A cárie é uma doença bastante comum que acomete a saúde bucal de muitos brasileiros. Ela acontece devido a insuficiência de proteção, gerando um desequilíbrio químico e ocasionando a cavidade.
Para combatê-la, sabemos que a higiene bucal é essencial. Mas o que poucos sabem é que ela também pode ser controlada com a alimentação. É isso mesmo! Acompanhe conosco a seguir para descobrir como e aplique essas novas dicas de cuidado na sua rotina.
A importância da saliva
Da mesma forma que existem os alimentos que favorecem a cárie, como os carboidratos, os doces e os refrigerantes, existem aqueles que ajudam no combate a esta doença. Estamos falando dos alimentos que ajudam a produzir a saliva.
Esse líquido espumoso que temos na boca, que aumenta quando vemos algo saboroso, é extremamente importante no processo digestivo. A saliva é responsável por lubrificar e diluir o alimento, além de proteger contra bactérias e umedecer a boca.
Quais são os alimentos aliados neste combate
Descobrimos que a saliva é feita pelo próprio corpo. Mas existem alguns alimentos que favorecem sua produção. Em meio as frutas, você pode ingerir maçã, pêra, mamão ou frutas ácidas, como laranja, abacaxi e limão. As pessoas que não possuem problemas com a ingestão de frutas ácidas podem comer sem riscos para melhorar a produção salivar.
Dentre as opções de verduras e leguminosas, coma cenoura crua, espinafre, pepino, rúcula, agrião, aspargos, salsão e hortelã. Até o jiló – que deixa poucas pessoas com água na boca – favorece a salivação. Outra dica importante é o consumo desses alimentos na terceira idade, já que muitos idosos reclamam de “boca seca”.
A saliva atua no combate à cárie ao ajudar na lubrificação da nossa boca, melhorando nossa capacidade de autolimpeza. Entretanto, a saliva não ajuda a limpar entre os dentes. Por isso, é essencial o uso do fio dental e de uma escovação feita de maneira correta.
Alimentos “detergentes”
Alguns alimentos possuem fibras alimentares, que funcionam como uma espécie de bucha e esfregam a superfície dos dentes, ajudando na limpeza durante a mastigação. Algumas das frutas e legumes que mencionamos anteriormente fazem parte dessa lista de alimentos “detergente”: a maçã, a melancia, o pepino e a cenoura estão entre eles.
Ao comê-los, suas fibras ajudam na prevenção do mau hálito, cáries e até gengivites. Mas para finalizar o cuidado, não pode esquecer da escovação.
Os vilões
Todo mundo sabe que os açúcares são um perigo para os dentes, não é. Pois bem: nem só de açúcar vive a cárie! Alimentos salgados, ricos em carboidratos, também prejudicam a saúde bucal e favorecem o para o aparecimento de cáries. Milho, feijão, grãos e cereais em geral, legumes que possuem muito amido: fique atento a eles!
Pode comer de tudo, mas com moderação e consciência na higiene bucal sempre. Afinal, você não quer estragar um sorriso lindo feito o seu, não é mesmo? E a prevenção é o seu melhor aliado na hora de cuidar da saúde bucal. Portanto, consulte sempre o seu dentista!
E se você tiver alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário, entre em nossa página do Facebook e escreva pra gente. Vamos adorar conversar com você!