AGENDE SEU HORÁRIO
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802 - Centro. BH / MG

Gente, sabe aquele discurso que nós, dentistas, falamos sobre o quanto a saúde geral do corpo está interligada à saúde bucal? Então, um exemplo indiscutível é a conexão da saúde do organismo de uma gestante com a saúde da boca dela. Uma mulher em período de gestação tem seu corpo mais sensível e tal sensibilidade pode refletir na cavidade bucal. Confira a seguir mais informações sobre o assunto.

 

Cuidar de duas vidas ao mesmo tempo

Saúde geral e bucal da mãe, além da saúde do filho. O tamanho da responsabilidade que uma mulher em fase de gestação carrega é grande, afinal o corpo precisa dar conta de tudo: dela e do bebê. Como a cavidade bucal é uma parte do corpo que entram muitos microorganismos e assim doenças (desde o ar até a água e objetos usados no cotidiano), é por meio de uma higiene bucal correta, acompanhamento no dentista e alimentação saudável que a gravidez tende a ser tranquila.

 

Motivo: organismo de grávida é algo em mudança constante

Para gerar outra vida, o corpo de uma mulher passa por incontáveis transformações (claro, gerar outro ser humano não é algo simples). Os hormônios variam muito, o que acarreta em alterações na boca. Uma grávida pode ter excesso de produção de saliva, propensão à gengivite, os famosos enjoos que só complicam na hora de higienizar a cavidade bucal. A saúde bucal fica debilitada, podendo ocorrer cáries e doenças periodontais, infelizmente. A notícia boa é que tudo isso é possível de ser controlado.

 

Como as futuras mamães devem agir

As mulheres gestantes precisam escovar corretamente os dentes após as refeições, usar fio dental e pasta com flúor. Os doces, por mais que tentadores e desejosos, devem ser consumidos com pouca frequência, já as visitas ao dentista é recomendável que sejam constantes. Existe até o pré-natal odontológico, acompanhamento que as grávidas fazem para manter a saúde bucal em dia por meio de limpezas (que evitarão a tão susceptível gengivite), assim como a saúde do bebê (a integridade dos dentinhos dele, equilíbrio e harmonia da face que ele terá).

Procedimentos básicos como restaurações são liberadas e feitas nas visitas periódicas ao dentista, quando identificada a necessidade. Somente em casos urgentes e após avaliação criteriosa do dentista em conjunto com o obstetra da gestante, que são feitos tratamentos de canal, radiografias ou pequenas cirurgias, mas o comum é adiar para preservar a saúde da mãe e do bebê.

Quando o bebê nascer, a rotina de higiene bucal da mãe continua e precisa ser feita também com o recém-nascido – passar uma gaze umedecida com água filtrada é ideal para tirar o resto de leite materno da boca dele. E há outros cuidados que precisam ser tomados ao longo do crescimento da criança.

Então se você é uma mamãe gestante ou conhece alguma que você tenha bastante afinidade (esposa, parente, irmã, mãe, tia, prima, amiga), pode perguntar se ela está cuidando da saúde bucal dela. Aqui na Mr. Clean temos até o PAP (Programa de Acompanhamento Preventivo) para cuidar dessas duas vidas, mamãe e bebê. Porque o milagre da vida é feito também todos os dias, nos hábitos saudáveis, no comportamento que nos permite sorrir pra vida com saúde e alegria!

×