A perda de um dente é uma surpresa desagradável e, ao longo da vida, muitas pessoas podem se deparar com um problema sério que pode levar a perda dentária ou, até mesmo, uma queda repentina que pode provocar a perda de um dente em um curto espaço de tempo.
Implante dentário em Belo Horizonte
Você sabia que existem alguns fatores que podem influenciar e facilitar que esse tipo de situação aconteça?
Existem algumas doenças que podem atingir a área óssea e desencadear na perda total dos dentes. O que muitos não sabem é que a maioria dessas doenças podem ser tratadas e, com isso, evitar que esse tipo de coisa aconteça.
A importância da dentição
Sabemos da importância que os dentes têm no nosso dia a dia, pois além de serem responsáveis pela mastigação, eles também são responsáveis pela formação do sorriso, o que influencia diretamente na autoestima.
Para evitarmos que essa situação desagradável aconteça, é importante conhecermos mais sobre os principais motivos que podem provocar a perda dentária.
Para isso, continue acompanhando esse artigo para maiores informações.
Motivos que levam à queda dos dentes
De acordo com muitos especialistas, a perda de um dente é um dos principais motivos pelo qual os pacientes procuram um cirurgião-dentista. Isso porque muitas pessoas não dão conta da gravidade que alguns problemas bucais costumam provocar e, quando percebem, já é tarde demais.
Para que isso não aconteça com você, confira abaixo quais são os problemas que podem surgir na boca e que, portanto, merecem atenção para que não acabem se agravando e provocando a perda dos dentes.
Cárie
Por se tratar de uma doença bastante comum, muitas pessoas não imaginam as consequências que esse problema pode causar. Quando a cárie não é tratada, ela pode atingir a raiz dos dentes e enfraquecê-los, provocando a quebra e, consequentemente, a perda.
Bruxismo
Trata-se do famoso “ranger dos dentes”. Esse hábito provoca grande impacto e desgaste entre os dentes. Quanto ocorre com certa frequência, pode acabar enfraquecendo e desgastando os dentes, ocasionando na perda dentária devido à fratura.
Doença Periodontal
Alguns problemas de nível inflamatório ou infeccioso podem atingir o periodonto, que é aquela parte que dá suporte aos dentes (a gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento).
Em alguns casos, a doença pode até mesmo causar a perda da inserção do ligamento periodontal, destruindo tecidos ósseos da região.
Tudo isso pode ser causado pela destruição do biofilme bacteriano, acumulo de placa, tártaro e outros problemas originados da má higienização em geral.
Má higienização
Os cuidados bucais como uma boa escovação, o uso de enxaguante e fio dental são de extrema importância para manter a saúde bucal. A formação de tártaro na região do dente próxima à gengiva, pode gerar inflamação e levar à queda do dente.
Mas quando a higienização é realizada de forma incorreta, pode acabar provocando diversos problemas bucais e desencadear na perda dentária.
Traumas físicos
Situações de riscos, como uma queda, por exemplo, podem causar grandes impactos inesperados e, com isso, ocasionar na perda dos dentes.
Essas são as principais doenças que podem surgir na boca e provocar a perda dos dentes. Para evitar que isso aconteça, existem alguns cuidados preventivos.
Continue acompanhando esse artigo para saber mais.
Como evitar a perda dentária?
A prevenção mais eficaz é cuidar corretamente da higiene bucal. Adotar uma higienização completa e regular é a melhor forma de evitar que as doenças atinjam a sua boa e provoquem a perda dentária.
Como falamos anteriormente, uma boa escovação realizada após as refeições, com o uso do enxaguante e fio dental, pode evitar muita dor de cabeça e, inclusive, a perda dos seus dentes.
Portanto, é imprescindível que a higienização bucal seja uma prioridade para o seu dia a dia!
Além disso, consultar um dentista é uma forma preventiva de evitar que os dentes sofram com doenças. Muitas pessoas procuram por um dentista apenas quando notam um problema ou quando sentem dor, o que é muito errado.
Portanto, além da higienização, as consultas preventivas são indispensáveis. Dessa forma, fica mais fácil identificar um problema bucal a tempo.
É fundamental que as consultas sejam realizadas de forma periódica, respeitando as orientações do seu dentista. A frequência a um dentista evita que as doenças bucais prejudiquem a sua boca.
Para manter a regularidade nas consultas, muitas pessoas acabam contratando um plano dentista, o que costuma ser mais econômico do que pagar pelas consultas e tratamentos particulares. Afinal, muitos procedimentos podem exigir um alto investimento, ainda mais nos casos de implante dentário.
Nesse caso em específico, a dica é pesquisar e analisar se as opções de planos odontológicos disponíveis no mercado cobrem um tratamento de implante dentário.
Para garantir que a sua saúde bucal esteja em dia, o que acha de agendar agora uma consulta e colocar a sua saúde bucal na lista de prioridades?
Conteúdo produzido por Letícia Monaly l Growth Hacker da empresa Ideal Odonto