se alimentar, por uma melhora na performance mastigatória.
As vantagens da técnica de implante para pacientes idosos são: melhora no suporte e retenção das próteses, aumento da função (mastigação, fala…), confiança aumentada, o fato de não exigir grande destreza para colocar uma prótese removível com complexa trajetória de inserção.
Como desvantagens para uso de implantes em idosos, os autores citam:
- a necessidade de cirurgia (que depende do estado médico e da tolerância do paciente), extenso período de tratamento antes de usufruir das vantagens (o ideal tempo para ocorrer uma perfeita osseointegração),
- necessidade de cuidados contínuos, ser dependente da motivação e habilidade do paciente, da imperiosa necessidade de revisões profissionais regulares e do risco de falhas em idades muito avançadas devido à progressiva perda da destreza e habilidade manual para realizar uma correta higienização, que é imprescindível ao sucesso de longo prazo dos casos clínicos em prótese dentária.
Comparados com as próteses totais, os implantes levam grande vantagem, pois restabelecem com maior capacidade a função mastigatória e estética, e têm apenas como fatores limitadores de seu uso a quantidade de osso disponível e a situação econômica do paciente.
Uma outra desvantagem é que os pacientes idosos têm mais problemas de adaptação à nova prótese implantada e isto parece está relacionado ao processo de aprendizado muscular, que é mais prolongado nestes pacientes.
