(31) 3224-7378 / (31) 98623-9711 (whatsapp) - contato@odontologiaesaudebh.com.br
Rua dos Tupis, 38 - Conj. 802
Centro - Belo Horizonte MG

Avós cuidadores. Amor preventivo

Avós cuidadores. Amor preventivo

As exigências cada vez maiores na luta pela sobrevivência, e a premente necessidade de buscar o mínimo de qualidade de vida para suas famílias, os pais muitas vezes se vêm obrigados a recorrer à ajuda abençoada dos avós. E estes fazem em sua grande maioria o papel de educadores.

Frequentemente os problemas odontológicos na primeira infância, são oriundos de falta de informação e maus hábitos praticados no passado.

Relatamos aqui alguns alertas que vão contribuir sobre maneira na preservação da saúde bucal e integral dos menores. Aqui seguem algumas dicas interessantes:

– No sétimo mês de gestação são formados o paladar e a gustação do bebê, se a mãe gostar de guloseimas com certeza o bebê também vai gostar.

– As radiografias deverão ser evitadas nos primeiros meses.
– O bico poderá ser usado como acalento nos primeiros meses, mas nunca como tapa boca.
– Se precisar usar o bico para adormecer, o ideal é que retire assim que o bebê dormir.
– A sucção do dedo deve ser evitada. E neste caso vale a brincadeira: é bem mais fácil tirar um bico do que cortar um dedo.
– O leite materno é único e o mais rico alimento nos primeiros seis meses de vida do bebê.
– Recomenda-se o uso de mamadeiras com o bico anatômico, ortodôntico.
– Se for adotado o uso do bico, este também deve seguir a mesma linha anatômica da mamadeira.
– O início da dentição pode causar irritação, dor, agitação durante o sono, coceiras pelo corpo, salivação aumentada, diarreia e febre baixa.
– A cárie é uma doença transmissível, que pode e deve ser evitada e controlada. E alguns cuidados devem ser tomados para não contaminar o bebê:
Não conversar muito perto dele
Não beijá-lo na boca
Não chupar o seu dedinho
Não limpar o bico que caiu no chão com a sua boca
Não provar a comida do bebê na colher com que ele vai comer
Não soprar o alimento para esfriar
Não provar o suco ou o leite do copo do bebê

Até mais ou menos 2 anos e meio, espera-se que esteja com a primeira dentição completa: 20 pequenos dentinhos de coloração leitosa, por isso recebe o nome de “dente de leite”.

Privar uma criança de comer doces não é o caminho mais sensato, o ideal é que se permita a ingestão das guloseimas próxima aos horários de higienização bucal. Limpar a boca, gengiva, bochecha, língua, palato (céu da boca) com gaze ou fralda úmida embebida em água filtrada.

Quando primeiro dentinho aparecer é hora de visitar odontopediatra. Comece a escovar os dentes do bebê após cada alimentação e antes de dormir, use uma escova com cabeça pequena e de cerdas macias e arredondadas de preferência com pasta de dente sem Flúor e fio dental. Troque-as quando as cerdas começarem a virar para o lado.

O Flúor ingerido em excesso, por ingestão de pasta de dente ou de suplementação poderá causar manchas e defeitos no dente do bebê, causando a chamada fluorose.

Conscientizar que a doença cárie é transmissível e que a postura educadora e preventiva dos avós cuidadores é o melhor caminho, vai assegurar um crescimento saudável e sem stress desta criança.

Para um acompanhamento seguro, eficiente e amoroso consulte o PAP da Mr. Clean.

Você também pode gostar de:


Protegido: Tudo o que você precisa saber sobre o nascimento dos dentes de leite

Protegido: Tudo o que você precisa saber sobre o nascimento dos dentes de leite

Os dentes provisórios, também chamados de dentes decíduos ou dentes de leite (pela sua cor mais branca), sempre serão um mistério para os pais, especialmente para os “marinheiros de primeira viagem”. É importante observar a ordem com que eles nascem e se estão se desenvolvendo da forma correta. Leia, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o nascimento desses dentes. Confira! Fase de mudanças A erupção dos...
SÓ O APARELHO QUE CORRIGE O ESPAÇO ENTRE OS DENTES?

SÓ O APARELHO QUE CORRIGE O ESPAÇO ENTRE OS DENTES?

O espaço que incomoda no sorriso por causa de dentes separados geralmente é corrigido por técnicas tradicionais, como aparelho ortodôntico ou cirurgias. Como um dos objetivos da Odontologia é sempre garantir a saúde do sorriso por meio de procedimentos avançados, hoje vamos falar das lentes de contato para resolver a questão deste espaçamento entre os dentes. A comodidade das lentes de contato Aquele método indolor para melhorar a vida...
Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

Alimentos que auxiliam na saúde bucal das crianças

O incentivo aos cuidados com a saúde dos dentes deve ser implementado desde cedo na vida das crianças, porém durante o período de troca dos dentes é ainda mais necessário reforçar sua importância. Esta fase é crítica, pois é necessário incentivar bons hábitos para garantir uma boa saúde bucal que perdure até a vida adulta. A alimentação é primordial para a saúde das crianças, e para a saúde dos...
O GOSTO RUIM QUE PODE TER UM BEIJO

O GOSTO RUIM QUE PODE TER UM BEIJO

Os dias de folia estão se aproximando e a contagem regressiva para o descanso e diversão já começou, a gente sabe. O que nem todo mundo sabe é que a famosa azaração, clima de paquera e “ficadas” (como dizem os jovens), o “beijar muito”, é um comportamento que pode ter algumas consequências inesperadas para a saúde bucal e até corporal. Sem querer privar ninguém da folia, mas sem também...
SEM MEDO DE SORRIR E SER FELIZ

SEM MEDO DE SORRIR E SER FELIZ

Parodiando nosso ilustre Vinícius de Moraes, o texto de hoje começa com a seguinte reflexão: “nos perdoem as pessoas sérias, mas um sorriso no rosto é fundamental”. Carregar um sorriso no rosto faz toda a diferença no convívio social, seja em casa, na rua ou no trabalho, não é mesmo? Em qualquer idade, crianças, adolescentes e adultos são sempre bem vistos quando têm em sua fisionomia um belo sorriso,...
Halitose: o que é e como combater esse problema

Halitose: o que é e como combater esse problema

Você já sabe que nós da Mr. Clean buscamos tornar a sua vida cada vez mais tranquila e  saudável. Por isso, o papo desta semana abordará um tema que a maioria das pessoas acha extremamente constrangedor: o mau hálito. Quase todo mundo, em algum momento da vida, pode exalar esse odor desagradável da boca. O problema é quando este mau cheiro é constante e possui causas comprometedoras para a...