PAP – Programa de Acompanhamento Preventivo

O que é o PAP

Você sabia que a cárie é uma doença transmissível, contagiosa e infecciosa? Ou seja, quando você beija seu filho, sopra sua comida ou até mesmo se alimenta pelo mesmo talher, você pode transmitir e/ou receber as bactérias dessa doença?

Mas acalme-se: essa situação pode ser controlada. E foi exatamente por isso que a equipe Mr. Clean criou o exclusivo e inovador Programa de Acompanhamento Preventivo (PAP). O PAP tem o objetivo de prevenir e cuidar de todos os integrantes do núcleo familiar. E quando dizemos todos, são todos mesmo: gestante, lactante, criança da primeira infância, papai, mamãe, vovó, vovô, babá e demais cuidadores.

Com o acompanhamento do PAP, as chances da família inteira manter uma saúde bucal com muito mais qualidade por toda a vida é muito maior. Atuando de maneira simplificada na conscientização e educação dos pacientes, os resultados são extremamente satisfatórios. A única coisa que precisamos dos pacientes para que tudo dê certo é o comprometimento. Esse sim fará completa diferença em nosso acompanhamento.

O PAP consiste em visitas pré-agendadas das quais o paciente receberá orientações e informações sobre como cuidar da sua própria saúde bucal, daqueles inseridos no seio familiar, além de aprender como identificar alguns problemas bucais mais convencionais. Tudo isso focando sempre na prevenção!

PAP Gestantes

A gestação é uma época especial, porém extremamente delicada, ocasionando também alterações odontológicas. Durante esse período, as gestantes fazem parte dos pacientes de risco temporário, já que as alterações fisiológicas, psíquicas, físicas e hormonais podem resultar em condições adversas na saúde bucal.

Durante o PAP, o dentista responsável deve orientar a futura mamãe e prepará-la para enfrentar estas mudanças com naturalidade, sabendo que isso é normal durante essa fase tão especial da vida de uma mulher.

Após o nascimento do bebê, o acompanhamento deve ser feito com todo o núcleo familiar. Nossos profissionais transmitem todas as informações necessárias para que a saúde bucal da mãe, do pai, do bebê e dos demais membros do núcleo familiar estejam em dia e colaborem para o bem-estar comum.

Dicas importantes:

• A doença cárie é bastante comum na gestação. Mas vale lembrar que ela não é causada pela gestação, mas sim pelas alterações alimentares, como o maior consumo de açúcares e a negligência dos hábitos de cuidado com a saúde bucal.
  • O exame radiográfico odontológico de rotina deve ser evitado caso não esteja relacionado a sua queixa principal. Porém, se realmente houver necessidade, não se preocupe: a quantidade de radiação que a gestante será exposta não será responsável por ocasionar má formação congênita.
  • Algumas gestantes apresentam ânsia de vômito frequente e assim provocam o aparecimento da chamada erosão dental, principalmente nas superfícies internas dos dentes de cima e da frente (os incisivos). Caso o vômito aconteça, é indicado a realização de bochecho com água para evitar danos abrasivo ao esmalte (primeira camada do dente) e a escovação dos dentes deve ser realizada após 30 minutos.
  • A doença periodontal que acomete osso e gengiva deve ser tratada precocemente, pois estudos científicos estão relacionando esse tipo de infecção ao risco de parto prematuro e baixo peso dos bebês. Sabe-se que a doença periodontal não é ocasionada pela gestação, mas a pré-existente pode ser acentuada pelos níveis hormonais alterados durante o período.
  • Algumas gestantes podem desenvolver o granuloma gravídico que, geralmente, aparece no tecido gengival e ocorre devido ao aumento dos vasos sanguíneos associados à irritação local, como trauma e o tártaro. O tratamento consiste na remoção cirúrgica e acompanhamento durante o restante da gestação até o nascimento do bebê.

PAP Infância

A odontologia para crianças se baseia na prevenção. A Mr.Clean possui um sistema inovador de acompanhamento da saúde bucal onde seus filhos visitam a clínica em datas pré-determinadas para o controle de placas, aplicação de flúor, cuidados com a saúde dos dentinhos de leite, além de aprender a escovar os dentes da maneira correta. Tudo isso para incentivar a higienização perfeita dos dentes, língua e boca em geral.

Você sabia que um futuro saudável depende dos cuidados tomados na primeira infância? No PAP infantil, abordamos também assuntos como: alimentação adequada, higienização bucal, cuidados adequados em caso de traumatismo, prevenção às maloclusões, época ideal para a aplicação de flúor.

Os dentes de leite fazem parte do processo para a dentição permanente. Perdê-los antes do período certo pode trazer consequências sérias para os dentes que virão. Uma criança que nunca teve cáries nos dentes de leite pode ter a segunda dentição pelo resto de sua vida. É muito mais fácil prevenir e os resultados são sempre excelentes.

PAP Adulto

Manter os dentes, gengivas e boca saudáveis por toda a idade adulta é resultado de cuidados frequentes, boa higienização, alimentação correta e o hábito de fazer de seu dentista um grande amigo do qual você não consegue viver separado.

É claro que escolher um bom profissional, como os da Mr. Clean, faz toda a diferença no processo. Os lembretes, as consultas e os procedimentos virão com muito mais carinho, zelo e atenção. Mas o contrário também pode acontecer com maus profissionais, deixando a relação de cuidado fragilizada, resultando numa saúde bucal de pouca qualidade.

Estes são alguns dos tópicos abordados pelo PAP Adulto: alimentação ideal, higienização bucal, ronco, clareamento dental, ATM (Articulação Temporo Mandibular), prevenção ao câncer bucal.

PAP Terceira idade

Mulheres e homens que passam dos sessenta não são velhos. Ou pelo menos não são os mesmos velhos que viveram no século passado. Perante a lei, eles são idosos. Para nós, eles são adultos, saudáveis e aptos a levarem a vida que escolherem.

Você sabia que sua saúde geral está intimamente ligada à sua saúde bucal? E isso se comprova com pesquisas que indicam que a Geração Y chegará a sua terceira idade com todos os dentes. E isso tende a ser cada vez mais natural. Os cuidados, as inovações nos tratamentos odontológicos, o tratamento da água… tudo isso capacita uma geração inteira a cuidar melhor da sua boca. Mas se perder, a tecnologia de ponta já está no aguardo para ajudar!

Os implantes dentários, as pontes sobre implantes, todas as técnicas capazes de fazer uma “terceira dentição” garantem uma qualidade de vida impecável para quem rejeita os dogmas sociais da velhice (terceira idade, se preferir). Os cuidados com a saúde bucal nessa fase da vida faz dessas pessoas jovens sorridentes, homens e mulheres felizes e aptos a viverem esta etapa da vida com muito mais saúde e plenitude.

Pequenos cuidados diários aprendidos no PAP são capazes de sanar problemas e diminuir incômodos bucais sofridos nessa fase da vida. Escovação correta, cuidados com o implante, acondicionamento apropriado das próteses, dicas sobre como evitar a boca seca, conversa profissional sobre os efeitos de alguns medicamentos… todas essas coisas e mais o acompanhamento preventivo da Mr. Clean irá te ajudar.