(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores.

Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado.

Relatamos aqui alguns alertas que vão contribuir sobre maneira na preservação da saúde bucal e integral dos menores. Aqui seguem algumas dicas interessantes:

– No sétimo mês de gestação são formados o paladar e a gustação do bebê, se a mãe gostar de guloseimas com certeza o bebê também vai gostar.

– As radiografias deverão ser evitadas nos primeiros meses.
– O bico poderá ser usado como acalento nos primeiros meses, mas nunca como tapa boca.
– Se precisar usar o bico para adormecer, o ideal é que retire assim que o bebê dormir.
– A sucção do dedo deve ser evitada. E neste caso vale a brincadeira: é bem mais fácil tirar um bico do que cortar um dedo.
– O leite materno é único e o mais rico alimento nos primeiros seis meses de vida do bebê.
– Recomenda-se o uso de mamadeiras com o bico anatômico, ortodôntico.
– Se for adotado o uso do bico, este também deve seguir a mesma linha anatômica da mamadeira.
– O início da dentição pode causar irritação, dor, agitação durante o sono, coceiras pelo corpo, salivação aumentada, diarreia e febre baixa.
– A cárie é uma doença transmissível, que pode e deve ser evitada e controlada. E alguns cuidados devem ser tomados para não contaminar o bebê:
Não conversar muito perto dele
Não beijá-lo na boca
Não chupar o seu dedinho
Não limpar o bico que caiu no chão com a sua boca
Não provar a comida do bebê na colher com que ele vai comer
Não soprar o alimento para esfriar
Não provar o suco ou o leite do copo do bebê

Até mais ou menos 2 anos e meio, espera-se que esteja com a primeira dentição completa: 20 pequenos dentinhos de coloração leitosa, por isso recebe o nome de “dente de leite”.

Privar uma criança de comer doces não é o caminho mais sensato, o ideal é que se permita a ingestão das guloseimas próxima aos horários de higienização bucal. Limpar a boca, gengiva, bochecha, língua, palato (céu da boca) com gaze ou fralda úmida embebida em água filtrada.

Quando primeiro dentinho aparecer é hora de visitar odontopediatra. Comece a escovar os dentes do bebê após cada alimentação e antes de dormir, use uma escova com cabeça pequena e de cerdas macias e arredondadas de preferência com pasta de dente sem Flúor e fio dental. Troque-as quando as cerdas começarem a virar para o lado.

O Flúor ingerido em excesso, por ingestão de pasta de dente ou de suplementação poderá causar manchas e defeitos no dente do bebê, causando a chamada fluorose.

Conscientizar que a doença cárie é transmissível e que a postura educadora e preventiva dos avós cuidadores é o melhor caminho, vai assegurar um crescimento saudável e sem stress desta criança.

Para um acompanhamento seguro, eficiente e amoroso consulte o PAP da Mr. Clean.

Você também pode gostar de:


FÉRIAS SÓ DA ESCOLA, DA SAÚDE BUCAL NÃO, OK?

FÉRIAS SÓ DA ESCOLA, DA SAÚDE BUCAL NÃO, OK?

Ahhhh o verão! Com ele vêm as férias escolares, oportunidade boa para curtir a estação e passear bastante com a família e os amigos. As crianças e os adolescentes adoram, se divertem e saem da rotina da escola. Só que alguns saem da rotina dos hábitos de cuidados com a saúde bucal, o que é super errado. Aliás, esta época é recheada de delícias e guloseimas que pedem ainda...
Olhe para o seu sorriso

Olhe para o seu sorriso

Diante do hábito que temos de nos ver no espelho todos os dias, alguns mais e outros menos, diversos questionamentos surgem em nossa cabeça. Implante dentário em Belo Horizonte O momento da vida se mistura com os sentimentos, com nossa personalidade e com o cuidado dado à saúde, e tudo isto acaba afetando no sorriso que soltamos. O texto de hoje é sobre a relação do ato de expressar...
5 CUIDADOS QUE FAZEM O CLAREAMENTO DENTAL DURAR

5 CUIDADOS QUE FAZEM O CLAREAMENTO DENTAL DURAR

Sorriso branco é bom e todo mundo gosta, mas exige cuidados. Mesmo quem já fez clareamento dental precisa ajustar a rotina, afinal quanto mais zelo a pessoa tiver com os dentes, maior será a duração do tratamento. Então acompanhe a seguir os 5 passos que são primordiais para seu sorriso ser sempre bonito e branquinho. 1- Saiba escolher a alimentação ideal Evite alimentos de cor escura, como beterraba, açaí,...
TEMPERATURAS BAIXAS, SORRISO SAUDÁVEL EM ALTA

TEMPERATURAS BAIXAS, SORRISO SAUDÁVEL EM ALTA

O frio costuma trazer não só as temperaturas mais baixas, ele traz também a possibilidade de desconfortos bucais. Para que certos sintomas não atrapalhem quem gosta de curtir o friozinho da estação (que este ano veio com uma intensidade maior), é bom ficar de olho nos cuidados citados a seguir. Ranger de dentes por causa de dor ou incômodo não dá, só em caso de bater uma brisa fria,...
CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

CÁRIE, AQUELA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO

ENTENDA E APRENDA AGORA COMO SE PREVENIR DESSA DOENÇA Um dos alertas que todos nós ouvimos falar desde a infância é sobre a terrível cárie. Os pais ensinam aos filhos que escovar os dentes é importante para ‘não dar cárie’, e que comer muitos doces também favorece a doença. Pois bem, para que você e sua família saibam um pouco mais sobre essa vilã da saúde bucal, confira a...
Tudo o que você precisa saber para usar Aparelho Invisível

Tudo o que você precisa saber para usar Aparelho Invisível

Um aparelho ortodôntico que quase ninguém vê e mesmo assim corrige o alinhamento dos seus dentes. Este é o aparelho invisível, também chamado de “Alinhadores Invisíveis”, tratamento que tem conquistado o coração e o sorriso de celebridades, adultos e adolescentes. Para você ficar inteirado sobre o assunto, separamos as principais informações, veja só. Ele é único, mesmo sendo invisível As pessoas não irão notar que você está com o...