Partindo do princípio de que tudo que nutre o nosso corpo é absorvido por via oral, é de grande importância observarmos atentamente os sinais ou alertas disparados pelas condições de nossa boca.
Para te avisar que o corpo não está bem, alguns sinais são emitidos. Com a saúde da boca funciona da mesma forma: mau hálito, mobilidade dentária, gengivite… tudo isso é um alerta para você. E para ficar de olhos atentos a tudo isso, separamos alguns pontos sobre a importância da prevenção. Acompanhe a seguir!
Os sinais mais comuns
O mau hálito e as aftas constantes podem ser alertas para problemas estomacais, e inclusive, sinais de estresse. Os sangramentos e inflamações gengivais constantes podem retratar outros problemas mais graves, como o início de desgaste ósseo, que é um grande inimigo de um sorriso bonito, levando à perda dos dentes.
A gengivite é um processo indolor, o que retarda sua identificação. Só se nota o problema quando já está em estado avançado. A melhor defesa é o cuidado diário com uma excelente escovação, uso constante do fio dental, consultas periódicas ao dentista para avaliação preventiva e a realização de uma boa limpeza e retirada dos tártaros.
Bons hábitos geram bons resultados
Os problemas bucais podem ser reduzidos — ou até evitados — começando com boa higienização após as refeições. Essa prática de ouro evita o acúmulo de resíduos e a formação de bactérias. As bactérias que causam a gengivite podem entrar na corrente sanguínea e gerar ou agravar outros quadros de saúde, como problemas cardíacos, diabetes, problemas respiratórios, entre outros.
Você não precisa passar por nenhum desses problemas para finalmente tomar as medidas cabíveis quando o assunto é cuidado. A atenção diária com a saúde bucal é a melhor forma de evitar com que os pacientes vivam esses problemas.
Alimentação: um grande aliado
Além dos procedimentos de higiene bucal mencionados anteriormente, a alimentação também pode ser um grande amigo da saúde de sua boca. Existem alguns alimentos que contribuem para a limpeza dos dentes, quer sejam agindo como uma bucha e esfregando a superfície dental, ou aqueles que estimulam a produção de saliva.
Neste texto você descobre quais são os melhores alimentos para comer e ajudar no combate à cárie. Esses mesmos alimentos também podem te ajudar na saúde bucal completa.
Prevenção regular é sempre o melhor remédio
Não seja pego de surpresa com algum probleminha na boca. Cuide-se sempre, mantenha sua higiene bucal em dia e faça visitas frequentes ao seu dentista. Até porque, um diagnóstico inicial pode fazer completa diferença no tratamento e resultado de alguma coisa que porventura venha a aparecer.
E para ficar por dentro das nossas atualizações e novos conteúdos, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. A Mr. Clean está sempre inovando quando o assunto é te deixar informado.