As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores.
Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado.
Relatamos aqui alguns alertas que vão contribuir sobre maneira na preservação da saúde bucal e integral dos menores. Aqui seguem algumas dicas interessantes:
– No sétimo mês de gestação são formados o paladar e a gustação do bebê, se a mãe gostar de guloseimas com certeza o bebê também vai gostar.
– As radiografias deverão ser evitadas nos primeiros meses.
– O bico poderá ser usado como acalento nos primeiros meses, mas nunca como tapa boca.
– Se precisar usar o bico para adormecer, o ideal é que retire assim que o bebê dormir.
– A sucção do dedo deve ser evitada. E neste caso vale a brincadeira: é bem mais fácil tirar um bico do que cortar um dedo.
– O leite materno é único e o mais rico alimento nos primeiros seis meses de vida do bebê.
– Recomenda-se o uso de mamadeiras com o bico anatômico, ortodôntico.
– Se for adotado o uso do bico, este também deve seguir a mesma linha anatômica da mamadeira.
– O início da dentição pode causar irritação, dor, agitação durante o sono, coceiras pelo corpo, salivação aumentada, diarreia e febre baixa.
– A cárie é uma doença transmissível, que pode e deve ser evitada e controlada. E alguns cuidados devem ser tomados para não contaminar o bebê:
Não conversar muito perto dele
Não beijá-lo na boca
Não chupar o seu dedinho
Não limpar o bico que caiu no chão com a sua boca
Não provar a comida do bebê na colher com que ele vai comer
Não soprar o alimento para esfriar
Não provar o suco ou o leite do copo do bebê
Até mais ou menos 2 anos e meio, espera-se que esteja com a primeira dentição completa: 20 pequenos dentinhos de coloração leitosa, por isso recebe o nome de “dente de leite”.
Privar uma criança de comer doces não é o caminho mais sensato, o ideal é que se permita a ingestão das guloseimas próxima aos horários de higienização bucal. Limpar a boca, gengiva, bochecha, língua, palato (céu da boca) com gaze ou fralda úmida embebida em água filtrada.
Quando primeiro dentinho aparecer é hora de visitar odontopediatra. Comece a escovar os dentes do bebê após cada alimentação e antes de dormir, use uma escova com cabeça pequena e de cerdas macias e arredondadas de preferência com pasta de dente sem Flúor e fio dental. Troque-as quando as cerdas começarem a virar para o lado.
O Flúor ingerido em excesso, por ingestão de pasta de dente ou de suplementação poderá causar manchas e defeitos no dente do bebê, causando a chamada fluorose.
Conscientizar que a doença cárie é transmissível e que a postura educadora e preventiva dos avós cuidadores é o melhor caminho, vai assegurar um crescimento saudável e sem stress desta criança.
Para um acompanhamento seguro, eficiente e amoroso consulte o PAP da Mr. Clean.