AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

Durante muito tempo a definição de “saúde” era tida apenas como a ausência de adoecimentos físicos. Com o passar do tempo e da modernização das pesquisas científicas, bem como a imensidão dos adoecimentos que surgiam sem uma causa aparente, fez-se urgente uma nova conceituação e entendimento do estado de saúde.

O que realmente precisamos para ter, manter ou restabelecer nossa tão preciosa saúde?

Acredito que devamos partir do princípio: uma infância feliz e bem cuidada, bem nutrida. Mas, nutrida muito além de belas frutas, belos cafés da manhã, refeições com pratos bem coloridos e atraentes, regularidade nos horários, e, não estamos falando em quantidade. Precisamos de pouca quantidade para alimentar substancialmente nosso corpo. É mais importante a variedade abundante do que a quantidade pra suprir nossas carências – vitamínicas, proteicas e minerais.

Implante dentário em Belo Horizonte

Nossas carências são muitas. Quais carências podem afetar nossa saúde? Mais que os antioxidantes da maça ou potássio da banana, precisamos da ternura do olhar; mais que mel, precisamos do doce que vem do abraço…

Meio romanceadas estas palavras! Mas, pra falar de saúde, precisamos da leveza da alma, da arte do sorriso…

Ah… O SORRISO!

Vou contar um acontecido. Quando recebi a leiturista da Cemig, com olhar cansado, expressão sisuda, perguntei sorridente:

– Tem presente pra mim?

Ela, meio desconfiada. disse:

– Nem todo mundo quer este presente.

Disse que ela me trazia um bom presente, sinal que a minha vida tinha luz, luz no lar, luz no amar, luz no viver e que aquele presente era mais uma forma de luz, sinal que minha casa tinha vida e vida abundante! Ela, me achando meio louca, mas, se sentindo acolhida, deu um belo sorriso… e saiu pelo meu portão, com um ar mais descontraído, a gritar: Cemiiiig, Cemiiig…

Desarmada, saiu pela rua a gritar. Pareceu-me com mais disposição do que quando chegou. Então, podemos ter certeza de como um SORRISO pode mudar o rumo de alguém. Não a conheço, não sei de suas dores, mas sei que o meu sorriso alegre e entusiasmado despertou nela um pouco mais de brilho. Que benção poder sorrir, não é verdade?

Imediatamente pensei nos grupos de ajuda a doentes hospitalizados. Lembrei-me de uma visita que fiz a um amigo recém-operado de uma obstrução no cérebro. Cheguei meio ressabiada, mas, com a amizade e intimidade que tínhamos, logo me esparramei:

– Naaaaão! Cadê aquela cara matreira, cheia de dentes?

Implante dentário em Belo Horizonte

E foi uma sonora gargalhada pelo recinto. Logo alguns companheiros de quarto se manifestaram falando da tristeza daquele lugar. Algumas pessoas há muitos dias, ali sozinhas, aguardando um exame ou cirurgia.

Meu intuito naquele lugar era de levar a oração e conforto pra um amigo, mas o sorriso brincalhão contagiou outros que tinham condições de se expressar e também pediram que rezássemos por eles. E, assim, passamos uma semana visitando aquele quarto de hospital. E a cada dia que retornávamos já erámos recebidas com um sorriso esperançoso de dias melhores. Percebi, ali, como o meu sorriso fez bem – não só a eles, mas, principalmente a mim… Me senti um milésimo do amor de Jesus naquele momento, com uma alegria indescritível.

Fiz algumas pesquisas e descobri alguns estudos na USP e no site dos Doutores da Alegria que falam de como um SORRISO bonito, bem cuidado, pode restabelecer doentes e também resgatar a saúde das pessoas, tirá-las da solidão, do recuo familiar, do isolamento social. Relato de pessoas que atendiam o público, mas sentiam-se constrangidas com o aspecto sujo e maltratado de suas bocas – preocupadas e conversando com a mão na boca pra não exalarem seu mau hálito e não exporem a sua condição oral. Inclui a mim mesma nessa história, pois, com os dentes da frente separados e todos tortos, eu também conversava entre os dentes, tinha vergonha de falar em público, de fazer uma oração na minha casa de devoção.

Aí, resolvi escrever sobre os cuidados fantásticos que a odontologia tem desenvolvido pra melhorar a qualidade de vida e bem estar das pessoas, de quanta gente como eu ganhou um ânimo diferente usando aparelho, realinhando os dentes, melhorando minha mastigação e, consequentemente, minha digestão e nutrição. E uma das maravilhas que temos à disposição, hoje, é o implante dentário, que insere na formação óssea um pino com um dente sintético, que, além de melhorar nosso visual, melhora – e muito – nossa saúde.

Mais que estado físico e estético da beleza do nosso rosto e sorriso, a nossa autoestima, amor próprio e confiança são o principal termômetro de nossa saúde. Com a alma leve, tudo a nossa volta se torna mais fácil de enfrentar.

Por isso, não espere a depressão, a tristeza e a vergonha chegarem, para você se cuidar. A visita ao DENTISTA a cada 06 (seis) meses deve ser um propósito, assim como o check-up no ginecologista, urologista ou clínico.

E quanto antes você começar os cuidados de seus filhos, sobrinhos e netos, mais tranquila será a prevenção de problemas de saúde dos mais variados tipos.

#SORRIRFAZBEM

×