Outro dia falamos aqui de um problema bucal que algumas pessoas enfrentam e que é capaz de gerar desconfortos e dificuldades de convívio social: o mau hálito. Hoje iremos dar continuidade ao assunto, mas tratando sobre um produto que é um grande aliado no tratamento da halitose – o dióxido de cloro.
Em que consiste o produto
O dióxido de cloro é encontrado em enxaguantes bucais e atua como um antibacteriano de grande eficácia para prevenir e combater as infecções bucais, além de eliminar aqueles odores terríveis que a halitose provoca. Sendo assim, ele começou a ser prescrito para certos tratamentos periodontais (gengiva e ossos da boca) devido sua ação biológica, que inclusive não causa danos à boca. Esclarecemos, também, que o dióxido de cloro não tem relação alguma com o cloro (que muitas pessoas confundem), mesmo que o elemento cloro seja o elemento ativo.
Por que o uso do dióxido de cloro?
A justificativa para o uso de enxaguantes bucais que possuem em sua fórmula este composto ativo está no fato do dióxido de cloro remover a placa bacteriana da língua e ainda oxigenála, fazendo com que as bactérias que causam o mau hálito desapareçam. E, o melhor, tudo isto sem alterar a flora bacteriana normal.
O dióxido de cloro possui então uma ação biológica sem ser antibiótico, ele não provoca resistência bacteriana e não altera a microbiota natural da boca. É como se este composto realizasse um dos grandes desafios enfrentados em tratamentos médicos: o de induzir reações químicas sem gerar consequências desagradáveis para o paciente, sem gerar a famosa ação causa e efeito que certos medicamentos criam (às vezes melhoram no aspecto de incômodo apontado pelo paciente, porém pioram em outro aspecto).
Outras características do produto
Como já falamos, o dióxido de cloro é altamente indicado para pacientes que sofrem com o mau hálito, atuando na saburra lingual (aquela placa bacteriana esbranquiçada que se forma no fundo da língua). Por não alterar o sistema da microbiota bucal, ele não causa danos caso seja engolido acidentalmente na hora do bochecho (o que não significa que isso deva ser frequente, ok?). Como é um composto sem álcool na formulação, ele pode ser utilizado por todas as idades, até mesmo por crianças (desde que sempre sob indicação de um dentista).
Outras vantagens que o produto possui é que ele não provoca manchas nos dentes e os pacientes diabéticos podem utilizar sem medo, afinal não há presença de açúcar na fórmula
(sabemos que as pessoas com diabete tendem a apresentar mau hálito, infelizmente). E para finalizar, como todo produto indicado para tratamentos periodontais, a ação efetiva do dióxido de cloro só é possível quando aliada a uma higienização completa da boca, combinado? Portanto caso seu dentista indique o uso deste produto, escovar bem os dentes e usar o fio dental sempre serão fundamentais para a saúde da sua boca.
