(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

COMO TRATAR A SENSIBILIDADE DOS DENTES

Tomar um picolé, um sorvete ou uma bebida gelada pode acarretar em um sintoma que é muito comum: a sensibilidade dos dentes. Agora nessa época do verão, que a vontade por algo refrescante é rotineira, nem se fala. E você sabe ao certo por que os dentes ficam sensíveis e o que é preciso fazer para cuidar nestes casos? Nas próximas linhas a gente explica, chega mais!

 

Causas de um dente sensível

Primeiro é importante saber que esta não é a mesma sensibilidade quando se faz um clareamento dentário (tratamento estético que branqueia os dentes), ok? A hipersensibilidade dental pode ocorrer devido a fatores como cárie dentária ou doenças gengivais, situações em que são tratadas e os incômodos somem ao longo do tratamento.

Já a maioria dos casos de dentes sensíveis é porque a parte mais macia e interna do dente, a dentina, fica exposta a estímulos externos (algo muito frio ou muito quente) que ativam os nervos do centro do dente, gerando uma dor aguda breve. Alimentos e bebidas altamente ácidos, uso de escovas duras ou escovação muito forte, retração da gengiva que deixa a raiz do dente mais exposta, bulimia ou refluxo gastroesofágico são fatores que predispõem a exposição da dentina.

 

Os tratamentos existentes

Ao sentir que os dentes estão mais sensíveis, é importante procurar um dentista para ele avaliar a causa real (como dissemos, excluir a possibilidade de cárie ou doença gengival). Dependendo do quadro clínico, o profissional vai orientar procedimentos na rotina do paciente para resolver o problema: usar uma escova de cerdas macias, uma pasta de dente própria para a sensibilidade dos dentes e não escovar com muita força (isso aumenta a abrasão do esmalte do dente).

Nos casos em que o dentista identificou a necessidade de realizar algum procedimento a ser realizado na clínica, além das orientações de mudança na higiene bucal do paciente, poderão ser feitos laser terapêutico ou aplicações (de agente fixador, de espuma ou gel de flúor, de verniz de flúor). São tratamentos que variam de pessoa para pessoa e que precisam ser mantidos com a limpeza bucal feita corretamente (para não perder os resultados).

 

Prevenção que vale a pena

Fazer as visitas regulares ao dentista é uma medida que ajuda a prevenir a hipersensibilidade nos dentes (é claro, antes do problema ocorrer o profissional vai identificar a tendência ao desequilíbrio e vai orientar o que fazer para evitar). Nossos pacientes que seguem o PAP, Programa de Acompanhamento Preventivo, estão sempre de olho na saúde e bucal e têm menos chance de terem dentes sensíveis.

Outra atitude é maneirar na ingestão de alimentos e bebidas ácidas que contribuem para a erosão do esmalte e desgaste do dente, como frutas ácidas, refrigerantes, café, chá preto, vinho, ketchup ou molho de salada. Ter uma higiene bucal correta, com a escova, pasta de dente e fio dental certos e fazendo os movimentos ideais (sem colocar força demais na escova na hora da limpeza), é outra medida que previne a sensibilidade.

Esperamos que este texto tenha te deixado mais informado sobre o assunto e que você consiga ter um sorriso livre da hipersensibilidade. Não tente diagnosticar o problema das dores agudas nos dentes sozinho, só o dentista pode ver se é algo sério ou não. Na dúvida, marque um horário com a equipe da Mr. Clean, você vai adorar conhecer a gente!
Palavras-chave: sensibilidade, dentes sensíveis, tratamento hipersensibilidade, bebida gelada, dor aguda, esmalte do dente.

Você também pode gostar de:


5 problemas bucais mais comuns na terceira idade

5 problemas bucais mais comuns na terceira idade

Após vários anos ingerindo alimentos e bebidas, mastigando e cuidando da higiene bucal, é normal que a terceira idade seja a fase em que os dentes estão mais desgastados e frágeis, sensíveis mesmo. Para que você e sua família fiquem por dentro dos problemas bucais mais comuns desse período da vida, escrevemos este texto. Vale a pena compartilhar o assunto, todo cuidado com nossos avós, parentes e amigos que...
FÉRIAS SÓ DA ESCOLA, DA SAÚDE BUCAL NÃO, OK?

FÉRIAS SÓ DA ESCOLA, DA SAÚDE BUCAL NÃO, OK?

Ahhhh o verão! Com ele vêm as férias escolares, oportunidade boa para curtir a estação e passear bastante com a família e os amigos. As crianças e os adolescentes adoram, se divertem e saem da rotina da escola. Só que alguns saem da rotina dos hábitos de cuidados com a saúde bucal, o que é super errado. Aliás, esta época é recheada de delícias e guloseimas que pedem ainda...
COMO UMA GRÁVIDA DEVE CUIDAR DA DOR DE DENTE

COMO UMA GRÁVIDA DEVE CUIDAR DA DOR DE DENTE

Quando uma mulher descobre que está grávida, geralmente ela é orientada quanto ao que pode ou não pode comer, quais remédios pode tomar e por aí se vão os cuidados. E quando ela, de repente, sente uma dorzinha chata (ou forte) no dente ou gengiva? Como proceder? O texto de hoje foi escrito para orientar você, mamãe em gestação ou aquelas mulheres que um dia vão engravidar. Pode vir...
Tudo o que você precisa saber para usar Aparelho Invisível

Tudo o que você precisa saber para usar Aparelho Invisível

Um aparelho ortodôntico que quase ninguém vê e mesmo assim corrige o alinhamento dos seus dentes. Este é o aparelho invisível, também chamado de “Alinhadores Invisíveis”, tratamento que tem conquistado o coração e o sorriso de celebridades, adultos e adolescentes. Para você ficar inteirado sobre o assunto, separamos as principais informações, veja só. Ele é único, mesmo sendo invisível As pessoas não irão notar que você está com o...
Dentes saudáveis pra vida toda

Dentes saudáveis pra vida toda

Você tem visitado o dentista regularmente? Tem caprichado na escovação e fio dental? Estamos tão automatizados e ocupados que às vezes nos esquecemos da saúde bucal e, de repente surge uma cárie! Para evitar que isso aconteça, faça parte do PAP e tenha benefícios como confirmação de visita, orientações e informações de como cuidar da saúde bucal; Limpeza com jato de bicarbonato; Fluoretação; Técnicas de escovação; etc. Conheça nosso...
5 ATITUDES PARA PERDER O MEDO DE IR AO DENTISTA

5 ATITUDES PARA PERDER O MEDO DE IR AO DENTISTA

Estudos comprovam, as pessoas que têm medo de ir ao dentista infelizmente possuem uma saúde bucal ruim. Isto porque o que era um simples desconforto acaba se tornando uma cárie, uma inflamação grave e o desequilíbrio só aumenta. Sendo medo ou fobia, não importa o grau do receio, a visita ao dentista é muito importante para a saúde da boca e do restante do corpo. Vamos aprender algumas medidas...